Tópico de Debate Sencientes - Sabão

skullpirate

Ogre de Cristal
Boa noite,

Este tópico foi aberto com uma sugestão para ultrapassar o problema da falta de produção de sabão. Li aqui o porquê da não exequibilidade da solução proposta, da mesma forma que li várias justificações para este facto. Mas não li uma solução e passado quase um ano desde a proposta rejeitada o problema mantêm-se, sem que a equipa Elvenar o resolva. Não quero ser incorreto, mas os jogadores precisam de uma solução, fico com ideia que não existe interesse em ultrapassar esta questão..
 

Thokk

Protetor dos Bosques
Bom, já passou um ano desde que levantei a questão sobre o sabão. Li, aceitei as explicações. Mas o problema continua, não melhorou, aliás até o vejo piorar. Quem quer sabão, tem de se rebaixar a ofertas, quase um roubo! Estar não sei quanto tempo para completar uma pesquisa que com outra senciente já estava feita há muito tempo.

Fica novamente o desabafo.
 

Deleted User - 214760

Ex-Membro
Ex-Membro
Bom dia,

Talvez possamos ter deixado confuso ou a ideia de que haveria algo a fazer, por essa razão deixamos o esclarecimento. :)

Consultámos na altura com outras comunidades e não se verifica o que se verifica no servidor PT com o sabão, o que apenas prova que o desequilíbrio não vem do jogo, mas do nosso mercado e mais um ou outro e tal é algo que apenas os jogadores podem resolver entre si, não há "soluções" gerais para serem aplicadas a apenas um pequeno número de servidores.
Jamais será implementado um sistema que apenas sirva um Servidor. Para que algo seja implementado no jogo tem por força de resultar de algo que é transversal ao jogo/todos os mercados e não algo que afete apenas um ou outro. A "escassez" de certas mercadorias em determinadas alturas do jogo não resulta de um desequilíbrio do mercado, do pedido de mercadorias, dos bónus, das maravilhas ... pelo que não há lugar para intervenção de quem desenvolve o jogo.

Se analisarmos a enorme necessidade de sabão no mercado e o momento em que ela mais é sentida: é no início dos capítulos, será isso algo que podemos imputar a uma falha de jogo? Ou será talvez necessária uma mudança de estratégia por parte dos jogadores e/ou Irmandades?
Além do que foi exposto nas duas publicações anteriores, ainda deverá ser considerado o seguinte: Os produtores de sabão nos últimos capítulos são sempre os mesmos, poderão até ser menos uma vez que podem alguns desistir do jogo pelo meio, ou um pouco mais resultado daqueles que vão chegando ao fim entretanto, mas de forma geral estamos sempre a falar das mesmas pessoas, na verdade. Quais as produções dos jogadores com sabão quando estão entre capítulos? Qual a frequência com que os produtores de sabão produzem no intervalo de capítulos? Mantêm o Stock? Aumentam o Stock? Deixam o stock ir abaixo? A importância disto é apenas uma: os produtores de sabão têm que fornecer os restantes e vice versa.

E mais interessante ainda: vamos analisar os pedidos que estão neste momento ( dia 06/11 às 11:30 ) no mercado:

A pedir sabão há 94 páginas. ( São na verdade 108, mas não vou considerar sequer as que oferecem mercadorias de categoria diferente.)

65 páginas oferecem Bismuto (520 ofertas - 3 com 1* para o Sabão = 517)
Estão 49 pessoas a preencher estas páginas. Sendo que 7 páginas ( 22 pessoas ) com ofertas injustas a pedir menos Sabão do que oferecem Bismuto!

29 páginas oferecem Gomelos (232 ofertas - 6 com 1* para o Sabão = 226)
Estão 38 pessoas a preencher estas páginas. Sendo que 7 delas têm uma parte das ofertas a oferecer menos Gomelos do que estão a pedir Sabão.

Destas cerca de 75 pessoas ( algumas estão nos dois formatos ) cerca de metade tem 5 ofertas ou menos e o resto tem cerca de duas páginas ou seja 16 ou mais ofertas de uma só vez!

Há 22 páginas a oferecer Bismuto e a pedir Gomelos representadas por 26 pessoas.
Não há páginas a oferecer Gomelos e a pedir Bismuto.
  • Verifica-se vários casos que a mesma pessoa oferece tanto bismuto como gomelos para pedir sabão! Isto dá que pensar... Por exemplo surge uma dúvida imediata: andam as pessoas a manipular o mercado? Se conseguem ir buscar os gomelos à sua irmandade, como é que não conseguem ir buscar o sabão? Voltamos ao ponto inicial, está a irmandade equilibrada em termos de produções? Isto já para não referir que os jogadores sabem que muitos vão ao mercado apenas para equilibrar stocks para si e para a sua irmandade e como é óbvio a palavra ajuda, ganha outro significado! :/
E já agora pensem nisto:
Se estou a oferecer menos do que estou a pedir em que medida é que estou a contribuir para um mercado justo? Não estou! Estou apenas a garantir que as minhas ofertas são colocadas primeiro e a tentar garantir sabão para mim. As ofertas mais baratas, como em qualquer sistema são colocadas acima das de duas estrelas, logo isto é uma estratégia para ter ofertas acima dos outros jogadores, por exemplo.
Estas ofertas são injustas da mesma forma e contribuem para o perpetuar de todas as outras... se não concordo com ofertas injustas a pedir mais do que recebo, não posso em boa consciência colocar ofertas injustas para receber mercadorias mais depressa! Independente das justificações que se possam apresentar, o conceito é o mesmo, na minha humilde opinião.
Por outro lado, se coloco 16 ofertas e as mesmas são em grande parte colocadas juntas, se um jogador quiser ajudar no mercado tem que andar a saltar de página em página para não dar tudo aos mesmos ou na app tem que fazer scroll até não acabar mais!

Por isso, voltamos ao mesmo... o que foi exposto nas duas publicações feitas neste tópico mantém-se e também não se viram mudanças nenhumas na postura dos jogadores depois de verem expostos so factos. A solução nem sempre passa pelos outros fazerem algo para mudar as situações...
O mercado é um espaço de trocas e como em qualquer outro espaço comercial real é comandado pela lei da oferta e da procura, bem como influenciado pela especulação e nessa medida, não podemos restringir ainda mais o que lá é colocado. Em termos do jogo em si nada pode ser feito para obrigar os jogadores a colocarem as suas mercadorias no mercado ou fazê-lo apenas de forma justa ou em quantidade apenas necessária...
As trocas "injustas" serão sempre permitidas uma vez que não podemos ditar os valores a 100%. Efetuámos algumas alterações nos rácios e nas estrelas para que os jogadores tivessem uma melhor visão do que estão a "perder" quando aceitam determinadas trocas, mas em última instância fazem-no porque querem. Temos um limite considerado justo para a quantidade de trocas que um jogador pode colocar e temos ainda um tempo limite para que as trocas possam ficar no mercado! Mas enquanto existir no jogo pessoas a aceitar esse tipo de trocas, elas não irão desaparecer, e sejamos coerentes, se coloco ofertas a perder na verdade estou a passar a mensagem a todos os jogadores que produzem sabão que estou disposto a isso! É apenas expectável que os produtores de sabão, vendo que podem ganhar mais, optem por essas escolhas e depois façam eles também as trocas injustas... e o círculo não mudará e a além dos desequilíbrios das produções em certas irmandades vai juntar-se a especulação, enquanto não mudar o comportamento dos jogadores! No nosso mercado vale para o sabão, especialmente no início dos capítulos, para outros mercadores é válido para outras mercadorias, mas passa por comportamentos e não alterações de jogo.

Dito isto, posso aproveitar para vos deixar o meu caso, enquanto jogadora. Tenho sempre mercadorias suficientes para manter as minhas pesquisas e ir ajudando os meus colegas de irmandade quando pedem. Entre feitiços, instantes, Fénix, maravilhas e edifícios de eventos, um grande foco é a produção já que as sencientes fogem a cada noite!
Para o último capítulo, por exemplo, são necessários 220k de sabão ao fim de 270 Pcs.
Faço a média de dias em que vou conseguir esses Pcs - considerando os meus edifícios e torneios. Sabendo as minhas produções com os diversos bónus ( edifícios, instantes, feitiços e maravilhas ).
Assim que a raça saiu no beta foi altura de começar a produzir para reequilibrar stocks ( todos ). Sabendo que há edifícios que para evoluir vão precisar de sencientes, que tenho 5 construtores e que cada evolução em média demora 40h e que tenho certas maravilhas que quero evoluir que também custam sencientes e determino o meu stock e produzo para manter esse stock considerando as trocas e o decréscimo.
Quando coloco trocas no mercado é sempre tendo isso em conta e assim não fico parada nas pesquisas ou nas evoluções porque as minhas produções das sencientes têm que acompanhar as minhas necessidades para aquilo que projeto para a minha cidade.

Em relação ao mercado, de vez em quando (+- 3x semana) vou ao mercado ver se posso ajudar mais alguém, fora da minha irmandade com o sabão. Contudo é extremamente maçador andar a percorrer páginas e páginas e ver sempre os mesmos nomes... então procuro nomes que menos costumo ver... Depois tenho que andar a ver todas as páginas porque senão, os últimos nunca recebem porque com pedidos de de 20000 / 40000 por cada oferta ou 20 pedidos da mesma pessoa com pedidos de 5000 é impossível ajudar toda a gente. E devo dizer que das dezenas de jogadores que ajudei ao longo dos anos, conto por uma mão os que mandaram uma mensagem de agradecimento. Eu não me incomodo porque não é por isso que o faço, mas também é óbvio que quando vou ao mercado para ajudar, recolho as ofertas dos jogadores que A) recolhem as minhas por vezes B) me agradecem quando os ajudo. Também já ajudei jogadores que me mandaram mensagens a perguntar se tinha x mercadorias disponíveis ... desde que não me prejudique ou a minha irmandade, faço-o sem problemas... Mas em 6 anos conta-se mais uma vez por uma mão estas situações!

Enfim, considerações pessoais à parte, importante é que tenhamos esclarecido que a situação foi analisada e as conclusões foram claras no que diz respeito ao jogo em si e à possível intervenção nesta situação do sabão.

Assim, clarificando a posição da equipa de desenvolvimento e a nossa enquanto equipa para que não fiquem criadas expectativas de alterações nesta matéria: em termos genéricos o jogo está equilibrado nos pedidos de recursos a nível das pesquisas, as províncias são atribuídas de forma equilibrada por força da forma como o mapa do mundo está desenhado, existem múltiplos recursos de jogo para fomentar e potenciar a produção das sencientes no geral. Assim, da parte da equipa de desenvolvimento não há ação a ser tomada, porque a solução não passa por mudanças no jogo/mercado para essa matéria.:)
 

SPMR

Lenda da Floresta
20 pedidos da mesma pessoa com pedidos de 5000 é impossível ajudar toda a gente.
Sim, eu sou uma dessas pessoas que coloco muitas ofertas de 5000. E coloco de 5000, porque acho que é mais fácil, os pequenos produtores de sabão aceitarem trocas de 5000 do que de 10000 por exemplo. Além disso, imaginemos um jogador tem 10 K de sabão por trocar por bismuto.
Se eu tiver lá uma troca de 5000 de bismuto, esse jogador pode dar-me 5000 de sabão a mim e 5000 de sabão a outro jogador. Já se eu colocar uma oferta de 10K, estou a roubar a oportunidade de outro jogador receber 5000 de sabão.

Se estou a oferecer menos do que estou a pedir em que medida é que estou a contribuir para um mercado justo? Não estou! Estou apenas a garantir que as minhas ofertas são colocadas primeiro e a tentar garantir sabão para mim. As ofertas mais baratas, como em qualquer sistema são colocadas acima das de duas estrelas, logo isto é uma estratégia para ter ofertas acima dos outros jogadores, por exemplo.
Estas ofertas são injustas da mesma forma e contribuem para o perpetuar de todas as outras... se não concordo com ofertas injustas a pedir mais do que recebo, não posso em boa consciência colocar ofertas injustas para receber mercadorias mais depressa!
Claro que todas as vezes que estou a oferecer mais bismuto do que peço sabão, estou a aumentar a quantidade de bismuto existente no mercado comparando com o sabão, ou seja, estou a desiquilibrar o mercado. Não, não estou a contribuir para um mercado justo.
E se coloco ofertas de 3 estrelas, oferecendo mais bismuto do que peço de sabão, não é com o objectivo de atropelar alguém no mercado. Apenas se não consigo o sabão que preciso dentro da irmandade preciso de recorrer ao mercado externo, e se no mercado externo existe mais procura do que oferta de sabão, é natural que eu tenha de recorrer a ofertas de 3 estrelas para conseguir angariar algum sabão. E a verdade é que mesmo oferecendo 5300 de bismuto por 5000 de sabão não estou a conseguir obter sabão no mercado externo. Se não o consigo com ofertas de 3 estrelas, não é com ofertas de 2 estrelas que chego lá !!! O único sabão que tenho conseguido no mercado externo, é pessoal que oferece sabão, mas pede platina em troca.

E eu até sou das jogadoras que me costumo preparar com antecedência. Não o fiz desta vez. Poderia ter acumulado mais sabão quando soube que a nova raça estava á porta. Não me preparei é um facto, mas ás vezes também precisamos de relaxar neste jogo e deixar acontecer e quando surgir tenta-se resolver.

Se analisarmos a enorme necessidade de sabão no mercado e o momento em que ela mais é sentida: é no início dos capítulos, será isso algo que podemos imputar a uma falha de jogo?
Claro que não é uma falha de jogo, em momentos de maior necessidade de sabão, como sempre que se inicia um novo capítulo, o "problema" do sabão acontece.

Só existe, uma questão que gostava de ver respondida. Em termos de S3, como estamos de produtores de sabão, comparando com produtores de gomelos ou bismuto? Refiro-me a quantidade de jogadores activos que são bonificados em sabão. São em igual número que os produtores de gomelos e bismuto, ou temos menos jogadores a produzir sabão?
 
Última edição:

Labrusca

Mercador das Palavras
Temos de nos habituar à ideia que alguns vivem em Abu Dabi e outros em Portugal. :p

Como as minhas propostas justas de gomelos por sabão costumam decair até praticamente desaparecer, faço propostas de 3 estrelas (11000 por 10000 e quando passa o frenezim do início da nova raça - 10100 por 10000) e vou conseguindo fazer as trocas sem perder aquilo que mais valorizo neste jogo - TEMPO.

Já as propostas de bismuto e gomelos, pelos mesmos jogadores, eu posso responder a isso.
Já deu para perceber pelo comportamento do nosso mercador, que a mercadoria sensiente T3 mais rara e por isso mais valiosa é sabão, seguido de gomelos e por último bismuto.
Como produtora de gomelos nunca tenho dificuldade em trocar gomelos por bismuto e na maior parte das vezes até troco por ofertas com 3 estrelas.
Como aceito sempre mais do que preciso (por causa do decréscimo) e imagino que um produtor de sabão também precise de bismuto de vez em quando, quando preciso mesmo de sabão, até ofertas de bismuto coloco.

Agradeço à @Aspirina a explicação dada, está muito clara, mas é preciso ter azar! Passou um ano e o mercado ainda não estabilizou, continuamos com problemas com sabão! o_O
 

Deleted User - 214760

Ex-Membro
Ex-Membro
Só existe, uma questão que gostava de ver respondida. Em termos de S3, como estamos de produtores de sabão, comparando com produtores de gomelos ou bismuto? Refiro-me a quantidade de jogadores activos que são bonificados em sabão. São em igual número que os produtores de gomelos e bismuto, ou temos menos jogadores a produzir sabão?

Para responder a essa pergunta terei que fazer o mesmo que qualquer jogador pode fazer: ir ao jogo e procurar 1 a 1 nos jogadores que têm bonificação e tentar perceber o quão são ativos. É algo que também tenho alguma curiosidade, se bem que dando uma vista de olhos pelas 50 primeiras irmandades vemos que estará mais ou menos equilibrado. Há é irmandades mais equilibradas que outras e algumas que têm vários produtores de sabão bastante ativos. No ano passado fiz esse trabalho quando apresentei a outra publicação e viu-se que na altura não era tanto uma questão de termos menos produtores de sabão ativos, mas sim de terem poucas fábricas. Mas hei-de arranjar tempo para fazer essa análise...

Passou um ano e o mercado ainda não estabilizou, continuamos com problemas com sabão! o_O

Se me permitem a frontalidade, analisando o histórico do nosso mercado, acho que não vai passar até que se comecem a quebrar círculos. A quantidade de 3* supera em muito as de 1* e isso apenas fomenta a "impressão" de que o mercado tem escassez de uma ou outra mercadoria.

Já deu para perceber pelo comportamento do nosso mercador, que a mercadoria sensiente T3 mais rara e por isso mais valiosa é sabão, seguido de gomelos e por último bismuto.

Será que é?
Ou será que se criou essa especulação que nunca foi ultrapassada? É algo que por vezes também debatemos e passando a comparação que pode surgir como desagradável... vejam o que aconteceu com o nossos super/hiper mercados em Março.
Não houve em momento nenhum falhas na distribuição das grandes cadeias para enlatados e os responsáveis das mesmas afirmaram que teriam sempre o stock garantido desses produtos. Contudo vezes sem conta vimos as prateleiras vazias! Não por falta de produção, distribuição ou reposição. Não por falta de aumento de consumo, segundo as estatísticas desse mês... mas porque algumas pessoas levavam tudo o que havia pelo receio de faltar outros produtos no futuro e as pessoas quererem assegurar que tinham stock desses produtos. Foi necessário a limitação das quantidades por pessoa para que o "mercado estabilizasse" e a perceção da existência dsses produtos regressasse à normalidade.

Acabassem as ofertas de 3* a pedir sabão e estava disposta a apostar que começaríamos a ver ofertas de sabão no mercado de 2*. Sabendo que o bismuto é a mercadoria mais necessária no jogo e que a produção de gomelos é não muito intensiva também, os produtores de sabão teriam que ir buscar essas mercadorias ;) Mas vamos tentar fazer essa análise mais ao detalhe ;)

Sim, eu sou uma dessas pessoas que coloco muitas ofertas de 5000.
mas ás vezes também precisamos de relaxar neste jogo e deixar acontecer e quando surgir tenta-se resolver.
e vou conseguindo fazer as trocas sem perder aquilo que mais valorizo neste jogo - TEMPO.
Apenas cito estas porque me permitem desenvolver /clarificar... não há intensão de expressar críticas nem para quem coloca grandes quantidades, nem quem coloca poucas... Todos nós certamente que usamos as duas estratégias em momentos diferentes para objetivos distintos. :)
 
Última edição por um moderador:

anab

Benção da Natureza
Há muita coisa que condiciona a produção de sencientes e esta raça nova dos Mercadores piora as coisas.

Nós temos 5 produtores de sabão na irmandade e mesmo assim, neste arranque não conseguimos satisfazer os pedidos da irmandade. É preciso sementes para produzir e nem todos os jogadores produzem sementes em boa quantidade para produções non-stop. Com esta raça temos a acrescentar o problema de ou produzir urunium ou sementes o que agrava a situação. Usar feitiços também depende da quantidade que cada um possa ter em inventário.

Conforme os jogadores foram evoluindo nas raças, praticamente o sabão que produzimos mesmo sem termos entrado na raça nova dos Mercadores, era praticamente todo para a irmandade por isso não me admira que o sabão seja um eterno problema em irmandades que tenham poucos produtores de sabão.
 

Labrusca

Mercador das Palavras
@Aspirina , se fores analisar a minha irmandade, verás que temos apenas um produtor de sabão e coitado, tem tanto trabalho que se continuar a jogar Elvenar nos damos todos por muito contentes!
Mesmo na análise económica dos mercados é difícil afastar a percepção dos investidores, da realidade. Da minha perspectiva, ancorada na minha experiência, é muito raro encontrar ofertas de sabão com 2 estrelas e as ofertas que faço de 2 estrelas por sabão raramente são respondidas.
Por outro lado, nós também somos uma irmandade muito pequena, modesta, com poucos jogadores com sensientes. Para mim tornou-se um hábito encontrar fora da minha irmandade quem me troque as minhas bonificadas pelas tão desejadas e necessárias mercadorias sensientes que não produzo.

Por isso, para mim, a lógica de mercado faz sentido. Se eu preciso e preciso AGORA (porque as sacaninhas desaparecem durante a noite), não me importo de pagar um pouco mais por elas, que é o preço da disponibilidade.
É também por isso que muitas vezes aceito ofertas com 1 estrela (porque só falta aquele bocadinho e compensa não esperar por amanhã) ou aceito ofertas com 3 estrelas, mesmo que não ganhe nada com a troca (porque fico a pensar: coitado, se está a fazer uma oferta tão vantajosa é porque precisa mesmo!).

Mas fora percepções (nem os nóbeis da economia se entendem), ultrapassada cada fase inicial de uma nova raça, o mercado tem tendência para normalizar, mesmo que se constate sempre por mais ofertas de 3 estrelas por sabão, do que por qualquer outra sensiente.
 

SPMR

Lenda da Floresta
Para responder a essa pergunta terei que fazer o mesmo que qualquer jogador pode fazer: ir ao jogo e procurar 1 a 1 nos jogadores que têm bonificação e tentar perceber o quão são ativos.
Pensei que em termos informáticos fosse mais fácil de obter esses dados.

No ano passado fiz esse trabalho quando apresentei a outra publicação e viu-se que na altura não era tanto uma questão de termos menos produtores de sabão ativos, mas sim de terem poucas fábricas.
Sim, eu lembro-me disso.
Mas verdade seja dita, se for esse o caso, os produtores de sabão não têm de ter mais fábricas, só porque sentimos que é uma mercadoria escassa. Não deixa de ser uma decisão pessoal.

A quantidade de 3* supera em muito as de 1* e isso apenas fomenta a "impressão" de que o mercado tem escassez de uma ou outra mercadoria.
Eu ponho as coisas doutra forma. Como não estou disposta a aceitar as trocas de 1 estrela, que em nada beneficiam quem as aceita (aliás tirar proveito do mercado só porque temos sabão nem sequer me parece razoável), prefiro colocar eu trocas de 3 estrelas, na medida do que acho razoável.

Acabassem as ofertas de 3* a pedir sabão e estava disposta a apostar que começaríamos a ver ofertas de sabão no mercado de 2*.
Se eu obtiver o sabão a 2 estrelas, não tenho razão porque o pedir a 3 estrelas.
 

Thokk

Protetor dos Bosques
Deixo uma sugestão que não sei se pode ser ou não simples em termos informáticos.

Propor a alguns jogadores a troca das suas bonificadas. Tendo em conta que as fábricas têm todas o mesmo tamanho (acho que não estou a cometer nenhuma gafe), e trocar as fabricas que possuem (com instantes ou logo no nivel).

Sinceramente, não interessa se os jogadores são ativos, pouco ativos, se têm muitas ou poucas fábricas de sabão. O que vejo é um completo descontrolo do mercado. Isso de atirar a culpa para os jogadores que colocam ofertas injustas e depois vir reclamar... Bom, os mercados sejam, em jogos, sejam na realidade adequam-se consoante a oferta e procura (e sim tb a especulação). Mas lá vai mais de uma ano e o mercado está igual. Portanto será uma perda de tempo andar à procura de dados sobre o número de xx jogadores ativos. Que se vai retirar desses dados? Nada. O mercado não irá mudar.
 

SPMR

Lenda da Floresta
Portanto será uma perda de tempo andar à procura de dados sobre o número de xx jogadores ativos. Q
Discordo. A ser adotado uma medida como a troca de fábricas bonificadas de gomelos ou bismuto por sabão, deverá ser feita com base na evidência, ou seja, chegando-se à conclusão, de que realmente existem mais jogadores activos bonificados em gomelos e bismuto, do que em sabão.
 

DivineLight

Mercador das Palavras
Boas
Sou produtora de sabão e na irmandade somos 4 ou 5, não consigo dar provisão aos colegas da irmandade quanto mais aos de fora,é muito raro ter sabão para trocar aos outros jogadores fora da irmandade, a menos que me peçam com antecedencia para ter tempo de a produzir, por vezes tenho muito mais sencientes das que não produzo do que sabão, que fico depenada para ajudar os outros.
Mais activos a trocar somos 2 mas os outros também ajudam em época de aperto, se estou na raça então nem sobra sabão para os outros colegas e temos que nos juntar para fazer as pesquisas 1 a 1 ou seja juntamos as sencientes para aquela pesquisa daquele, depois juntamos para a pesquisa do outro e assim sucessivamente tentando ajudarmo-nos mutuamente, quando preciso de alguma senciente com muita procura ofereço sempre mais para despachar e nunca fui ao mercado pedir mais pelo sabão do que peço pelas outras, acho muito feio mas cada um fará o que a consciência ou a sua ausencia ditar.
Quando começar a nova raça que não tenho pressa nenhuma, vou meter a minha 3 fábrica de sabão que tenho guardada para emergências. Não falando de fazer pinas completos e tentar boas pontuações em torneios, é complicado gerir isso tudo mas é tudo escolhas e depende do que pretendemos do jogo. ;)
 

Thokk

Protetor dos Bosques
Discordo. A ser adotado uma medida como a troca de fábricas bonificadas de gomelos ou bismuto por sabão, deverá ser feita com base na evidência, ou seja, chegando-se à conclusão, de que realmente existem mais jogadores activos bonificados em gomelos e bismuto, do que em sabão.
Desde que seja colocada em cima da mesa a sugestão que coloquei. Não sendo, para que serve essa analise? Gaveta.
 

Deleted User - 214760

Ex-Membro
Ex-Membro
Propor a alguns jogadores a troca das suas bonificadas. Tendo em conta que as fábricas têm todas o mesmo tamanho (acho que não estou a cometer nenhuma gafe), e trocar as fabricas que possuem (com instantes ou logo no nivel).

Não é possível! Os jogadores têm as suas bonificadas em função da sua localização - A triangulação das suas mercadorias originais é a base de todo o seu jogo. É fundamental garantir que as bonificações estão corretamente distribuídas e equilibradas no que diz respeito à sua distribuição automática.
Já para não falar que não é de todo adequado interferir no jogo individual de cada jogador.

As análises são fundamentais e imprescindíveis! Se os seus resultados demonstram que o jogo em si está equilibrado e que os desequilíbrios provêm de comportamentos e escolhas então são essas que terão que mudar e não há lugar para qualquer alteração do jogo.
 

Thokk

Protetor dos Bosques
Irei remeter-me ao silencio. Não sendo possivel em termos de programação é uma coisa, não ser possivel em termos de bonificadas e localização... Eu já fui movido duas vezes no mapa mundo! Mover para uma nova localização de bonificadas... ;)

Concordo que as analises são fundamentais, mas se forem feitas no principio de:
A "escassez" de certas mercadorias em determinadas alturas do jogo não resulta de um desequilíbrio do mercado, do pedido de mercadorias, dos bónus, das maravilhas ... pelo que não há lugar para intervenção de quem desenvolve o jogo.
Então não servem mesmo para nada.

Edit: vemos por exemplo agora uma dificuldade em sencientes T1, mas estas é normal, é uma procura do momento, da necessidade atual. Sabão é outra história. Nunca houve neste ano trocas justas.
 

SPMR

Lenda da Floresta
vemos por exemplo agora uma dificuldade em sencientes T1,
Não tem haver com o tema do sabão mas já há algum tempo que não vejo ofertas de platina no mercado, e a situação já é prévia à nova raça. Acabo por ter de recorrer a trocas de 3 estrelas, oferecendo mais resina do que peço platina.
 

Enchanted Moon

Sábio do Pó Mágico
Não tem haver com o tema do sabão mas já há algum tempo que não vejo ofertas de platina no mercado, e a situação já é prévia à nova raça. Acabo por ter de recorrer a trocas de 3 estrelas, oferecendo mais resina do que peço platina.
Eu estive ausente do jogo e quase para desistir, mas da próxima vez que precisares de platina, estás a vontade para mandar mensagem ;) Só não ajudo se não puder mesmo! Eu nem sempre vou ao mercado ver as ofertas porque me esqueço :(
 

LyanaMarya

Mercador das Palavras
Acho que o problema dos produtos terem grandes picos de escassez, além de haver por vezes pedidos iguais em raças adjacentes, tem a ver com os jogadores que não equilibram os seus próprios produtos, ou seja, vão acumulando os produtos bonificados e só fazem trocas quando precisam dos outros produtos, se fossem trocando à medida que vão acumulando isso não acontecia. Julgo eu. Claro que há uma diferença entre as mercadorias regulares e as sencientes, basta ver a quantidade de fábricas de umas e outras, pois estas últimas exigem recursos que não se produzem com um "sopro". Por isso a minha sugestão é cada um/a equilibrar os seus recursos e assim fazerem desaparecer os "parasitas". Será possível!?
 

DivineLight

Mercador das Palavras
Creio que os grandes picos de escassez de uma determinada mercadoria tem também a ver com a coincidência de estarem muitos jogadores nesse preciso momento a pesquisar algo que pede uma grande quantidade dessa mercadoria, sendo impossível satisfazer todos.
Agora houve escassez de platina no mercado que é uma T4, nunca tinha tido problema em arranjar, neste momento já está a aparecer de novo, que pode indicar que já passaram à frente dessa pesquisa. Os colegas produtores da mesma ajudaram.
Para haver mais justiça tentem não aceitar trocas de 1 estrela se bem que por vezes é preferível a ter a perda do seu decrescimo nocturno, eu por exemplo não aceito mesmo que o decréscimo seja maior, pois não concordo com essa especulação.:oops:
 
Topo