Artigo de Opinião Fata de respeito pelos jogadores

  • Iniciador do tópico DeletedUser525
  • Data de início

DeletedUser525

Ex-Membro
Ex-Membro
Resolvi fazer este tópico não só devido ao meu descontentamento nos últimos meses mas também baseado na opinião dos jogadores com que tenho falado nas últimas semanas e nas conversas que têm surgido na nossa irmandade e que demonstra um total desrespeito pela opinião dos jogadores e pelo dispensado pelos mesmos.
O descontentamento penso ser geral e basicamente baseiam-se em 5 pontos:
1:A alteração do sistema de batalha:
Embora todos concordem que o sistema de batalha tinha de ser alterado a maneira como foi feito é inaceitável, se anteriormente o nível de dificuldade era alto e muitos jogadores já só faziam lutas ocasionalmente, neste momento deixaram de o fazer.
Unidades novas que tanto tempo se esperou, aparentemente ou são inúteis ou vão tornar as antigas inúteis, e na última atualização, acabaram com as feiticeiras.
2:Alteração das expansões Premium sem aviso prévio:
Não é admissíveis o terem aumentado para mais de o dobro e nalguns casos a diminuição das mesmas. O que vai acontecer a quem já as comprou? No mínimo tinham informado anteriormente que iam ser alteradas.
3:Torneios:
Tal como a Aspirina disse e bem noutro tópico o equilíbrio de um jogo gratuito está entre quem têm tempo para despender e quem têm menos tempo irá compensar com diamantes mantendo o jogo ativo.
O que o responsável do jogo disse “os torneios são opcionais” não é uma realidade. Existe um rank e o torneio tem peso nesse mesmo rank. Se um jogador tiver um mês sem participar num torneio vai perder entre 500 a 1000 pontos por semana e cair no rank consideravelmente.
Neste momento a única maneira de se fazer lutas a partir da dificuldade 2 são lutas manuais, acham mesmo que quem trabalha e que compra diamantes vai ter tempo para dispensar horas e horas para fazer o torneio? Não vai, vai largar o jogo.
E um jogador que comece a jogar agora? NUNCA vai ter hipótese de chegar algum dia ao top 200, não querem novos jogadores?
Concordo que quem se dá ao trabalho de fazer as lutas manuais e tenha de ser compensado, mas nunca em pontos na classificação, sim em diamantes, (por ex: o 1º receber 100 diamantes e o 100º 1 diamante, não desequilibrava o jogo e sempre podiam acumular diamantes para gastar no jogo.
4º Edifícios Premium
Sendo o que mantem o Elvenar ativo são importantes, o que é reclamado é o desequilíbrio que dá ao jogo entre quem os comprar e quem não têm possibilidade de os comprar, mesmo trocando pelo tempo que está disposto a dispensar.
5º Alterações constantes
Alterações sem os jogadores estarem previamente informados para alem de mecânicas que estão constantemente a ser alteradas sem os jogadores terem tempo de se adaptarem, e que uma expansão depois são eliminadas.

Tudo isto tem demonstrado um total desrespeito pelos jogadores e mostra que o rumo que a innogames têm para o jogo está totalmente desfasado da realidade e completamente errado.
 

DeletedUser137

Ex-Membro
Ex-Membro
:Alteração das expansões Premium sem aviso prévio:
Não é admissíveis o terem aumentado para mais de o dobro e nalguns casos a diminuição das mesmas. O que vai acontecer a quem já as comprou? No mínimo tinham informado anteriormente que iam ser alteradas.

Atualização 1.17

O número máximo de expansões premium que podem ser adquiridas desceu para 23, por forma a tornar o espaço na cidade ocupado por estas expansões mais justo. Aumentámos também o custo destas expansões para melhor reflectirem o seu valor.

Não concordo com esta mudança, mas ela foi anunciada um dia antes de ser implementada.

E concordo com o que dizes sobre as mudanças nas tropas e nas batalhas, tanto nos torneios como nas províncias, há batalhas impossíveis.
 

DeletedUser272

Ex-Membro
Ex-Membro
Concordo com o que foi dito por vocês. As batalhas estão impossíveis. para quê o campo de treinos e o campo de mercenários?, porque não se treinas as tropas todas no quartel. Só ocupam espaço e conquistar províncias agora está cada vez mais dificil....
 

DeletedUser525

Ex-Membro
Ex-Membro
Redwolfie: Um dia antes...
Mas será que os produtores do Elvenar tomam estas decisões assim de uma animo tão leve?
Será que os jogadores devem ver o Elvenar como um trabalho e vir ao jogo e ao forum todos os dias?

Sonatas: para quê o campo de treinos e o campo de mercenários?
Embora faça a mesma pergunta, pelo menos é igual para todos, o problema está nas batalhas impossiveis.

Obrigado pelas vossas palavras.
 

DeletedUser809

Ex-Membro
Ex-Membro
boas
de acordo com a generalidade do exposto, pese embora algumas passagens sejam de difícil leitura lolll.
o problema com este tipo de situações já vem de longe e só tem a ver com a prepotência das pessoas.
quando é que aprendem que o jogo não é para eles mas para nós ! ?
custaria alguma coisa trazer estas questões a debate e só depois implementar aquilo que fossem soluções consensuais ?
pois clara que nada custava.
mas a prepotência ...
já agora vale a pena pensar nisto.
bom jogo.
deus
 

DeletedUser383

Ex-Membro
Ex-Membro
Gostava de saber... para que serve um fórum???
Se não se concorda com a opinião, interdita-se ou expulsa-se o emissor??? (Poissss... se a noticia não for boa... mata-se o mensageiro!!!)
Existiram decisões no jogo que realmente prejudicaram jogadores, dificultaram o decorrer do jogo e, inclusivamente, retiraram a vontade de jogar e, pior, colocadas em cima da hora, para alguns... sem prévio aviso. Porque, não aceitam as queixas e opiniões, explicando as erradas e aceitando as que estão certas??? Emitir opinião, não é censurável!!! Censurável é, não aceitarmos a opinião dos outros e julgar que só nós... é que estamos sempre certos!!!

Subscrevo tudo o que é referido pelo Duxbellorum!!! E eu fui um dos a quem, directamente, foi referido "que os torneios eram opcionais e não alteravam o desempenho no jogo"!!! (está escrito!!!)
 

DeletedUser525

Ex-Membro
Ex-Membro
Por norma quando é compreendido que um jogo têm uma mecânica que deve ser alterada, é feito suavemente e ao contrario do elvenar dando tempo aos jogadores de se adaptarem e mesmo que posteriormente fique mais difícil, quando é implementada a alteração fica mais fácil para a adaptação ser mais simples.

Quando é preciso dinheiro para continuar a produzir o jogo, é mais fácil pedir pequenos valores do que aumenta-los para o dobro.
A maioria dos jogadores pode considerar gastar 2-5 euros se virem beneficio. A OBRIGAREM os jogadores a gastar aos 80€ para jogarem, numa altura de descontentamento...NÃO acredito, é mais fácil parar de jogar.

Criar uma mecânica "opcional" que têm uma influencia direta no rank principal ...nunca tinha visto.
4000 pontos num mês..é equivalente a um edifico de tier 3 no máximo, com a agravante que esses 4000 pontos NUNCA vão poder ser recuperados.
Opcional? um jogador que comece a jogar, quando compreender os torneios..e que quando poder competir a sério...NUNCAvai chegar ao top 200.

Analisando outro jogos gratuitos , porque não "oferecer" diamantes? pequenas quantidades claro, que aos jogadores que não podem investir, podem ajudar a ter um edifício premium? Aos que já estão dispostos a gastar, essa pequena diferença é irrelevante.
(EX: o do torneio se der 100 diamantes ao primeiro lugar , dá 400 por mês, não é nada para quem compra 15000, mas para quem não pode, é um incentivo)

É assim tão injusto ou difícil de compreender?
Mais uma vez obrigado a todos, pelas palavras.
 

DeletedUser197

Ex-Membro
Ex-Membro
Boa tarde a todos ,

Apoio o Duxbellorum plenamente , também não acho normal as mudanças que o jogo venha
prejudicar os jogadores !!!
Sobre injustiças com os jogadores que frequentam o fórum nem comento pois
sofri desse mal , até hoje um jogador que gastava muito diamante no jogo por motivos
de falar a mesma linguagem com desrespeito as nossas opniões está expulso do
fórum até hoje , também fiquei bloqueada , mesmo assim hoje entro muito pouco no fórum
não aceito faltas de respeito e lições de morais onde expresso minha opinião sem ofender
ninguem , ao defender um amigo ...infringi regras ...bastava a sanções e não um testamentto
de criticas e até ironicas por parte de um moderador .
Em relação a BROTHERS IN ARMS , já desistiram 2 bons jogadores , e esta semana perdi
mais um que já comunicou desistencia por motivos do rumo que o jogo tomou !!!!

Luna

( Espero que respeitem o que escrevi , isso é dar opniões e ( liberdade de expressão )
 

DeletedUser525

Ex-Membro
Ex-Membro
Gostava de acrescentar apenas que o meu post inicial é sobre os produtores do jogo e não com o suporte em Portugal.
Como o próprio suporte referiu noutros posts algumas coisas foram implementas pela innogames devido a opiniões de jogadores aqui no fórum.
Considero o suporte no jogo em Portugual muito bom, e sempre mostraram respeito mesmo quando discordei de algo.
 

Deleted User - 214760

Ex-Membro
Ex-Membro
@Duxbellorum

Agradecemos antes de mais o facto de teres colocado o tópico de forma coerente e justificada, apresentando as tuas razões e argumentos de forma construtiva.
Iremos aproveitar a entrega de relatório semanal para encaminhar o teu tópico com as pontos que indicaste e com as razões substancialmente explicativas do mesmo, visto estar relacionado com a atualização 1.17 e as anteriores ( e provavelmente com as que se seguemo_O).

PS: Uma das situações que referes está a ser revista em virtude do feedback dos jogadores e da monitorização efetuada ao longo dos últimos meses, no entanto não é algo que podemos anunciar nem comentar neste momento. :)
 

DeletedUser184

Ex-Membro
Ex-Membro
Concordo completamente com tudo o que dizes, mas acima de tudo concordo a 1000% com o ponto número 3, os torneios são bem pensados, mas a quantidade de pontos que eles dão é totalmente ridículo, 1000 pontos para quem fica em 1 lugar? Ridículo mesmo.
Esta quantidade de pontos é o que faz um jogo deste perder o interesse, pois já não é um jogo de construções (onde aqui é que deviam dar pontos), mas sim um jogo de "guerra" mesmo sendo entre o pc, não deixa de ser "guerra".
Eu comecei a jogar este jogo devido as evoluções possíveis na cidade, vez a cidade a crescer, ser um jogo pacifico mesmo. jogando com suante o tempo que podia por dia. Agora não, agora esta um jogo que tenho que vir de x em x horas, para não perder uma luta, tem que ser naquele minuto exato, se não perco o meu pódio na guerra.
Vocês tem que ver o que estão a fazer, e podia alterar os pontos que o torneio esta a dar, é isto que esta a fazer com que os jogadores que eram tops deixam de jogar, está na hora de darem uma vista de olhos e alterar alguma coisa nos torneios.
@Aspirina, sei que a culpa não é tua, mas passa a mensagem e o que se passa aos responsáveis, estas a perder a cada dia que passa jogadores importantes para a evolução deste jogo, cada jogador conta, seja fraco ou forte, conta é o que importa.

Bons jogos, mas estou de acordo com o @Duxbellorum .
 

DeletedUser114

Ex-Membro
Ex-Membro
Estou de acordo com o Dux e debatemos este assunto dento da irmandade.

Efectivamente havia alterações a fazer, para poder estruturar o jogo convenientemente, não gostamos, muitas vezes saímos prejudicados, temos que alterar a estratégia e lidar com verdadeiros quebra cabeças.

Na minha opinião pessoal e as que verdadeiramente discordo são:
- torneios, concordo e subscrevo tudo o que foi dito, é um jogo de construções de cidades com um vertente de batalhas, isto na sua essência e isso deixou de acontecer quando a maior pontuação vem dos próprios torneios... quando vemos jogadores sem cidades bem estruturadas e em lugares de topo. Como a Aspirina disse quem é mais activo deve ser recompensado mas o jogo vive com todos os jogadores e apenas alguns conseguem ter esse tempo disponível. Eu não tenho nem a paciência para passar horas diárias e o meu rico sábado em batalhas manuais nem acordar às tantas da manhã e julgo que a grande maioria pensa como eu...

- expansões premium; discordo em absoluto com o aumento absurdo das mesmas e passo a exemplificar. A minha próxima expansão custava 1300 diamantes a semana passada e agora 5000! Acho que vai abrir ainda mais um fosse entre que pode gastar 100/200/300 euros mensais e quem como eu é o jogador médio que gasta 20/30 euros, uns meses mais, outros menos, aproveitando algumas promoções....
Mas mais grave a meu ver é que será terrivelmente prejudicial para quem começou o jogo recentemente, que não só nunca poderá ter o mesmo nr de expansões de província devido às lutas mais difíceis como não poderá compensar comprando algumas expansões premium mais acessíveis.

Se querem limitar o espaço nas cidades porque não podem crescer infinitamente abram menos espaço de expansão por era, abram só 5 de cada vez por exemplo, é tão simples e permitiria a quem começa ou quem não investe no jogo, eventualmente acabar por conseguir chegar ao mesmo nível dos jogadores mais avançados. :)

Peço à Inno que reconsidere e faço uma simples matemática:
1000 jogadores a gastar 20 eurs / mês são 20000 euros
6 jogadores a gastar 200 euros / mês são 1200 euros

São os jogadores que gastam um pouquinho todos os meses que ajudam a manter o jogo vivo.

O jogo tem tudo para se tornar grande, extraordinário mas para isso precisamos de muitos e muitos jogadores uns que não gastam nada, outros muito e outros que como eu gastem um pouquinho todos os meses e de 1000 podermos passar a 10.000 e a 100.000!

Muito Obrigada pela atenção e desculpem ter sido tão extensa. :)
 
Última edição por um moderador:

DeletedUser525

Ex-Membro
Ex-Membro
Estou curioso se vamos ter algum feedback do relatório que vais entregar, porque neste momento não vejo um jogador a dizer que o jogo está espetacular.
Nem vejo uma resposta decente sobre o que vão fazer.
Vejo sim pelo menos na comunidade portuguesa uma comunidade que raramente se vê num jogo. (amanhã faço um post sobre).
E merecem que os oiçam e façam alguma coisa para não destruírem o NOSSO jogo
 

Deleted User - 214760

Ex-Membro
Ex-Membro
Estou curioso se vamos ter algum feedback do relatório que vais entregar, porque neste momento não vejo um jogador a dizer que o jogo está espetacular.

Não compreendo qual a intenção deste teu comentário, nem o que pretendes dizer ou saber exatamente, mas se esperas ver algum comentário sobre o jogo estar espetacular ... bom ... isso talvez seja difícil porque raramente os jogadores despendem do seu tempo para tecer elogios... basta olhar para todos os tópicos de feedback das atualizações ao longo dos meses... :)

Nem vejo uma resposta decente sobre o que vão fazer.

A resposta que demos ao teu tópico é a resposta que nos compete dar: o tópico foi encaminhado!
Conforme foi já extensivamente explicado neste tópico, o processo relacionado com as sugestões e outras situações que impliquem mudanças complexas no jogo não é simples, e muito menos imediato.

A equipa de desenvolvimento recebeu os comentários e exposições aqui feitas sobre os 5 pontos que enumeraste. A isso foram juntos os comentários que foram efetuados neste tópico, o qual está relacionado e onde outros jogadores expuseram os pontos de vista sobre o que falas aqui.
Se algo "vai ser feito" .. A propósito do quê exatamente?

1:A alteração do sistema de batalha:
O sistema antigo não vai voltar, isso já tivemos oportunidade de dizer ao longo dos inúmeros tópicos que foram criados sobre o tema e explicar porquê!
Ajustado? sim!

Tem vindo a ser ao longo destas atualizações e será até que esteja totalmente finalizado (se é que isso existe num jogo online :D).
Os bónus têm vindo a ser alterados, mas é importante que saibam que estas alterações provém também dos jogadores. Não dos nossos, porque na comunidade PT não tivemos nenhum que nos desse um feedback substanciado sobre as unidades, seus valores, seus bónus tendo em consideração as suas batalhas e experiência.
Dizer: "esta unidade não presta ou não serve para nada" ... pouco serve para a equipa de desenvolvimento. Porquê ? Porque é que uma unidade não "presta" ? Porque é que está desequilibrada?
"Devia ter mais bónus! " - Porquê ? , Em comparação com que unidades?
"As feiticeiras não são invencíveis !" - É suposto serem ?
"A unidade X deveria ter o status X ou Y" - Porquê ?

Estas são as análises que alguns dos nossos jogadores por todo o mundo vão fazendo! Lutam de forma manual, jogam com as suas alterações e dão o seu feedback (alguns bem ao pormenor)! Como base nisso a equipa de desenvolvimento testa o que foi explanado e chegando à conclusão que os jogadores têm pontos válidos e que o seu feedback vai melhorar o equilíbrio das batalhas inicia o processo de alteração. Mas temos que ter a capacidade de compreender todo o processo que involve a alteração de um jogo!

O sistema de batalhas ainda não está completo! É infeliz que seja feito da forma como foi, sim! Já demos a nossa opinião aqui e internamente.
A maior parte das mais recentes alterações nos bónus, como disse vieram de jogadores! Jogadores que querem um sistema bom para o jogo e que olham para o jogo como um todo, tendo em consideração todas as funcionalidades que nele existem no momento! (E considerando tudo o que foi inserido com as últimas atualizações)
E quando vierem as novas unidades, muito provavelmente novas alterações serão feitas aos bónus! Porquê ? Porque em lugar de termos 7 ou 8 pessoas a fazer as batalhas com as unidades, teremos milhões! E novamente teremos jogadores que, felizmente, irão detetar que a unidade X está com bónus a mais ou bónus a menos porque as usaram nas variantes possíveis! E teremos outros que irão sugerir que a unidade X poderia ser da maneira Y, apresentando as suas razões de forma coerente. E é este processo que faz o jogo crescer e melhorar!

2:Alteração das expansões Premium sem aviso prévio:
Os Avisos das alterações no jogo são efetuadas com os anúncios das atualizações, sejam elas quais forem! Também já tivemos oportunidade de explicar esta situação no passado!
Porque é que é feito com 1 /2 dias de antecedência? Muito simples! Porque é nessa altura que temos a certeza do que vai ser implementado e em que moldes!

Sabemos já que o beta recebe as atualizações 1 semana antes de virem para os outros servidores! Mas nem sempre o que vem para o beta chega aos nossos servidores! (Foi o caso das alterações do mercado recentemente)
Logo, qual o objetivo de anunciar alterações com uma semana de antecedência para depois termos que anunciar que afinal já não vêm? Tal cria uma instabilidade muito grande!
Aliás se bem te recordas, quando no passado anunciaste no fórum a alteração da mudança da vizinhança, vários jogadores assumiram como certo que isso iria acontecer no servidor PT ... e tal não foi assim! Veio quase 1 mês depois .... Qual foi o resultado? Solicitações no suporte, perguntas no fórum : " Eu não fui movido, porquê? Não era para ser movido? Não encontro a opção para ser movido" :)
Não é uma crítica! É apenas uma constatação... há grandes riscos de comunicação quando anunciamos algo que não temos a certeza que vai ser implementado! Principalmente num meio virtual! E os jogadores não vêm ao fórum todos os dias (bem, felizmente temos alguns que sim e que fazem depois chegar às irmandades os nossos anúncios).

A política interna da InnoGames para o Elvenar sobre as atualizações é esta: as atualizações são colocadas no fórum, não são feitas In-game!
O Fórum é o local onde os jogadores devem consultar os anúncios! No futuro talvez essa política possa mudar, mas por enquanto são as indicações que temos e devemos cumprir.

Esta equipa, sempre que pode, "avisa" os jogadores de forma informal sobre algumas alterações ... nem que seja em forma de dicas como resposta aos comentários dos jogadores, mas temos que ser responsáveis na informação que prestamos e acima de tudo respeitar as "ordens" que temos.

3:Torneios:
Por enquanto não temos nada para dizer a respeito. Vão ser alterados? Possivelmente!
Ao longo dos tempos esta funcionalidade tem sido monitorizada e inúmeras questões se levantaram (quer nas comunidades, quer pelas equipas internas)! Sobre o seu sucesso enquanto funcionalidade, qual o seu impacto no equilíbrio do jogo e inúmeras análises que têm sido efetuadas.
Agora se vão ou não ser alterados e em que moldes é algo que não podemos de forma nenhuma anunciar ou garantir!
No entanto, tal como explicado no tópico que acima referi, não são alterações que sejam feitas de ânimo leve ou de forma rápida e imediata!

4º Edifícios Premium
Existem e sempre irão existir! Também já o referimos!
A InnoGames não tem o sistema de "Pay for Play", por isso as mensalidades ou anuidades ou sistemas desses não serão implementados!
Os nossos jogos têm edifícios premium!
Se um jogador acha que o edifício X está desequilibrado então que o explique de forma a que a equipa possa perceber porquê! A equipa de desenvolvimento já fez alterações no passado nos valores dos edifícios!
Mas estes não vão deixar de existir ! E não faz sentido ter edifícios premium que não dêem vantagens a quem os adquire!

5º Alterações constantes
Os jogadores são previamente informados (explicado no ponto 2).
A mecânica do jogo não foi alterada! Ou então não compreendemos com o que queres dizer por mecânica.:)
No entanto várias alterações têm sido introduzidas sim, e demasiadas ao mesmo tempo, na nossa opinião! As tecnologias que são colocadas nos capítulos anteriores e que perturbam o normal decorrer do jogo, os novos edifícios que implicam remodelações para quem está avançado...
Mas infelizmente foram necessárias para implementar a remodelação dos sistema de batalhas! No entanto esta remodelação foi avisada com
mais de 1 mês de antecedência e fomos ao longo desse tempo, e ainda o estamos a fazer, ajudando os jogadores nessa transição!
Como referi, esta equipa e de resto todas as outras deram o seu feedback negativo sobre a forma como as alterações foram efetuadas, cabe a quem de direito ter isso em atenção para o futuro.

Vejo sim pelo menos na comunidade portuguesa uma comunidade que raramente se vê num jogo. (amanhã faço um post sobre).
E merecem que os oiçam e façam alguma coisa para não destruírem o NOSSO jogo

Não entendemos o que pretendes dizer. Mas reitera-se: os feedbacks são enviados, analisados e quando há lugar a alterações as mesmas são efetuadas dentro do tempo necessário para as efetuar.

Por fim, para uma resposta clara sobre :

Estou curioso se vamos ter algum feedback do relatório que vais entregar.

Não será difícil de compreender que com milhares de feedbacks ( somos 22 países ) - e alguns contraditórios - as equipas de desenvolvimento, design de jogo e afins necessitem do seu tempo para analisar as situações. Da nossa parte, como há mais de um ano acontece, quando temos informações da equipa de desenvolvimento a respeito de algo que foi pedido ou falado na nossa comunidade transmitimos no fórum! :)
 

DeletedUser525

Ex-Membro
Ex-Membro
Em nenhum dos comentários havia segunda intenção ;)

seja difícil porque raramente os jogadores despendem do seu tempo para tecer elogios
A única razão porque neste momento não vêm comentários positivos de jogadores devia ser um motivo de preocupação.
O facto de haver jogadores a abandonarem o jogo e outros a entraram no jogo cada vez menos também devia.
Não são os que metem posts os mais preocupantes, mas sim os que simplesmente largam o jogo sem meter nada no forum.

A resposta que demos ao teu tópico é a resposta que nos compete dar: o tópico foi encaminhado!
" Nem vejo uma resposta decente.
E foi bem respondido. referia-me a todos os posts existente que mostram descontentamento .
Não entendemos o que pretendes dizer.
Simplesmente o Elvenar em Portugal têm uma comunidade muito boa , vou tentar ainda hoje fazer um post a tentar explicar o porque de dizer isto.
Que o jogo é NOSSO (dos jogadores), se têm duvidas, não deviam. O jogo é produzido pela INNOGAMES mas são os jogadores que o mantem activo.
No dia que a INNOGAMES não ganhar dinheiro com o jogo..ele acaba. E a nossa comunidade mesmo a reclamar têm tentado ajudar para que isso não aconteça.

Em relação ao pontos que refiro, Obrigado pela resposta, prometo dar o meu feedback ;)
Gostava que tivesses em consideração que este post que fiz não é apenas sobre o que acho que está mal, mas foi baseado na minha opinião após ter ouvido opiniões de outros jogadores.
 

Deleted User - 214760

Ex-Membro
Ex-Membro
Ao longo deste ano e meio de jogo raros são os comentários positivos! Faz parte da condição humana, acho eu :) Quando as atualizações trazem algo que não gostam, os jogadores usam os fóruns a correr ... quando as atualizações trazem algo positivo, por vezes até algo que as comunidades pediram ... os tópicos de feedback quase ficam às moscas :D
( Com as raras exceções, que também as temos, e a quem somos muito gratos)

Um exemplo fulcral disso foi o seguinte:

Tivemos inúmeros jogadores que se queixaram das maravilhas... que não valiam a pena, que não serviam para nada .. e acima de tudo que não davam pontos para o ranking!
A equipa PT foi a equipa que mais lutou para isso acontecer entre e-mails, pedidos, análises de jogo enviadas internamente, meses da nossa insistência e explanação detalhada ... quando finalmente chegou ao nosso servidor, quantos desses inúmeros jogadores fizeram um comentário positivo?

https://pt.forum.elvenar.com/index.php?threads/maravilhas-ancestrais-e-pontuação-para-a-classificação.1394/
https://pt.forum.elvenar.com/index.php?threads/atualização-1-9.1429/

É só um exemplo de muitos :)

Se nos deixa tristes? Claro que sim! Mas isso em nada afeta a nossa procura pelo melhor para o jogo e não nos impede de estar sempre disponíveis para ouvir o que os jogadores têm a dizer!

referia-me a todos os posts existente que mostram descontentamento .
Desculpa-me mas talvez por ser sexta-feira.. o_O continuo a não entender o que queres dizer
Que posts é que não têm resposta? E de quem? Nossa enquanto equipa PT ? Ou da equipa de desenvolvimento ?

Simplesmente o Elvenar em Portugal têm uma comunidade muito boa , vou tentar ainda hoje fazer um post a tentar explicar o porque de dizer isto.
Que o jogo é NOSSO (dos jogadores), se têm duvidas, não deviam. O jogo é produzido pela INNOGAMES mas são os jogadores que o mantem activo.
No dia que a INNOGAMES não ganhar dinheiro com o jogo..ele acaba. E a nossa comunidade mesmo a reclamar têm tentado ajudar para que isso não aconteça.

Em tempos tivemos oportunidade de várias vezes que referir que tínhamos (enquanto equipa PT e eu muito pessoalmente enquanto responsável pelo jogo em PT) muito orgulho na nossa comunidade!

Os nossos membros em várias ocasiões foram elogiados internamente por mim e reconhecidos pela equipa de desenvolvimento como excelentes contribuintes para a melhoria do jogo!

Porquê?
Porque quando faziam as suas críticas e demonstravam o seu descontentamento o faziam de forma organizada, substanciada e de maneira a que ficassem claros os prós e contras de certas funcionalidades ou elementos, tendo em consideração o jogo na sua totalidade! A sua experiência como jogadores claro, era um elemento da sua análise, mas também a globalidade do jogo e havia um "olhar mais além". Uma preocupação genuína com o jogo. ( Exemplo dos Pontos para as Maravilhas )

Alguns exemplos podem ser encontrados:

https://pt.forum.elvenar.com/index.php?threads/atualização-1-2.1063/page-2#post-22212
https://pt.forum.elvenar.com/index.php?threads/pontos-de-conhecimento-batalhas.404/

A equipa tinha por hábito criar vários tópicos de debate ( alguns bem polémicos) para que os jogadores pudessem dar os seu feedback (negativo e positivo), às vezes até antes das funcionalidades saírem no nosso servidor! E se alguns deles até subiram de tom na sua maioria os jogadores expunham os seus pontos de vista com argumentos de forma a que conseguíamos explicar às equipas de desenvolvimento o seu ponto de vista!

https://pt.forum.elvenar.com/index.php?threads/missões.551/
https://pt.forum.elvenar.com/index.php?threads/maravilhas-ancestrais.488/
https://pt.forum.elvenar.com/index.php?threads/alterações-no-jogo.792/

Com o passar do tempo os feedbacks (não todos claro e felizmente!) começaram a ser :
"Não gosto porque estraga o meu jogo" ! "Não quero isto " "Só querem é dinheiro" "Isto não presta " ou então tópicos criados com ironias, sarcasmos e ataques gratuitos às equipas internas e externas ... mas sem alternativas, sem substância sem os porquês justificados de descontentamento!

Sim, continuamos como uma excelente comunidade! Sim, continuamos a ter tópicos criados com substância e argumentos que podemos usar junto das equipas de desenvolvimento! Sim, continuamos a ter muito orgulho na nossa comunidade! Graças a muitos dos nossos membros e estamos muito agradecidos por isso!

No entanto nem todos os tópicos têm conteúdo! São pura manifestação do : "não gosto" ou "não quero" O que é suposto eu, como responsável pelo jogo PT fazer com isso? O que respondo quando me perguntam : " A comunidade está insatisfeita com x ou y, mas porquê? " " O que propõem para essa situação em particular?" "Quais os argumentos que apresentam?"

Para poder defender as reclamações que são efetuadas na comunidade tenho que ter bases para isso! E como o faço se o fizerem de forma generalista com "não gostos" vagos ou demonstração de descontentamento irónico e agressivo de onde pouca argumentação se consegue retirar? :( Ou pior, quando reclamam sem pensar no que é bom para o jogo e não apenas para o seu jogo pessoal? Se não nos apresentam argumentos válidos, como podemos tentar que a equipa interna compreenda o vosso ponto de vista?
Nessas circunstâncias, cabe-me ouvir, ler ... encaminhar dentro do possível um descontentamento geral, mas não tenho bases de argumento!

E temos também que nos lembrar que (também já referi isso algures) nem tudo o que sai das comunidades é aceite pela equipa de desenvolvimento! Porque os planos para o futuro muitas vezes dependem do que está a ser feito e que à primeira vista parece mal!

Gostava que tivesses em consideração que este post que fiz não é apenas sobre o que acho que está mal, mas foi baseado na minha opinião após ter ouvido opiniões de outros jogadores.

Eu tenho isso em consideração! :)E por vezes 1 único tópico bem desenvolvido ou uma única publicação é o suficiente para retirar todos os argumentos que precisamos para expor pontos de vista comuns à comunidade! Não é caso único termos tido argumentos que nos fizeram ver pontos de vista diferentes e que resultaram em mudanças no jogo! Não é caso único termos membros cujas sugestões foram efetuadas, na sequência de desagrados, que resultaram em implementações de melhoria!

Felizmente temos na comunidade vários membros que intervêm dessa forma! Alguns que andam cá todos os dias, outros que só cá vêm de vez em quando ... mas que as suas participações são sempre "no ponto"! E repito, somos muito gratos por isso, pois só assim o jogo avança e melhora.
 

DeletedUser525

Ex-Membro
Ex-Membro
Tivemos inúmeros jogadores que se queixaram das maravilhas... que não valiam a pena, que não serviam para nada .. e acima de tudo que não davam pontos para o ranking!
E tinham razão e fizeram um excelente trabalho em transmitir essa informação. È por ter uma noção do vosso trabalho, que apenas comento neste forum e no beta limito-me a ouvir opiniões.
quantos desses inúmeros jogadores fizeram um comentário positivo?
Poucos, tenho a certeza, mas lembro-me do desagrado que a pontuação trouxe e muitos jogadores fizeram questão de o demonstrar. (com razão)
Ou pior, quando reclamam sem pensar no que é bom para o jogo e não apenas para o seu jogo pessoal?
Sempre tive e vou ter o cuidado de não fazer, tal como chamo a atenção que este jogo não é da INNOGAMES, também não é MEU, é de todos os jogadores.
No entanto nem todos os tópicos têm conteúdo! São pura manifestação do : "não gosto" ou "não quero..."
Aqui até poderei admitir um "mea culpa", embora tenha algumas vezes tenha tentado, nem sempre apresentei uma opinião concreta sobre o que achava a melhor solução. (irei tentar corrigir), alguns jogadores já me alertaram para isso, que consigo dar um melhor contributo.
 
Topo