Tópico de Debate Reformulação dos Torneios

DivineLight

Mercador das Palavras
Pela minha parte prefiro avançar nas provincias até porque a diferença de pcs ganhos e reliquias é muito grande, e tem a grande vantagem que nomeáste de os pudermos utilizar como quisermos, quer seja em pesquisas ou nas maravilhas, enquanto os das arcas apenas podem ser utilizados nas maravilhas.
As reliquias são essênciais para os feitiços e evolução das maravilhas.
Muitas perguntas que deveriam ter sido feitas e respondidas pelos próprios estrategas do jogo antes de lançar uma polémica destas.
E a mistura de tropas no torneio facilita a vida a um principiante?
Na minha opinião nao, principalmente se são manhosas e de dificil concepção, como foram.
--------------------------------------------------------------------------------
O que puseste neste tópico, podias perfeitamente ter posto no que está aberto, foi essa a razão de discordar de nova abertura sobre o mesmo tema. Não foi de maneira nenhuma discordar do que escreveste.
Anab, não tem qualquer problema em discordares :), quer seja do conteúdo ou forma, nem eu pretendi diminuir a intenção da nossa SPMR ao abrir um novo tópico.
Este tinha a intenção de analisar as primeiras alterações que tinham sido implementadas e os custos que tinham sido reflectidos nos resultados no torneio. Foi apenas por isso, ou seja seria a continuídade do anterior.
SPMR não pretendi diminuir a tua iniciativa amiga, aprecio demasiado as tuas intervenções sempre muito fundamentadas, obrigada:)
 
Última edição por um moderador:

SPMR

Lenda da Floresta
SPMR não pretendi diminuir a tua iniciativa amiga, aprecio demasiado as tuas intervenções sempre muito fundamentadas, obrigada:)
Por mim está tudo bem. Se os moderadores acharem que a informação fica melhor se tiver toda junta, podem editar os tópicos. ;)

Pela minha parte prefiro avançar nas provincias até porque a diferença de pcs ganhos e reliquias é muito grande,
Eu levo todas as que abro na ronda 2 até á ronda 5. Não costumo ir por ai além na ronda 2, acho que nunca passei da 40, porque os cliques me cansam.

Existem coisas que me incomodam nesta reformulação dos torneios, mas estou numa de perceber como as coisas se vão processar realmente, para depois conseguir dar a minha opinião mais fundamentada.
E a mistura de tropas no torneio facilita a vida a um principiante?
Penso que essa parte já está a ser revista.
 

palmira.m

Mercador das Palavras
As boas notícias é que aposto estas alterações não vão cá chegar tão cedo. Neste momento, é mais fácil fazer o último boss do pináculo com 3 vagas do que uma vaga, na primeira ronda, na província 30.

A dificuldade, isto é a relação entre o tamanho do batalhão inimigo e o nosso, aumentou de facto bastante e é igual para todos mas o problema é que o tamanho do batalhão aumenta exponencialmente em particular com o número de expansões e o nível das maravilhas. Por exemplo, no beta, com uma cidade modesta só com as expansões que comprei com os diamantes de poços, pináculo, génios, etc.., e vou só exemplificar com a 1ª ronda, na 1ª província o tamanho do batalhão já é praticamente de 1000; na província 31 é 29437 e o batalhão inimigo é o dobro ( sem temporários, luta perdida à partida).

Aqui, por enquanto, na 1ª província tenho um batalhão de 200 e na província 40 um batalhão de 7848 e o batalhão inimigo 6670, ou seja, inferior. Portanto o grau de dificuldade, a relação do nosso tamanho de batalhão e o do inimigo, aumenta imenso, aqui na província 40 o batalhão inimigo é menor que o meu, no beta na província 9 o tamanho do batalhão inimigo já é maior que o meu e é o dobro na 31.

Por outro lado, o número de tropas aumenta estupidamente: na província 8 no beta tenho um tamanho do batalhão igual ao que tenho aqui na província 40. Ou seja, nesta altura é mais fácil fazer 40 províncias aqui que 8 no beta, com muito menos expansões e maravilhas (e progresso nas pesquisas igual).

Em relação a negociar, na semana passada negociei algumas províncias, não muitas, só aquelas em que a combinação de tropas era particularmente má (não apanhei nenhuma fácil), não muito avançadas, não passei muito da província 40, e fiquei rapidamente sem martelos, moedas e maná (tinha uns 2m mas os custos em maná são autênticas brutalidades desde muito cedo). Gastei mais de 100k orcs. Perdi mais de 1000 batalhões de tropa. Esta semana não vou fazer mais que umas 30 províncias, não houve alterações por enquanto
 

SPMR

Lenda da Floresta
Ou seja, nesta altura é mais fácil fazer 40 províncias aqui que 8 no beta, com muito menos expansões e maravilhas (e progresso nas pesquisas igual).
Não quer dizer que o problema seja só das expansões/ maravilhas porque não conhecemos o peso de cada um dos factores no cálculo. Mas uma coisa é certa, todo o cálculo foi feito para levarmos para a batalha batalhões muito maiores, e enfrentarmos inimigos maiores logo na ronda 1.
 

DivineLight

Mercador das Palavras
As boas notícias é que aposto estas alterações não vão cá chegar tão cedo. Neste momento, é mais fácil fazer o último boss do pináculo com 3 vagas do que uma vaga, na primeira ronda, na província 30.

A dificuldade, isto é a relação entre o tamanho do batalhão inimigo e o nosso, aumentou de facto bastante e é igual para todos mas o problema é que o tamanho do batalhão aumenta exponencialmente em particular com o número de expansões e o nível das maravilhas. Por exemplo, no beta, com uma cidade modesta só com as expansões que comprei com os diamantes de poços, pináculo, génios, etc.., e vou só exemplificar com a 1ª ronda, na 1ª província o tamanho do batalhão já é praticamente de 1000; na província 31 é 29437 e o batalhão inimigo é o dobro ( sem temporários, luta perdida à partida).

Aqui, por enquanto, na 1ª província tenho um batalhão de 200 e na província 40 um batalhão de 7848 e o batalhão inimigo 6670, ou seja, inferior. Portanto o grau de dificuldade, a relação do nosso tamanho de batalhão e o do inimigo, aumenta imenso, aqui na província 40 o batalhão inimigo é menor que o meu, no beta na província 9 o tamanho do batalhão inimigo já é maior que o meu e é o dobro na 31.

Por outro lado, o número de tropas aumenta estupidamente: na província 8 no beta tenho um tamanho do batalhão igual ao que tenho aqui na província 40. Ou seja, nesta altura é mais fácil fazer 40 províncias aqui que 8 no beta, com muito menos expansões e maravilhas (e progresso nas pesquisas igual).

Em relação a negociar, na semana passada negociei algumas províncias, não muitas, só aquelas em que a combinação de tropas era particularmente má (não apanhei nenhuma fácil), não muito avançadas, não passei muito da província 40, e fiquei rapidamente sem martelos, moedas e maná (tinha uns 2m mas os custos em maná são autênticas brutalidades desde muito cedo). Gastei mais de 100k orcs. Perdi mais de 1000 batalhões de tropa. Esta semana não vou fazer mais que umas 30 províncias, não houve alterações por enquanto
Depois de ouvir o video de divulgação das alterações de novo, verifico:
Facto positivo, ser apenas um combate por provincia e jogar directamente no mapa, visualizar as provincias sem ter que as localizar no mapa caso pretendamos desbloquear antes de tempo.
Não facilita nada a dificuldade de entendimento dos torneios pelos principiantes, dada a complexa mistura de tropas apresentada nem o seu grau de dificuldade diminui para os mesmos.
As trocas de mercadorias, decrescem segundo o video, mas pela apreciação da Palmira, aumentam e muito os pedidos de outros recursos, mana, ogres, moedas e provisões que o pináculo também pede.
Não esquecer que mana já é um recurso que sofre cortes por decréscimo diário.
Ogres a 1600 em cada armeiro a nivel 37, precisa de 62.5 vezes para fazer 100k deles.
Dar mais arcas não é incentivo para as irmandades grandes, quem pode perder 1000 batalhões por semana?
Não é justo para os outros jogadores, serem penalizados pelo nr. de expansões, nem pelas bonificacões, nem pelo grau de evolução das maravilhas, se chegaram ao máximo é porque houve um investimento nelas, altamente estimulado pelos mesmos que agora querem cortar nos benefícios que elas proporcionam e vai incentivar o abandono do jogo por parte dos mais antigos que animavam os nossos torneios.
Faço votos para que pensem muito bem naquilo que estão a propor e corrijam antes que se dê uma debandada.
Na minha modesta opinião, proponho que mantenham 1 luta por provincia e se querem ajudar os principiantes igualem o nr. de batalhões possíveis no terreno aos nossos, ou seja os 5 falados no video, o resto tem que ser muito bem pensado e avaliado primeiro.
Obrigada Palmira pela informação :)
 

Ventoinha

Suporte Global
Equipa Elvenar
Bom dia!

O mais lógico parece-me começar por introduzir alguns conceitos fundamentais:

Desde sempre que o rumo do jogo - incluindo as sugestões realizadas pelas comunidades - tem sido:
  • Tornar o jogo mais justo para todos (sejam iniciantes ou veteranos);
  • Tornar todas as funcionalidades diretamente proporcionais à evolução dos jogadores;
Acima de tudo é necessária alguma coerência. Não se podem reclamar alterações em "prol e benefício" dos jogadores iniciantes para algumas funcionalidades e depois dizer que esse princípio não pode ser aplicado a outras. Não se pode pedir que algumas funcionalidades e edifícios acompanhem a evolução dos jogadores nos capítulos e depois dizer que tal não deveria acontecer para outras funcionalidades!

Vejamos então:
De onde vem a classificação que os jogadores obtêm ?

1- População e Cultura usadas;
2- Províncias Conquistadas;
3- Maravilhas Ancestrais;
4- Torneios;

A minha pergunta é um pouco ao contrário: como podemos esperar que estes fatores sejam contabilizados para subirmos no ranking e para aumentar os benefícios da cidade, mas não aceitamos ou compreendemos que eles sejam contabilizados para tudo o resto que o jogo tem à disposição, nomeadamente os torneios e o pináculo?:rolleyes:
Queremos que a evolução da cidade e pesquisas estejam equilibradas com as missões dos eventos, mas não aceitamos que essa evolução seja contabilizada para as batalhas e/ou negociações que escolhemos fazer nas restantes funcionalidades do jogo -> que nos dão mais benefícios para a cidade?

Compreendemos genuinamente as questões colocadas e as dúvidas que surgem e algumas destas alterações irão possivelmente afetar um pouco mais os jogadores que mais pontuavam nos torneios.

Mas como sempre é importante também que seja colocada o outro lado da moeda! Não podemos querer apenas usufruir dos benefícios da aproximação de oportunidades entre os diferentes níveis de jogadores, temos que lidar também com as consequências menos positivas da implementação desse princípio!

De forma genérica o que influenciava a dificuldade base dos torneios até aqui:
Tamanho dos batalhões pesquisados + batedores avançados (deveras importante) + fatores numéricos de dificuldade + distância da província + nível da província. Importante referir que para aqueles que não tinham o tamanho dos batalhões pesquisados para ter torneios mais fáceis tinham a consequência de ter províncias no mapa do mundo mais difíceis e com maiores custos o que de forma indireta acabava sempre por influenciar os torneios na mesma.

O que passa a influenciar a dificuldade base dos torneios: o progresso da cidade! E o que é que influencia o progresso da nossa cidade? Tudo! :)

As considerações que enquanto jogadores devemos ponderar são muito vastas mas vamos tentar passar pelas perguntas e depois tentar abordar algumas delas para que possam refletir um pouco mais além do que é a primeira impressão.


1) Qual o motivo que levou à Inno a considerar as expansões premium como um factor a ter em conta no cálculos que determinam a dificuldade dos torneios?
Pergunta ao contrário, porque não haveriam as expansões premium de ser um fator considerado? Não são todos os tipos de expansão passíveis de acomodar todos os edifícios que beneficiam a cidade? Todas as expansões colocadas (premium e não premium) são um fator decisivo na evolução da cidade! Não são todas elas que nos dão espaço adicional para colocarmos mais edifícios - sejam eles de produção de mercadorias, edifícios de eventos, etc? Não são todas elas que permitem a evolução mais acelerada ou mais facilitada da cidade? Todos sabemos que a resposta é afirmativa!
Então, em bom rigor, porque haveriam de ficar de fora da equação quando elas também representam o progresso do jogador?

1 - Qual o interesse em ter expansões premium, se nos querem punir por isso?
Só cada jogador poderá avaliar o interesse que as expansões premium têm para si, porém se considerarmos que a influência que elas têm na equação do cálculo da dificuldade quer dos torneios quer do pináculo é ínfima, para não dizer minúscula, se calhar muitos chegarão à conclusão que 5x5 de espaço extra compensa esse fator nos torneios/pináculo - que alguns até nem fazem! :)
Poderia ser interessante ainda considerar o seguinte: os jogadores que adquirem expansões premium gastam dinheiro real no jogo e adquirem um benefício extra por esse investimento que é o espaço. Este espaço adicional dá-lhes vantagens sobre os jogadores que lidam apenas com as expansões da cidade/mapa do mundo. Porque é que considerar o espaço total que todos os jogadores têm é punir que tem expansões premium? Cada jogador é influenciado pela dimensão real da sua cidade. Qual seria a justiça de desconsiderar as expansões premium dando aos jogadores que as têm ainda mais uma vantagem nos torneios/pináculo que os que não as conseguem adquirir jamais terão? Pensem nisso! ;)

- Associar o nível de dificuldades ao número de províncias premium que o jogador tem? Com que objectivo? Prejudicar os poucos que gastam dinheiro no jogo? Isso é, da minha óptica, dar um tiro no pé;
-
Deduzo que aqui não seja províncias premium, mas expansões premium! :D ^^Explicado acima.


4) Que maravilhas entram nos cálculos? Apenas o somatório dos níveis das maravilhas militares? Ou todos os níveis de uma forma indiscriminada?
Todas as Maravilhas serão consideradas, tal como no pináculo.

- Associar o nível de dificuldade das lutas ao nível evolutivo das maravilhas? Todas as maravilhas? Isso, novamente, é absurdo. Quando evoluimos uma maravilha fazemo-lo seguindo uma estratégia em que medimos custos e benefícios. Aumentar nesta altura do jogo os custos (para além dos pontos e recursos ainda ter as lutas dificultadas) pode ser considerado desleal para quem lutou tanto para ter as maravilhas evoluídas;
Penso não ter entendido bem! Os benefícios das Maravilhas são aqueles que os jogadores vêem nos diferentes níveis da evolução das mesmas. De que aumento de custos falas? Considerando o factor de influência das Maravilhas nos torneios? será isso?
Novamente devolvo a pergunta: Não são as maravilhas um fator determinante na evolução dos jogadores? Todas elas? As que dão benefícios militares em termos de saúde das tropas influenciam diretamente a prestação dos batalhões; As que influenciam a produção e/ou negociação de mercadorias ajudam na negociação; As que produzem moedas e provisões ajudam na negociação e na produção de tropas e mercadorias; As que dão cultura influenciam a quantidade de moedas e provisões produzidas; As que fornecem tropas poupam recursos. Todas elas participam de uma forma direta ou indireta na evolução da cidade e na sua sustentação, então qual seria o sentido de deixar alguma de fora? :)

2 - Para quê investir na evolução das maravilhas se parte do ganho desse investimento se vai perder?
A decisão de investir ou não nas Maravilhas cabe a cada jogador e cada um deverá perceber se é vantajoso para si esse investimento. Porém deixo a pergunta: que parte do ganho das Maravilhas é que se vai perder? Deixam de dar tanta saúde às tropas? Vamos recordar que as maravilhas não servem apenas os torneios... o seu efeito estende-se a todas as batalhas realizadas no jogo. Deixam de dar tantas mercadorias? Deixam de dar tanta cultura ou população? Não! Por essa razão fica difícil de entender a afirmação de que parte do ganho do investimento das maravilhas se vai "perder" com o facto delas serem um dos fatores a integrar a equação da componente evolutiva da cidade! As maravilhas continuam a fornecer exatamente os mesmos benefícios que davam quando os investimentos foram realizados. Têm sim uma pequena parcela na equação de aferição da dificuldade base dos torneios, porque como indicámos fazem parte integrante dos fatores que representam a evolução da cidade!

2) Os benefícios da evolução de uma maravilha irão superar o acréscimo de dificuldade sentido no torneio, à custa dessa evolução?
Claramente que sim! A influência no aumento da dificuldade dos torneios é idêntica à que se verifica no pináculo. Para aqueles jogadores que conseguem evoluir as maravilhas de forma muito célere é provável que notem um pouco mais esse aumento, porém para o jogador que evolui as suas maravilhas a um ritmo "normal" notará pouca a diferença de um torneio para o outro após essa evolução.

- Não consigo perceber qual é o problema em associar o nível de dificuldade das lutas nos torneios à distância da cidade.
A distância das províncias é também um fator considerado.



5) Percebe-se pelo mapa das cores que a dificuldade das provincias a partir do nivel 21, será superior ao nível de dificuldade já conhecido da ronda 6. O acréscimo de dificuldade entre 2 provincias é uma percentagem sempre fixa de provincia para provincia? Ou a partir de um certo número de provincias, essa percentagem de acréscimo irá aumentar gradualmente?
6) Será possível fazer as pesquisas de batalhões facultativas deixadas para trás ao longo dos capitulos, só recorrendo a mercadorias regulares?
1 - Os inimigos que encontraremos em cada torneio serão os que agora estão alocados a cada um, ou passarão a ser aleatórios?
2 - Uma vez que é sabido que o grau de dificuldade vai aumentar e muito, alguma ideia compensatória dos beneficios (prémios) individuais que vamos perder?
3 - O tempo, mercadorias, tropas e tudo o que implicou abrir novas provincias no mapa vai pelo cano abaixo, em vez de beneficiar?
4 - A única vantagem é ser uma única batalha por provincia, mas as perdas serão 4 x maiores?

5 - Qual o benefício de ser fiel a este jogo desde à 5 anos se os novos puderem competir de igual com aqueles que investiram milhares de horas no jogo?
A meu ver a dificuldade dos torneios deveria ser algo a ver com os capitulos ke o jogador se encontra sendo ke a evoluçao das maravilhas seriam um bonus ou nao dos jogadores. Por exemplo dois jogadores na mesma raça, amuni, teriam uma dificuldade de torneio nivel 10, por exemplo, mas akele ke tivesse as maravilhas mais evoluidas teria um bonus maior conforme as evoluçoes ja feitas. Com o novo sistema ke o aumenta delas tb aumenta a dificuldade dos torneios é kase o mesmo ke aprender os batalhoes. Realmente deixa a pensar se compensa ou nao as evoluir.
Nivelar o jogo entre os mais evoluidos e os menos evoluidos realmente é uma ideia 5 estrelas, kase o mesmo ke dizer, meus amigos procurem outro jogo ke este ja deu o ke tinha pra dar
- Os jogadores mais recentes, eu incluída (só jogo há 3 anos), aceito com naturalidade que os jogadores mais antigos sejam beneficiados pelo tempo e recursos que colocaram no jogo, que a mim não é possível igualar, a não ser recorrendo a diamantes. Este pensamento é estrutural em qualquer jogo. Nivelar jogadores por baixo é sempre uma péssima ideia;
Vamos refletir seriamente nestas 3 afirmações acima! O que afirmaram traduz-se no seguinte:

  • Não queremos que os jogadores novos possam ter uma oportunidade para competir de forma justa pelos torneios com os jogadores mais antigos! Era fundamental para eles poderem ter as mesmas oportunidades para ganhar artefactos dos ursos e da fénix, mas nos torneios já não são merecedores de ter os torneios equilibrados e de verem as suas oportunidades aumentadas!
  • Um jogador que está no capítulo 5 deve ter a mesma dificuldade dos torneios que um jogador que está no capítulo 16! Isso e que é o justo! Não importa para nada que um jogador que está no capítulo 5 nem sequer tenha acesso a Maravilhas que o permitam ter tropas "gratuitas". Não importa para nada que no capítulo 5 o jogador não consiga ter qualquer bónus de saúde de tropas provenientes das Maravilhas e que quem está no capítulo 16 tenha algumas dessas a nível 25, por ex.


Acham que um jogador que tem as maravilhas no nível 30 deve ter a mesma dificuldade que um jogador que as tem a nível 10? Acham sinceramente isso equilibrado e que tal torna o Elvenar um jogo mais justo e apetecível para a maioria dos jogadores?

Durante anos o máximo que um jogador dedicado aos torneios conseguia fazer em pontos de torneio seria entre os 3000 e 5000 pontos, sendo que os 5000 já seria considerado uma excelente prestação. Queremos nós dizer com isto que os torneios desde há uns meses para cá estavam estagnados, as cidades evoluíram muito, o eventos trouxeram excelentes edifícios e instantes que permitiram pontuar mais e melhor nos torneios. Portanto não acharam anormal a capacidade de completar inúmeras províncias semanalmente sem grandes perdas? Não acharam anormal as pontuações passarem de 3000 para 17000 numa questão de meses?

Esses 1620 pontos renderiam 40 Pcs, no entanto, 24 províncias na ronda 2 dão 1584 pontos, e 93 Pcs. Avançar nas rondas dá pontos para o Ranking mas menos Pcs. Avançar nas províncias dá Pcs.

Os pontos de conhecimento que se habituaram a ganhar através da abertura de x províncias não foram benefícios dados por nós mas sim pela evolução do jogo e da própria estagnação dos torneios.

Eu só acho que não faz sentido ter 2 temas abertos sobre o mesmo tema. Sr Moderadores dá para fazer a compilação dum para o outro. Podem compilar daquele que eu abri para este?

Uni os 2 tópicos, para que a informação esteja toda centrada num local só.
 

Labrusca

Mercador das Palavras
A mensagem é muito longa e torna-se muito difícil responder, ainda para mais quando se está a falar em abstracto, de mudanças anunciadas e não concretamente, com conhecimento de causa, mas mesmo assim vou elencar alguns tópicos que me parecem essenciais, sem prejuízo de retomar esta discussão noutro comentário.

1 - Falo por mim e por todos quando digo: ninguém deseja que os jogadores iniciantes sofram desvantagens injustificadas.

Todos nós já fomos jogadores iniciantes. Faço torneios, pelo menos, de há 2 anos a esta parte e pude constatar como o grau de dificuldade dos torneios era proporcional para o nível/capítulo do jogador e como ia gradualmente aumentando: mais difícil nas províncias em que não tinha jogadores mais evoluídos ou maravilhas que bonificassem o ataque daquele tipo de tropa.

Há múltiplos factores que permitem diferenciar o grau de dificuldade das lutas - os batalhões inimigos são maiores, as tropas inimigas são diversificadas, as tropas inimigas estão evoluídas (3 estrelas), o esquema de jogo tem obstáculos defensivos que atrapalham a progressão das tropas.

Novamente, não consigo perceber qual a razão para adicionar novos factores de diferenciação de dificuldade ao jogo, para além dos que já conhecemos, que eram equilibrados e para os quais orientamos anos de estratégia de jogo. Voltarei a este ponto, lá mais para a frente.

2 - Dupla contabilização de factores de dificuldade.

Se não compreendi mal, será considerado como factor agravativo da dificuldade dos torneios o n.º de expansões premium (desta vez não me enganei no nome ;) ), o número e grau de evolução das MA e ainda a pontuação do jogador.

O que cada jogador faz com as expansões premium que compra é consigo, mas uma coisa é certa: a larga maioria utiliza o espaço extra para colocar uma MA que considera imprescindível, residências ou até fábricas. Ou seja, ter expansões premium é duplamente prejudicial nos torneios: perdemos por as ter e também pelo extra de pontuação que conseguimos com as mesmas. Ter MA também é duplamente prejudicial, prejudica-nos no n.º e na sua evolução e ainda na pontuação que nos concede. Da minha perspectiva ou contabilizam o factor pontuação, ou contabilizam o factor expansões e MA. Utilizar ambas, para além de desleal - porque só realizado nesta fase tão avançada do jogo - é dupla tributação (da má memória).

3 - Mudar as regras do jogo - problemas de estratégia.

Quem joga este jogo há longos anos, adaptou a sua cidade (escolhendo umas MA em detrimento de outras) consoante as suas preferências, mas sobretudo as suas bonificadas. Acho que não estou enganada quando afirmo que os torneios nas províncias bonificadas é mais fácil do que nas restantes. Tendo esta afirmação em consideração, para mim compensa largamente ter MA para um tipo de tropa - que coloco - deixando de parte as outras MA, porque não há espaço para todas.
Com a utilização indiscriminada de tropa aos longo do torneio - sendo todos os torneios iguais - perde-se este factor estratégico - torna-se necessário ter todo o tipo de tropa - e para os jogadores mais recentes é muito mais difícil ter e manter bons níveis de tropa.

Mais, as novas alterações também vêm aniquilar qualquer estratégia e preparação por parte dos jogadores individualmente e das irmandades nos torneios combinados.
Ou seja, para as irmandades mais pequenas que organizam esforços - e trocam informações entre si sobre as melhores estratégias - para ganhar mais arcas em torneios seleccionados, torna-se indiferente discutir quais as tropas que convém guardar, quais as melhores MAs.
Vem diminuir a dificuldade, nivelando por baixo o conhecimento das tropas, tornando todos os jogadores iguais - e repare-se, todos nós tivemos de ler muita tralha e experimentar muitos torneios até começar a lutar melhor. E retomo o argumento que descrevi supra: é muito mais difícil para um jogador recente ter níveis altos e variados de tropa.
Para além de que, aqui já é uma questão de princípio: nivelar os jogadores por baixo nunca é uma boa ideia - o que faz jogos deste género produtivos é a resiliência dos jogadores que investiram tempo/esforço/dedicação no jogo, para o entender e jogar melhor.

4 - Não me passou despercebido como de 4000 pontos num torneio, que era considerado muito bom, passei a ter de fazer 12000 para ficar no mesmo lugar no rancking.
O que mudou: pudemos passar a fabricar na academia de magia edifícios bonificadores de tropa e os instantes de tempo tornaram-se disponíveis, possibilitando a aceleração de produção de tropa.
Aliás, estes dois factores conjugados tornam qualquer maravilha, ou mesmo a fénix do fogo, irrelevante.
Foram alterações introduzidas pela INNO que vieram desequilibrar o jogo - alterações que estão disponíveis para todos os jogadores: qualquer jogador activo pode colocar a produzir esses edifícios e tem igual probabilidade de produzir ou ter acesso aos instantes de tempo. No entanto, são os jogadores mais avançados que melhor proveito tiram dessas vantagens, conseguindo as pontuações estrondosas que vemos todas as semanas.

5 - Não deixa de ser curioso como o capítulo XVI tem 2 MA cuja única utilidade é dar mais pontuação ao jogador. Para além do aumento absurdo de população das evoluções desse capítulo. Compensará continuar a jogar Elvenar?

Conclusão:
Não consegui falar sobre tudo o que queria, estou já a meter-me em assuntos que não domino: tenho poucas MAs, estão pouco evoluídas, tenho poucas expansões premium e apesar de gostar de esticar-me no torneio e ganhar pontos na 2.ª e 5.ª ronda, gosto mais do esforço de equipa que desenvolvemos como irmandade, quando lutamos pela 10.ª arca.
O que escrevi são posições de princípio, tomadas em abstracto, mas pensadas e sentidas. Fica no final uma certa desilusão.
Venha o novo formato, para poder comentar com conhecimento de questão.
A mudança é inevitável, está à porta, não sei se compensa comentar, até porque - e aqui trago-vos o comentário unânime da minha irmandade - esta semana o torneio está a ser muito mais difícil - mesmo sem que tivessem sido anunciadas quaisquer alterações.
 

xsore

Cavaleiro de Aço
Ora bem, como começar. Sinceramente nao percebo como é possivel um jogador em niveis muito mais baixos poder competir com outros jogadores muito mais evoluidos. Ke piada axam ke isto vai trazer ao jogo? mais despesa dos maiores? axam ke isto vai incentivar mais jogadores a vir jogar? acredito ke isto apenas vai fazer muitos antigos abandonarem e os novos kando forem evoluindo e tendo mais dificuldades irao no mesmo caminho.
Fazer mais pontos nos torneios é algo normal e consekencia de termos fenix, urso, multiplicadores, instantes fruto do pinaculo, maravilhas ke permitem ter mais tropas... Mas agora pergunto, nao era suposto os jogadores evoluirem com isto e fazer mais? Devemos ter sempre um limite de 3000 por torneio?
kanto à dificuldade do pinaculo e as expansoes serem um pekeno aumento da dificuldade é mentira pq na nossa irmandade ja comparamos e jogadores com menos maravilhas evoluidas, menos evoluidos e onde so tem a mais expansoes, tinham muito mais despesas.
Mas entao de uma forma resumida o ke posso interpretar com a explicaçao dada, dá-se com uma mao e tira-se com a outra.
Ora vejamos os jogadores mais novos, ja tem ferramentas pra poderem fazer as raças muito mais rapido e xegar ao nivel dos mais altos e competirem de igual modo e agora kerem implementar estas novas medidas?
Tive nos ultimos meses a tentar evoluir a minha cidade ao maximo nas raças e a subir maravilhas pra agora sair esta novidade?
Muito obrigado a voces pelo premio dado ao meu esforço e dedicaçao ao jogo
Aproveito para dizer ke se as mudanças realmente forem essas, ke a minha caminhada aki no jogo aproxima-se do fim...
 

DivineLight

Mercador das Palavras
Boa noite, gostaria de clarificar que não reclamei qualquer facilidade para os iniciantes, pois quando comecei a jogar não havia as facilidades que existem hoje, nem a informação era tão fácil de obter ,era raro falarem no chat nem sequer se era ajudado nas irmandades como se é hoje, relativamente a isso não existe qualquer falta de coerência.
Os iniciantes que façam como eu, dedicação e vontade de melhorar que essa é a melhor maneira de aprender a jogar.
Desconstruir as nossas perguntas e responder com inversão é giro mas não é inédito, os políticos gostam muito disso ;)
Creio que não está em causa que tudo deva contar para avaliar o grau de evolução de uma cidade , o que está em causa é o peso que pretendem que realmente isso tem e já esteja a ser reflectido nos torneios, no pináculo e nas duas ultimas raças.
Tivemos o trabalho de contabilizar as necessidades das ultimas raças e verificámos o exagero de tudo o que é pedido no sentido de que pretendem que demoremos muito mais tempo em cada raça e que gastemos os nossos stocks de tudo.
Relativamente às expansões premium, não tem lógica nenhuma que quem injecta dinheiro no jogo, que permite que ele possa continuar a existir venha agora ser penalizado por isso, é por haver dinheiro e gente que o faz, que permite que os outros possam continuar a usufruir do jogo sem gastar um centavo. Não é verdade que seja apenas um bocadinho que isso influencia e dificulta as trocas no pináculo ... é muito, pois já comparámos os gastos no pináculo entre quem tem expansões prémium e quem não tem.
Quanto a não querermos que jogadores novos possam competir de igual com os outros mais avançados é uma falácia, não tenho nada contra ninguém, todos se podem esforçar e um dia estarão no top nos torneios e pina como nós tentamos e fazemos, porque na realidade nunca um jogador novo poderá competir com um que joga à 5 anos, por mais que digam o contrário, não tem essa dedicação ao jogo, nem conhecimentos que foram adquiridos ao longo da jornada e multiplos tropeções que demos.
Não é justo que tenha se não vier do esforço, porque na vida tudo vem de trabalho e esforço, portanto aqui também deve ser assim. Ter que ter tropas de todos os tipos também não facilita a vida aos iniciantes nem um mix complicado facilita o entendimento dos torneios.
Se uns fazem 17000 também eu posso vir a fazer e isso é incentivo para chegar lá, subir por mérito é o que nos faz andar para a frente, não é galgar degraus por decisão de secretaria que vai tornar o jogo mais atraente, pelo contrário vai fazer que muitos mais antigos vão procurar outros que não mudem as regras a seu belo prazer, o que hoje está bem amanhã já é errado e passamos a ser rotulados de egoístas.
Esta é a minha opinião sobre estas modificações que pretendem fazer.
 

SPMR

Lenda da Floresta
1) Expansões premium que custaram dinheiro não deveriam de ser incluídas no cálculo, por menor que o seu peso seja no Tamanho de Batalhão do Torneio. Se o jogador as comprou foi para ter uma vantagem perante os jogadores que não as compraram. Não se trata de uma questão de justiça, ou de equilíbrio entre jogadores, mas do investimento monetário que eu quero fazer no meu jogo, para o melhorar, para me dar vantagem perante outros que não gastam esse dinheiro.
O grande problema das expansões premium, é que muitas foram compradas com dinheiro dos poços (eu tenho 11, só 2 foram compradas com dinheiro real), e neste caso, tem toda a lógica, que essas expansões não compradas com dinheiro real, entrem nos cálculos do torneio, mas apenas estas. TODAS AS EXPANSÕES QUE FORAM COMPRADAS COM DINHEIRO REAL NÃO DEVERIAM DE SER INCLUÍDAS NOS CÁLCULOS.

2) Consigo compreender que maravilhas militares entrem nos cálculos, acreditando de antemão, que os benefícios superam qualquer acréscimo nos batalhões dos torneios associadas ás mesmas. Mas enfiá-las no mesmo saco que as maravilhas não militares tenho muitas dúvidas.
Imaginemos a seguinte situação, temos 2 jogadores em igualdade de circunstâncias, mas o jogador A tem a Guilda a Lvl 30, e o jogador B não tem Guilda. As perdas do jogador A serão superiores ás perdas do jogador B, porque o jogador A terá tamanhos de batalhões maiores. O Jogador B vai ser beneficiado perante o jogador A, porque vai demorar menos tempo a repor as perdas.
Vamos falar do abismo, que é aquela maravilha que mais deve de existir nas cidades dos jogadores. Dá-me moedas que eu não gasto nos torneios, porque sou lutadora e não negociadora. E permite-me ganhar espaço. Eu posso ocupar esse espaço para colocar edifícios militares, mas também posso usar esse espaço para colocar aqueles edifícios dos eventos, só porque são bonitos, e eu quero-os todos, mesmo que estejam desactualizados. Portanto abismo pode não ser igual a vantagens militares, mas pode ser igual a batalhões maiores, mais perdas, e maior tempo para repor as perdas.

A verdade é que para os cálculos só contam os níveis das maravilhas totais de forma indiscriminada, mas o jogador que tiver 25 níveis de maravilhas militares e 75 níveis de maravilhas não militares de certo que vai perder mais tropas no torneio que o jogador B, que tem 75 níveis de maravilhas militares e 25 níveis de maravilhas não militares.

3) Imaginemos que a nova fórmula me diz que o tamanho de batalhão dos jogadores é igual a 2x* 2y* 2z*. Mas esta fórmula podia ser perfeitamente x*y*z. Não seria menos justa, mas seria mais razoável. QUE IMPORTA SE É JUSTO, SE DEPOIS NÃO É RAZOÁVEL !!!!


Se não compreendi mal, será considerado como factor agravativo da dificuldade dos torneios o n.º de expansões premium (desta vez não me enganei no nome ;) ), o número e grau de evolução das MA e ainda a pontuação do jogador.
Não entendi isso dessa forma... que a pontuação do jogador também entre nos cálculos. Acho que só foi referida a pontuação, porque da mesma forma que esta é um reflexo do progresso do jogador, o intuito dos torneios é ser também um reflexo desse progresso.
 
Última edição:

SPMR

Lenda da Floresta
Acho que não estou enganada quando afirmo que os torneios nas províncias bonificadas é mais fácil do que nas restantes.
Sério!? Eu achava que os torneios mais difíceis, eram Pergaminhos e Pó, seguido de Cristal e Seda, que em nada tinha a ver com as bonificações do jogador.

Com a utilização indiscriminada de tropa aos longo do torneio - sendo todos os torneios iguais - perde-se este factor estratégico - torna-se necessário ter todo o tipo de tropa - e para os jogadores mais recentes é muito mais difícil ter e manter bons níveis de tropa.
Olha que eu acho que eles estavam a rever isso no beta: Determinadas unidades aparecer com mais frequência, em determinados torneios.
 

palmira.m

Mercador das Palavras
No beta a única alteração até agora foi tornar o torneio mais fácil ainda para os principiantes, não houve mais nenhuma alteração. Como no beta praticamente ninguém tem pontuações muito altas porque é um servidor de teste onde não se compram diamantes e mesmo assim os torneios são praticamente impossíveis de jogar a partir da província 20 para quem está no capítulo 16, os que têm pontuações mais altas, podem imaginar o que vai acontecer aqui aos jogadores mais antigos e em particular aos que foram comprando diamantes ao longo dos anos.

Parece que a Inno quer obrigar os jogadores mais antigos a desistir do jogo para dar lugar aos mais recentes - que têm expansões e edifícios mágicos para comprar de que os mais antigos já não necessitam. É uma estratégia de vendas que me parece um pouco estranha porque essencialmente passa a mensagem de que comprar diamantes é uma péssima ideia já que as desvantagens que acarretam são estupidamente maiores que qualquer benefício que ofereçam.
 

anab

Benção da Natureza
Um jogo é feito de desafios, aquele que os deixar de ter vai estagnar e isso deixa de ser interessante. O Elvenar não é diferente.

Minha opinião do porquê desta mudança nos torneios.

Facto: muitos jogadores começaram a poder fazer muitos pcs semanais. Entre 300 a 600 pcs semanais pelo que tenho seguido no Beta. Nunca tinha pensado nisso até ler esses números. O mesmo se aplica ao numero de reliquias e feitiços, no entanto eu penso que o peso serão os pcs porque é disso que se queixam os jogadores em relação ao novo método.

Resultado: a Inno proporcionou isso, instantes de tropas, maravilhas, edificios de ajuda, instantes de pcs nos eventos, etc. O que veio provocar desiquilibrio no jogo, temos que encarar isso, como outras mudanças que já houveram quando existe esse desiquilibrio.

Resolução?: das duas uma, ou dificultam os torneios ou deixam na mesma e retiram os ganhos de pcs a partir de certas provincias (provavelmente a partir da 20ª que é onde começa a grande dificuldade com o novo método) ou até podem fechar o torneio a partir de x pontos. Temos que nos perguntar qual preferimos?

Eu pessoalmente prefiro a dificuldade nos torneios, porque me dá sempre possibilidade de ir mais além se para isso tiver disposição e tropas.

Pressupondo o factor dificuldade: Como fazer para que seja distribuido equitativamente? Que formula encontrar para não beneficiar demais uns e prejudicar muito outros? Que factores encontrar para que possa ser aplicado matematicamente? Eu não sei porque matemáticas não é de todo o meu forte. No entanto, o que me parece mais consistente com estas permissas é a evolução do jogador.

Com isto não estou a dizer que não concorde com algumas das razões apontadas para o cálculo do factor dificuldade, até porque todas elas estão em discussão no Beta. Apenas quis apresentar a minha opinião porque me parece diversa das já apontadas.
 

SPMR

Lenda da Floresta
No entanto, o que me parece mais consistente com estas permissas é a evolução do jogador.
Claro que sim, e nem discordo que a fórmula inclua vários factores que explicam a progressão do jogador no jogo.
Parece-me é que a fórmula foi concebida para dar tamanhos de batalhões muito maiores do que os que estávamos habituados, tanto para o jogador iniciante, como para o jogador veterano.
Sempre falamos do pináculo, que era demasiado caro, para os benefícios que dava, e agora querem transformar os torneios num segundo pináculo!!!
Parece-me que ter que lutar com batalhões muito maiores e com exércitos inimigos crescentes logo na ronda 1, só vai trazer é desmotivação para todos os jogadores. Não é só o jogador veterano que vai sofrer com este revés, o jogador intermédio e o jogador iniciante tão vão sofrer de igual forma.

Se eu acho razoável isto:
na província 8 no beta tenho um tamanho do batalhão igual ao que tenho aqui na província 40. Ou seja, nesta altura é mais fácil fazer 40 províncias aqui que 8 no beta, com muito menos expansões e maravilhas (e progresso nas pesquisas igual).
Não, não acho. Na província 40 já estamos a lutar com o dobro do nosso batalhão actual. Sentir isto a partir da província 8, não me parece nada razoável, ainda por cima com inimigos que não são apenas 0,85 do nosso exército. Passar do 8 para o 80 já costuma ser habitual por estas bandas. Nem sei porque ainda estranho!!!
 

Glori

Elemental de Elixir
Olá a todos,

Venho expressar a minha opinião sobre as alterações propostas nos torneios, e vou já directo ao assunto, em primeiro lugar nunca joguei a nenhum jogo, que onde quem investe euros seja penalizado, afinal para que serve o investimento, alguém é masoquista a ponto de investir para dificultar o seu jogo, acho que devem de ter vantagem e bem porque são eles que patrocinam o jogo .

Em segundo lugar, para que servem as maravilhas, para penalizar no jogo ou para beneficiar? Passamos imenso tempo a juntar PC´s para as evoluir e depois de um momento para o outro vemos que estivemos a jogar para sermos penalizados!!!!

Fazer muitos pontos nos torneios é um crescimento natural e um erro que a INNO cometeu ao dar tantos multiplicadores, Fenix, Urso, etc, porque não altera os prémios das províncias no lugar de serem todos os prémios iguais nas rondas depois da 10 ª província.

O problema principal é ganharmos muitos PC´s e outros prémios nos torneios, não será mais fácil mexer nos prémios :(

Jogo a este jogo desde Setembro de 2015 e tudo tem um fim eu sei, mas gostava de não ser para breve !!!!!

Um bom jogo para todos
 

DeletedUser1601

Ex-Membro
Ex-Membro
Boas.
Pessoalmente e indo de contramão a generalidade das queixas, até considero positiva a mudança nos torneios pois sejamos sinceros estava se a tornar demasiado monótono, a estratégia seguida pelos jogadores do top 20 são todas iguais e as cidades réplicas quase perfeitas umas das outras, apenas com o objetivo semanal de fazer mais de 10000 pontos e uma batelada de PCs, com o intuito de enterrar esses PCs em maravilhas para na semana seguinte fazer ainda mais. E uma pergunta eu deixo aos jogadores de elvenar como eu sou. É mesmo esse e apenas esse o objetivo primordial do jogo!? Então se sim é legítimo que o desenvolvimento da cidade e pontuação do jogador seja reflectida nos gastos que que vão ser necessários para atingir esses patamares. Assim como todas a MA devem fazer parte do cálculo, pois sabemos que alguns jogadores têm determinadas maravilhas apenas porque podem, pk tem PCs semanais com fartura para lá colocar e espaço. Se tudo isto vai trazer equilíbrio entre os jogadores mais antigos e os mais recentes? Sinceramente acho que não. Mas se um jogador optar legitimamente por desbravar províncias nos torneios deve pagar em recursos por isso, pois acho que mais do que querer equilibrar a pontuação nos torneios o objetivo passa mais por equilibrar os benefícios (prêmios) obtidos nos mesmos, na quantidade de PCs, relíquias, feitiços etc..
 

xsore

Cavaleiro de Aço
Boas,
ouvi aki falar em estrategias de jogadores, desekilibrio no jogo. Tenho uma pergunta a fazer. Axam ke é facil fazer mais de 10k todas as semanas? ja experimentaram?
Axo uma forma perfeitamente natural de kem mais investe em tempo/diamantes possa ter mais beneficios. Nao sou dos mais antigos aki, nem tenho grandes investimentos em expansoes, nem maravilhas top mas nao axo ke kem os tenha seja fortemente penalizado.
falam em desekilibrio aki, nao percebo bem esta parte mas pelo ke percebi a ultima raça pede nas peskisas 7500 pcs? A fazer cerca de 20 provincias por semana fazem a raça em kanto tempo? imagino kem ta mais atras pra ganhar pontos e fazer as raças.
A meu ver, e sendo algo natural, se um jogador está a evoluir nas raças, ficando com tropas novas e mais fortes, tendo acesso a outras maravilhas e podendo as evoluir, ganhando edificios ke ajudam na força e produçao das tropas. Nao será natural ke os jogadores passem a fazer mais pontos em sinal de sua evoluçao? Ou teremos ke fazer sempre os mesmos pontos apesar de mais ou menos evoluidos? Muita piada tem tar a evoluir e a fazer sempre o mesmo. Isto é ke xamo estagnar no jogo, nao ver evoluçao.
O jogo apresenta muitas vertentes, velodidades, estilos mas axo ke kem gosta de torneios e aplica-se pra eles nao deve ser penalizado pq se isto vira pra construçao de casinhas, goodbye Maria Ivone...
 

DivineLight

Mercador das Palavras
Boas.
Pessoalmente e indo de contramão a generalidade das queixas, até considero positiva a mudança nos torneios pois sejamos sinceros estava se a tornar demasiado monótono, a estratégia seguida pelos jogadores do top 20 são todas iguais e as cidades réplicas quase perfeitas umas das outras, apenas com o objetivo semanal de fazer mais de 10000 pontos e uma batelada de PCs, com o intuito de enterrar esses PCs em maravilhas para na semana seguinte fazer ainda mais. E uma pergunta eu deixo aos jogadores de elvenar como eu sou. É mesmo esse e apenas esse o objetivo primordial do jogo!? Então se sim é legítimo que o desenvolvimento da cidade e pontuação do jogador seja reflectida nos gastos que que vão ser necessários para atingir esses patamares. Assim como todas a MA devem fazer parte do cálculo, pois sabemos que alguns jogadores têm determinadas maravilhas apenas porque podem, pk tem PCs semanais com fartura para lá colocar e espaço. Se tudo isto vai trazer equilíbrio entre os jogadores mais antigos e os mais recentes? Sinceramente acho que não. Mas se um jogador optar legitimamente por desbravar províncias nos torneios deve pagar em recursos por isso, pois acho que mais do que querer equilibrar a pontuação nos torneios o objetivo passa mais por equilibrar os benefícios (prêmios) obtidos nos mesmos, na quantidade de PCs, relíquias, feitiços etc..
Ufa estava a ver que a minha estava incluída no rol... escapo por pouco... ;) ;) :cool: :cool: :cool:
Os pcs que são ganhos são muitos sim, mas devido a esforço herculeo, de gestão de recursos e não esquecer que a ultima raça pediu 7000 deles:eek::eek::eek:
Pretende-se que andemos aqui um ano para conseguir fazer uma única raça? E quanto aos pcs pedidos para evoluir maravilhas do nivel 30 por exemplo?
Já verificámos que a Inno tem aumentado geométricamente tudo o que pedia anteriormente, neste momento seja para o que for é uma montanha de recursos, deixo a pergunta ,com estas alterações todos os ganhos serão muito menores, também vão baixar o que é pedido para uma evolução, para o pina e raças?
Convém analisar como um todo, não é isso que se pretende:p:p:p?
 

DeletedUser1601

Ex-Membro
Ex-Membro
Nao será natural ke os jogadores passem a fazer mais pontos em sinal de sua evoluçao? Ou teremos ke fazer sempre os mesmos pontos apesar de mais ou menos evoluidos? Muita piada tem tar a evoluir e a fazer sempre o mesmo. Isto é ke xamo estagnar no jogo, nao ver evoluçao.
Boas Xsore, acho que bates-te no ponto principal da malta que se sente injustiçada pela mudança, "os pontos" por torneio, mas como tentei explicar atras na minha opinião os jogadores tornara-se demasiado obsessivos por esse objetivo, descorando indiretamente todas as outras opções de jogo as cidades são montadas unicamente com esse propósito. Como disse é perfeitamente legitimo que cada qual escolha a sua estratégia, mas quem opta por lutar por 300/400 ou ate mais pcs por semana, tenha de pagar por eles com muitos mais custos que jogadores que ainda não tem essa capacidade para o fazer, pois o que acho que é pretendido aqui não é diminuir a pontuação nos torneios mas sim dificultar a obtenção das recompensas do mesmo.

Axam ke é facil fazer mais de 10k todas as semanas
Se a cidade for montada para esse propósito não deve ser muito difícil, pois todos vemos semana atras de semana, mês atras de mês sempre os mesmos jogadores a faze-lo, é porque é sustentável, caso contrario não o fariam.

se isto vira pra construção de casinhas,
Este jogo sempre foi construção de casinhas, de guerra não é de certeza tens dentro da INNO, outros jogos mais virados para esse propósito;).

Penso que todos concordamos que algo, teria de ser feito, pois nos jogadores mais antigos muitas das MA já estão no máximo, a daqui a uns meses estávamos a reclamar que não tinhas onde colocar pcs.

O jogo faz-se de desafios e mudanças, e estaremos por ca para receber e adaptarmo-nos, um abraço a todos os jogadores de elvenar, para a magna domus e em especial para ti,:) e não stresses pois vais continuar a arrasar-nos dentro da irmandade:p:p.
 

xsore

Cavaleiro de Aço
Boas Scar,
os pontos ke os jogadores falam, penso ser mais os pcs e nao os pontos. Os pontos é consekencia das provincias e rondas feitas.
Em relaçao a outros objetivos do jogo nao sei ke outros existem pq, fazer bons torneios implica teres mais pcs pra evoluires nas peskisas/maravilhas, mais runas, feitiços ke custam a ganhar e nao é assim tao facil como parece. Se agora pra muitos é facil, talvez, mas tiveram de suar pra por as maravilhas como tao agora pra usufruirem desses bonus. Mas axo ke fazer bons torneios ajuda na evoluçao de cada jogador.
Kanto à montagem das cidades, o jogo em si faz com ke todos acabem por ter os mesmos edificios em ke varia nas maravilhas consoante os objetivos de cada um.
Atençao ke nas maravilhas existem novos niveis pra aprender acima de 30 e com 2500 pcs cada? coisa pouca
Agora, coloco isto com outro prisma. Ganhamos menos nos torneios agora, muito menos, alguns ja terminaram as raças comparado com os ke vao fazer ainda, será justo levarem seculos pq nao podem tirar muitos pcs ou vao baixar?
Resumindo, axo ke o jogo apesar de ser de casinhas, envolve estrategia a nivel de planificar a construçao da cidade e realizaçao de torneios, eventos e tudo o ke o jogo proporciona. Penso depois ke cada jogador deve optar pela ke lhe convem ou mais agrada. Apenas nao axo ser justo dizerem ke kem tem mais evoluçoes feitas deva ser penalizado ao ponto de ficar ao nivel de outros mais pekenos. Ke adianta os jogadores terem investido tanto em certas areas pra agora ficarem no nivel dos ke andaram a passear e vao continuar? Justo? nada
 
Topo