Boas
é a minha primeira intervenção no fórum mas não quis deixar passar a oportunidade depois de ter lido algumas coisas que aqui foram ditas.
Como grande fã de jogos de estratégia e construção com um twist de ação, jogo elvenar desde o seu lançamento no beta fechado o que já lá vai quase 1 ano.
Já acabei a minha árvore por lá e agora vim para jogar no servidor português e desculpem dizer mas só quem joga elvenar há pouco tempo ou pouco joga é que pode estar tão preocupado com as alterações que foram feitas - ou os xico-espertos. Há bastante tempo que a história das missões é falada no beta e só um punhado de jogadores , os do costume, é que levantaram grandes reclamações. aqui li algumas coisas que me deixam de boca aberta e me dão vontade de rir. pessoas que dizem mal mas não explicam porquê com apresentação de factos, o costume...
deixo aqui algumas contas que fiz no beta quando as alterações entraram para talvez ajudar os mais distraídos ou aqueles que não tem vontade de testar antes de reclamar ou opinar:
as alterações nas missões com a última atualização foram 3 essencialmente: a missão das moedas passou a estar acompanhada de 2 prod. de 3 horas das oficinas, desapareceu a missão para ganhar mercadorias genéricas e aumentaram os valores de 3500 para 400o nas missões das mercadorias para quem está na fase final da árvore - os outros nem afetados foram. mas estas eram alterações previsíveis meus caros o sistema de missões não estava, nem está afinado. e porquê? quem é um pouco observador sabe bem porque.. quem não é eu explico.
o que se viu no beta e de certeza nos outros servidores foi:
- jogadores a subirem de repente na classificação sem grande esforço e sem o resto perceber muito bem porque até que fez-se luz!
-apagaram as oficinas e construíram fábricas e armeiros o que lhes faz subir na classificação. para quem não sabe estes são os edifícios que dão mais pontos.
-encheram as cidades de casas - precisavam da população para o que disse acima e para fazer a missão das moedas
-encheram as cidades de ed. culturais para terem um confortável bónus de cultura para terem mais moedas nas recolhas
resultado: faziam a missão das moedas +de 20 vezes ao dia - não porque estivessem no jogo muito tempo meus caros, mas porque a cada 6 casas recolhidas conseguiam completar essa missão mesmo vindo ao jogo apenas 2 vezes por dia. se usarem um pouco de matemática vêm que tendo cerca de 70 casas no nível 15 com um bónus de 150% (já nem digo mais - mas com os polimentos chegavam facilmente ao máximo de bónus) em apenas 20 minutos de jogo conseguiam uma média de 150 000 provisões só com a 1ª recolha da manhã. - O prémio da missão de ganhar 200 000 moedas sempre foi e continua a ser 13 000 provisões para quem não sabe. Se acham que isto é normal num jogo deste género então podem parar de ler. Mas bastava a esses jogadores virem ao jogo 2 vezes por dia para encherem os cofres de provisões sem terem oficinas na cidade.
E qual é o mal? nenhum ... mas vejam agora o resto.
Com as provisões cheias compram mercadorias - com mecadorias negoceiam provincias - mais pontos sem grande esforço - mais sobem no ranking.
Com a missão das mercadorias faziam trocas constantes e simultaneas no mercado - o vai e vem de mercadorias - vendo que tinham as cidades cheias de fábricas é fácil perceber que podiam fazer trocas e completar a missão pelo menos umas 10 vezes por dia sem grande esforço o que dá uma recompensa de moedas de aprox. 500 000 moedas + 60 000 provisões por dia. moedas usadas para comprar pc para evoluir as pesquisas e provisões para usar no resto do jogo.
A conclusão disto é fácil de ver - só com as missões chegavamos ao final da árvore em menos de nada. e sem precisar de estar muito tempo o jogo. bastava vir ao jogo 3 vezes por dia.
Para quem não tinha oficinas, as alterações vieram exigir que as construam, mas abram os olhos os jogadores construíram uma série delas nivel 1 a agora fazem a missão na mesma! -nada ou pouco mudou! No máximo agora têm que vir ao jogo de 3 em três horas no mínimo. Eu diria que os faz vir ao jogo mais do que vinham antes e não o contrário. também deixaram de conseguir as 500 000 moedas + 60 000 provisões por dia só porque não conseguem fazer a das mercadorias genéricas ... só isso !
Quando as alterações entraram no beta fiz a comparação do que era antes e de como está agora o meu rendimento das missões e os meus resultados foram:
As minhas missões e quantas vezes as faço por dia vindo ao jogo apenas para recolher as produções :
Ganhar 4000 de cristais - 1 - tenho 5 fábricas
Ganhar 4000 de pó mágico - 1 - tenho 4 fábricas
ganhar 4000 de tábuas - 1 - tenho 6 fábricas
prod. 2 fivelas de cobre - 4 - tenho 8 fábricas
prod. 6 moedas de cobre - 6 - tenho 12 fábricas
prod 1 estátua dos anoes -0
prod 24 merc. + 1600 provisões x3 - 0
evoluir ed. x 5 - 0 - não tenho nada para evoluir
lutar e vencer - depende se tenho tropas ou não mas +- 2/3 dia
prod. 6 ferr. avançadas - 0
treinar 500 un - 0
resolver 4 enc. - depende das tropas
pro. pão 8 vezes - 0
ganhar 8000 granito - 1
completar 1 provincia - variavel
ganhar 4 reliquias - depende das tropas
treinar 150 feiticeiras - 0
ganhar 16 000 provisões - 5 - tenho 10 oficinas
ganhar 200 000 moedas + 2 f.avançadas - 15
A grande diferença foi a missão das mercadorias que fazia +-5 vezes por dia e agora não faço e a das provisões que fazia +- 8 por dia e agora faço 5.
Nisto, só em missões encho os meus cofres todos os dias e compro mercadorias todos os dias no trader e compro pc para por nas maravilhas.
não afetou o meu jogo diário e não me faz vir menos ao jogo. pelo contrário agora tenho que vir mais vezes do que vinha e uma coisa que notei, faz-me ir mais aos vizinhos que me ajudam para arrecadar arrecadas provisões para completar a missão das 16 000. se pensar até no assunto desde que as alterações foram feitas até retorno as ajudas que me dão mais do que antes.
sobre os diamantes e tal ... epá é a conversa do costume que alguns usam sempre que vêem atualizações que não gostam (sem saber muito bem porque) eu uso diamantes de vez em quando porque gosto de colecionar alguns edificios mas faço em todos os jogos e nao vou gastar mais nem menos por causa disto. jogadores vão desistir disseram aqui. é possível que um ou outro como sempre mas há sempre jogadores a desistir dos vários jogos quando as coisas mudam para o que nao gostam... mas outros veem que preferem as coisas como estão. uma coisa é certa os jogadores que abusavam do sistema à grande vao ter mais dificuldades o que vai dar oportunidade aos mais pequenos de subir, é a lei da vida.
espero que a minha contribuição possa servir para dar uma outra prespetiva aos menos experientes, que não se deixem levar pela opinião dos outros só porque sim ..façam as vossas contas
Agora uma coisa tenho que dizer também estas mudanças já deviam ter sido feitas à mais tempo, se não tivessem deixado isto andar tanto tempo menos jogadores se tinham habituado a usar as missões da maneira como fazem. resolvam o problema de uma vez para que quem vem para o jogo de novo poder ter uma jogo de qualidade e equilibrado.
A minha sugestão para as missões é fazerem como no foe, ponham as 3 tipos de missão separadas e assim vão ter os jogadores mais entretidos por mais tempo e comecem a dar runas, ou edificios em missões especiais ou algo assim porque estar sempre a receber só moedas e provisões torna-se aborrecido.
e porque li tudo o que foi dito acima por alguns jogadores
Por muito que nos custe, mostra-nos a experiência, que alguns jogadores frequentam os fóruns somente para causar distúrbios e provocar discussões sem qualquer conteúdo proveitoso. Neste caso, o melhor procedimento é não fomentar nem incentivar esses jogadores e deixar que a equipa de moderação controle a ocorrência. Para reportares uma publicação basta que cliques em "Denunciar" no canto inferior esquerdo da mesma.
era muito bem aplicado a uns e outros neste tópico.