Confesso que quando vi há uns meses (quase um ano!) os ovos de fénix disponíveis na academia de magia fiquei toda contente: tinha optado pela fénix do fogo, mas a escolha na altura tinha sido difícil e cheia de incertezas e tinha muita vontade de ter mais uma fénix.
Foi com muito gosto que percebi depois que era dada a possibilidade de transformar os artefactos da fénix nova em artefactos da fénix do ano anterior, seguindo um critério que achei muito equilibrado: 2 artefactos novos por 1 velho e 3 velhos por um novo (e uma porrada de cataclismos que são caros de produzir e não me calham em sorte no pináculo com muita facilidade).
Da minha perspectiva, conceder aos novos jogadores a chance de terem um ou mais edifícios evolutivos de eventos passados, especialmente os mais valiosos em termos estratégicos (fénix e ursos), mas com este nível de dificuldade na obtenção dos artefactos é muito equilibrado e ajuda a manter o interesse no jogo. Mal posso esperar pelo próximo Outono! Adorava poder ter só mais um ursinho (please!!!
), apesar de intuir que não haverá mais ursos no futuro do jogo, porque não encontro os edifícios disponíveis para fabrico na academia de magia.
Por outro lado, colocando-me na perspectiva dos jogadores mais recentes, consigo perceber a frustração de não terem acesso às fénix (fogo, dourada, tempestuosa) ou aos ursos (pardo, panda e polar), porque estes edifícios evolutivos são realmente excepcionais e quando usado o efeito alimentação são extraordinários (sendo certo que estes edifícios só se tornam realmente interessantes a partir do 5.º artefacto de evolução).
Contudo, também não posso deixar de ressalvar que estive quase um ano nos ogres (e bem me custou
), porque à data ainda não havia instantes de portal e tive de fazer contas e ter paciência, como todos os outros que antes de mim tinham passado por aquela raça. Agora este problema nem se coloca, um jogador recente consegue ultrapassar a maior parte das raças de uma penada, usando instantes de portal que nem sequer são raros, são conseguidos com facilidade no pináculo e há edifícios temporários produtores de instantes de portal bastante acessíveis.
Concluindo, e tendo sempre em consideração que o jogo se encontra suspenso num equilíbrio delicado, acho que um edifício especial produtor de fragmentos de artefactos, que possibilite a todos os jogadores fabricarem fragmentos de artefactos de edifícios evolutivos passados, com elevado grau de dificuldade na obtenção desses fragmentos (proporcional ao nível de desenvolvimento de cada jogador) e elevada dificuldade na conjugação em receitas mágicas, não vai alterar muito a estrutura do jogo e traduzir-se numa maior igualdade de armas entre todos os jogadores.
Mas tenho a certeza que esta ideia, entre outras, já está a ser avaliada pela equipa.