Feedback Um Portal para o Passado

Ventoinha

Suporte Global
Equipa Elvenar
Olá!
Na Wiki sobre o "Um Portal para o passado", em Cálices e Peças de Jogo está esta frase não traduzida:

Each type of Piece have six levels. You can find all the levels of each pieces on the image below
E o prémio de jogadora atenta vai para...:rolleyes:!?
Posso dizer que era para testar se realmente vão ler a wiki?! :rolleyes:

Obrigado pelo reparo, vou só ali arrancar 3 ou 10 bigodes e depois já vou invocar os meus poderes de tradução para corrigir esse erro. :eek:
 

Labrusca

Mercador das Palavras
Olá a todos,
Queria só deixar aqui a minha primeira impressão no que respeita à complexidade do novo evento.
Sei que há muito que vários jogadores se queixam da rotina em que caiu o jogo, e tenho a louvar o carácter inventivo e o trabalho que deu preparar e executar um evento desta natureza, mas acho que precisamos de mais orientações sobre como jogar neste evento.
Da minha parte, as dicas que colocar na minha irmandade serão também partilhadas aqui, porque antecipo que haverá muita gente insatisfeita com o grau de dificuldade (Estamos de férias, pah! Silly Season! Praia, calor e caipirinhas!!!)
:p

;)
 

SPMR

Lenda da Floresta
A estratégia que pretendo usar é a seguinte:
1- Escolher os dias em que os diários me interessam, de preferência num dia em que esteja com mais tempo disponível para me dedicar ao evento. :p

2- Eliminar as negociações que não me interessam. Ao fim de 30 minutos serão substituídas por novas negociações.

3- No caso de haver alguma negociação que me interesse, abrir os respetivos cálices até ter as peças de jogo que preciso para aceitar as trocas que me interessam.

Nota: Trocas concluídas (quando já temos todas as peças no tabuleiro) não podem ser recusadas. Mais um motivo para não abrir cálices só porque sim.

Mais algumas coisas poderia acrescentar, mas não quero perturbar o processo de bronzeado de quem está de férias. ;)
 

Labrusca

Mercador das Palavras
Olá!
Fiz esta súmula, com a ajuda da @SPMR e do vídeo do iDavis e deixo aqui para discussão:

DICAS BÁSICAS DE JOGO:
- As 3 peças do jogo (anões, ferramentas e dados) encontram-se distribuídos entre o nível 1 a 6;
- a moeda do jogo/fichas serve para comprar 1 peça, que aparece no tabuleiro, escolhendo-se o tipo de peça nos três cálices em baixo, entre os níveis 1 e 5;
- só conseguimos misturar peças do mesmo nível, criando uma peça no nível imediatamente a seguir. Ex.: 2 dados de nível 4 criam um dado de nível 5;
- não é possível misturar peças de níveis diferentes;
- as ofertas no lado direito poderão ser recusadas, demorando 30 minutos a aparecer novas;
- não encher o tabuleiro, caso contrário não se pode recusar ofertas;

DICAS PARA AVALIAR AS OFERTAS:
Número de peças de nível 1, necessárias para criar cada peça pedida.
nível 2 - 2 peças;
nível 3 - 4 peças;
nível 4 - 8 peças;
nível 5 - 16 peças;
nível 6 - 36 peças.

CARTAS DE SORTEIO:
- 75% de hipótese de criar uma peça de jogo de nível 5 ou 6;
- 25% de hipótese de ganhar entre 50-100 fichas/moedas de jogo.

NB:
- poderá ser muito difícil ganhar os prémios diários, poupem as fichas/moedas para o dia em que estiver disponível o prémio diário que mais vos interessa :)

Editado para reformular a palavra "grandeza" uma vez que se refere a níveis diferentes de peças de jogo.
@Ventoinha
 
Última edição por um moderador:

SPMR

Lenda da Floresta
não encher o tabuleiro, caso contrário não se pode recusar ofertas;
E nem é preciso encher o tabuleiro, basta ter as peças "certas" no tabuleiro no momento errado.

poderá ser muito difícil ganhar os prémios diários, poupem as fichas/moedas para o dia em que estiver disponível o prémio diário que mais vos interessa :)
Por acaso, em 5 das negociações possíveis existem probabilidades de 20% de saída do diário, mas ao contrário do sistema imediato de abertura de baús já nosso conhecido, neste formato de evento o processo consegue ser bem mais moroso capaz de nos tirar a paciência, ou de nos ocupar bem mais tempo do nos formatos que já conhecemos. E, se se optar por algum tipo de seleção das ofertas que à partida pretendemos aceitar, ao termos de esperar 30 minutos por uma nova oferta, pode-nos limitar exactamente no dia daquele diário que tanto queremos, mas que coincide com o dia de ir á praia, em que a última coisa que menos nos apetece é estar a gastar tempo que tanto nos faz falta para o bronze.
Até porque existe o botão "Rodar"...
 
Última edição:

Ventoinha

Suporte Global
Equipa Elvenar
Olá!
As legendas do conteúdo dos cálices estão em inglês!

Obrigado @anab, a situação foi reportada e ficará resolvida na próxima atualização ou intervenção ao servidor!

Olá a todos,
Queria só deixar aqui a minha primeira impressão no que respeita à complexidade do novo evento.
Sei que há muito que vários jogadores se queixam da rotina em que caiu o jogo, e tenho a louvar o carácter inventivo e o trabalho que deu preparar e executar um evento desta natureza, mas acho que precisamos de mais orientações sobre como jogar neste evento.
Da minha parte, as dicas que colocar na minha irmandade serão também partilhadas aqui, porque antecipo que haverá muita gente insatisfeita com o grau de dificuldade (Estamos de férias, pah! Silly Season! Praia, calor e caipirinhas!!!)
:p

;)

Apoiado !!!!!!!!!!! será que em Elvenar não há férias :) :cool: :cool:

Férias?! Só para alguns!

Aproveito para informar que na wiki está tudo explicado "tim tim por tim tim" e com imagens!
 

SPMR

Lenda da Floresta
CARTAS DE SORTEIO:
- 75% de hipótese de criar uma peça de jogo de nível 5 ou 6;
- 25% de hipótese de ganhar entre 50-100 fichas/moedas de jogo.
Acho que escolher as negociações em que é possível saírem cartas de sorteio aumenta-nos a possibilidade de chegarmos mais longe.
Primeiro porque as probabilidades de saírem peças de jogo de nível 5 é 3 vezes superior comparando com os cálices. E nos cálices não está contemplado a saída de peças de nível 6.
Por outro lado, se nos saírem fichas de jogo, o valor mínimo de 50 fichas significa abrir 12,5 cálices (50/4).

Segundo...
Número de peças de nível 1, necessárias para criar cada peça pedida.
nível 2 - 2 peças;
nível 3 - 4 peças;
nível 4 - 8 peças;
nível 5 - 16 peças;
nível 6 - 36 peças.
... que na pior das hipóteses, equivaleria à saída de uma peça de nível 4 e outra de nível 3.
Se repararmos nos cálices, para sair uma peça de nível 5 (10 % de probabilidade) precisaríamos de gastar em média 100% /10%*4 fichas = 40 fichas
E para sair uma peça de nível 4 (15% de probabilidade) precisaríamos de gastar em média 100%/15% * 4 fichas= 26 fichas, o que perfaz um total de 66 fichas contra as 50 fichas mínimas das cartas de sorteio.

Tenho-me apercebido que caem menos fichas anâmicas no solo, o que diminui a peso do fator assiduidade durante este evento. Claro que a assiduidade deve ser recompensada de alguma forma no jogo, mas acredito que muito de nós não conseguem ser mais assíduos por motivos de trabalho.
 

Labrusca

Mercador das Palavras
Obrigada @SPMR ,
Quando pensei num critério de decisão limitei-me a repetir a dica do iDavid porque é mais fácil de compreender, sem entrar em variáveis de probabilidade. Os teus cálculos têm também em consideração a probabilidade de sair uma daquelas peças à primeira, sem necessidade de fusões, o que é muito útil.
Acho que com o decorrer do jogo nos vamos aperceber - pelo tipo de propostas apresentadas pelos anões - quais são mesmo injustas e quais são uma pechincha. ;)
 

SPMR

Lenda da Floresta
Pegando no excelente trabalho já feito pelo iDavid https://idavis-elvenar.com/events.html#trades-august_xxii_ (peço desculpa por não ser uma fonte de informação portuguesa :eek:), e assumindo á partida o pior cenário, que é só nos saírem fichas de nível 1, o idavis já tem calculado um custo de cada troca em fichas de nível 1.
Pegando nestes dados relação custo/ percentagem de saída de diários, consegue-se estabelecer uma hierarquia de escolhas para quem dá prioridade aos diários em detrimento dos grandes prémios.
Por outro lado, através da relação custo/ gemas do triunfo consegue-se estabelecer uma hierarquia de melhor escolhas para os grandes prémios, que por acaso até coincide quase sempre com a possibilidade saída de cartas da sorte.
E como eu gosto de testar os eventos para perceber se sem recorrer a diamantes é possível ganhar todos os edifícios do conjunto (independentemente deste conjunto ter maior ou menor interesse), escolhi 4 pedidos (interesse decrescente) que considerei os melhores para conseguir os grandes prémios.
1) Categoria de 3 Gemas do triunfo: a negociação com 20% de peças de runas ou 45% de fragmentos de runa ou 20% de 2 cartas de sorteio- Melhor relação custo/ gemas e melhor para as cartas de sorteio

2) Categoria de 4 Gemas do triunfo: a negociação com 20% diário/ Instante de moedas/ provisões e Treants ou Paladinos- Melhor relação custo/gemas e em termos de cartas de sorteio quase tão bom como o que tem 14% de probabilidade de sair 3 cartas de sorteio (o de 2 cartas de sorteio a 20% significa que em cada 7 pedidos destes aceites deveriam de sair 2.85 cartas da sorte versus o de 3 cartas de sorteio a 14% que significa que em cada 7 pedidos destes aceites deveriam de sair 3 cartas da sorte).

3) Categoria de 2 Gemas do triunfo: a negociação com 10% de cartas de sorteio ou Instantes de Pcs - Melhor relação custo/gemas e melhor para as cartas do sorteio.

4) Categoria de 1 Gemas do triunfo: a negociação com instantes de tropas- Melhor relação custo/gemas mas sem possibilidade de ganhar Cartas de Sorteio. Dentro desta categoria, se o objetivo for as cartas de sorteio, o de 5% para 1 carta de sorteio significa 1 carta de sorteio a cada 20 pedidos destes aceites, mas sendo o melhor para cartas de sorteio tem a pior relação custo/ gemas dentro desta categoria.
 

Foxx

Ogre de Cristal
Finalmente um tempinho para ver as novidades e voltar ao fórum. Isto de ser pai de primeira viagem dá alegrias inimagináveis, mas reduz o descanso e o escasso tempo livre para o resto ehehe (ainda assim o balanço é muiiito positivo :D).

Ainda não tive oportunidade de testar a fundo e, apesar de entender que em tempo de férias nem todos tenham oportunidade de ver as novas funcionalidades, para mim até dá jeito porque no trabalho é uma altura um pouco mais folgada e aproveito. As explicações acima resumem bem as minhas primeiras impressões.
Posso não vir a adorar o formato no final, mas aplaudo já a iniciativa de testarem novas dinâmicas :D

Tenho é uma "reclamação" de algo que já vem de trás nas missões de outros eventos. E já nem falo da repetição a pedir N mercadorias em missões consecutivas...:rolleyes:
A que me refiro é a que pede para fazer uma Pesquisa ou 18/24 vapores de visão. Para mim é descabida, em particular para quem já não tem pesquisas para fazer. Obrigarem a que se invistam cataclismos e fragmentos em receitas não me parece adequado pelo seguinte:
  • cataclismos e fragmentos não são recursos que abundem (em particular depois de aventuras), ao contrário de moedas, provisões e até de mercadorias
  • se quiser esperar por receitas que me interessem, pode demorar mais de 1 dia para fazer cada uma delas
  • posso até nem ter interesse em fazer receitas nesta altura
  • há que ter em conta que, ao contrário de moedas, PCs e provisões, não são recursos que se consigam diariamente e sem custos associados para se gastarem em quantidade razoável para os vapores de visão pedidos
Estar a gastar recursos não gratuitos e não abundantes para fazer várias missões num evento, não me parece adequado. Fica a repetição de queixas antigas de outros membros :p

Sugestão para não ser apenas rabugice, reduzam os vapores de visão pedidos ou, e se calhar mais adequado, coloquem como alternativa as outras opções que têm como a recolha de tropas, mercadorias (mais uma :rolleyes:), resolver encontros ou colher feitiços. Não digo a das provincias que aí são vários dias na mesma e já existe pelo menos uma.

Saiu testamento...lamento aos moderadores que recolhem as opiniões e "têm" de ler :p os restantes podem sempre ignorar fazendo scroll :cool:
 

SPMR

Lenda da Floresta
A que me refiro é a que pede para fazer uma Pesquisa ou 18/24 vapores de visão. Para mim é descabida, em particular para quem já não tem pesquisas para fazer. Obrigarem a que se invistam cataclismos e fragmentos em receitas não me parece adequado pelo seguinte:
  • cataclismos e fragmentos não são recursos que abundem (em particular depois de aventuras) (...)
  • se quiser esperar por receitas que me interessem, pode demorar mais de 1 dia para fazer cada uma delas
  • posso até nem ter interesse em fazer receitas nesta altura
Permite-me discordar @Foxx:
Poderemos de alguma forma criticar a quantidade de vapores de visão que são pedidos durante um evento que normalmente dura pelo menos 3 semanas, quando estamos dispostos a todas as loucuras em 6 dias de aventura, e sabendo de antemão que se tivermos tempo e paciência em menos de uma semana temos todas as missões do evento feitas.

Eu que deixei de cometer loucuras nas aventuras estou assim:

Screenshot_2022-08-03-20-17-41-696_com.innogames.elvenar-01.png


Mas se de facto esta quantidade de vapores impedir jogadores de concluírem as missões do evento durante o tempo que este dura, aí sim, é razoável admitir que este tipo de missões não está ajustada.
 

Foxx

Ogre de Cristal
Aqui não se trata de stocks. Não tenho de ser poupadinho a pensar no futuro, que por acaso até sou. Trata-se de conseguir obter o que é preciso no decorrer do evento. Acontece o mesmo com as mercadorias quando as pedem nas missões e não podemos usar o stock que se tem às molhadas.
Cataclismos e fragmentos custam ganhar. Independentemente de os usarmos ou não. Para os ter, ou espero por 4 por dia na academia, repito, 4. Ou então faço o pináculo (e eu sou dos doidos que o faz todo) e gasto tropas que me custam fazer (Independentemente de as gastar todas ou não no pináculo, nos torneios ou no que for, ou as ter em stock em barda...custam obter).

Voltando aos 4 cataclismos por dia, do que me lembro assim de repente, acho que consigo com duas receitas de 9 vapores, chegar aos 18...noutras só faço 9 vapores com esses 4 cc. Digamos que fazemos os 18 vapores com 4 (1 dia de academia)...são pelo menos 4 dias na melhor das hipóteses para essas pelo menos 4 missões que surgem... E a usar recursos que são importantes.
Eu não me importo de esperar para fazer missões, prova disso é que estou pouco rezingão com as das mercadorias, que espero e não sopro, e não gosto delas. Repetidas então ainda menos. Mas não gasto nada precioso para as ter e poderei usar mais tarde no que quiser.

Aqui obrigam a usar recursos valiosos e que demoram a juntar em algo que me poderá não ser nem útil, nem vantajoso no momento e que pode mexer com a gestão do meu jogo.

Repito, não está em causa stocks de A ou B, está em causa o que se usa e o que demora obter de forma natural ;)
 

anab

Benção da Natureza
Cataclismos e fragmentos custam ganhar.

Na minha opinião são duas situações diferentes. Uma coisa é a aventura que a @SPMR refere, que é jogada em equipe e os cataclismos gastos são divididos por vários jogadores.
Outra coisa é um evento que é jogado solitariamente em que o @Foxx se revê. Já em tempos eu tinha dito que estavam a abusar dos pedidos de visões de vapor. Colocaram alternativas o que acho muito bem, algumas alternativas até são razoáveis; as de pesquisar tecnologias não são razoáveis porque muitos jogadores podem não ter pesquisas para fazer e aí não há soluções.
Com isto quero dizer que há de certeza jogadores que têm muita dificuldade em fazer estas missões que não são tão poucas como isso.
 

SPMR

Lenda da Floresta
Aqui obrigam a usar recursos valiosos e que demoram a juntar em algo que me poderá não ser nem útil, nem vantajoso no momento e que pode mexer com a gestão do meu jogo.
Eu volto a ser chatinha, mas e o que gastamos durante uma aventura em resíduos arcanos não mexe com a gestão do nosso jogo, ou aí os fins justificam os meios?

E não estou a dizer que as missões não são exigentes, não é isso.
Digamos que fazemos os 18 vapores com 4 (1 dia de academia)...são pelo menos 4 dias na melhor das hipóteses para essas pelo menos 4 missões que surgem
E sim é verdade que se fizermos 18 vapores com as receitas que nos são úteis poderemos demorar uma eternidade e que isso pode impedir jogadores de conseguir fazer todas missões no tempo de duração do evento.

E também é verdade que os fragmentos são um recurso caro.

Mas...

A que me refiro é a que pede para fazer uma Pesquisa ou 18/24 vapores de visão. Para mim é descabida, em particular para quem já não tem pesquisas para fazer. Obrigarem a que se invistam cataclismos e fragmentos em receitas não me parece adequado pelo seguinte:
  • cataclismos e fragmentos não são recursos que abundem (em particular depois de aventuras),
... continuo a insistir os Cataclismos e os fragmentos tem o mesmo preço quer os gastamos durante o evento ou durante a aventura. Não podemos é dizer que são recursos caro nos eventos, quando nas aventuras gastamos o que for preciso.
 
Última edição:

Foxx

Ogre de Cristal
Não estás a ser chatinha, estás a expôr a tua opinião ;) assim como eu exponho a minha :p

Ficaste agarrada a uma referência minha que é secundária para o caso e que já vi que não devia ter escrito. As Aventuras...
Como disse depois, stocks são irrelevantes, assim como as aventuras em si, para a minha argumentação. Eu tenho cataclismos suficientes para fazer as missões, não tantos quanto tu, é certo, mas tenho. O meu ponbto continua a ser que os recursos exigidos para fazer os vapores de visão (cataclismos e fragmentos) custam a obter face à quantidade de vapores que é pedido ao longo das missões. Caro porque custam a ganhar (esquece os stocks) e porque me obrigam a gastar mesmo que não me interesse ou a esperar demasiado para que cheguem as que me interessem.

Até te dou um exemplo, ontem fiz uma das de 24 vapores. Tinha os ditos cataclismos e fragmentos e esperei que as receitas girassem para fazer uma de duas receitas que mais gosto de fazer e que me interessa investir: instantes de MA de 15 ou 20, os edifícios temporários de saúde ou dano de ligeiros/magos e claro, as rações.
As receitas giraram e tinha uma das que me interessava. Fiz 10 vapores, todo contente, dos 24 pedidos. Porque tinha goles e estava curioso para ver quanto tempo teria de esperar para chegarem novas receitas que interessavam, usei os goles. As voltas nas receitas usadas foi o equivalente a quase 2 dias! E como sabes, as receitas que referia em cima estão em slots diferentes, imagina se não fosse assim ;)

Continuo a dizer, a quantidade de vapores não só é despropositada como obriga ao uso de um recurso que, ao contrário de outros que também pedem em barda, não são tão fáceis de obter em quantidade.
 

SPMR

Lenda da Floresta
Ficaste agarrada a uma referência minha que é secundária para o caso e que já vi que não devia ter escrito. As Aventuras...
Sim, se não as tivesses referido não teria terminado neste debate, e por isso mesmo porque o assunto das aventuras é um assunto à parte, eu fico-me por aqui na argumentação. ;)
Mas obrigada pelo debate de ideias. É sempre agradável debater umas ideias neste fórum (então quando o debate acontece entre 2 membros da mesma irmandade, ainda mais interessante se torna) ;)
 
Topo