Lobisomens da Aldeia Velha - entre o 3º e 4º jogo

Thokk

Protetor dos Bosques
Ora bem, chegamos a um ponto onde os lobos precisam de uma volta. Caso contrário não será possível desfrutar com o jogo. Neste momento temos dois problemas:
  • Escreve-se pouco, chega uma altura é que a única coisa que interessa é votar, isso desvirtua o jogo. Por muito que me agrade haver um narrador espectacular, ele tem de ter um papel secundário, um papel de continuidade da história e não estarmos à espera que ele desenvolva a mesma. O Narrador é um complemento e não o centro da história. Pensem nisto como num livro, o que é mais interessante, as personagens ou o narrador?
  • A troca de informação de bastidores. Isto leva a que a equipa do “bem” vença mais facilmente a do “mal”. Normalmente o lado bom já ganha o jogo, com troca de informação torna-se impossível que a equipado do “mal” ganhe.

Soluções?
Aqui é que a porca torce o rabo, e para isso gostava de contar com a vossa opinião e ideias, no entanto atiro para aqui algumas ideias:
  • Reduzir a quantidade de pessoas a jogar para 10. Mantendo os dois lobos; salvador e vidente;
  • Criar um irmandade Vs irmandade (por exemplo 5 elementos de cada lado), cada uma com um lobo que tentam ocultar a identidade. A finalidade seria aniliquilar o lobo do outro lado… carece de melhor analise, para ver se resulta, pois vejo diversos problemas (dialogo, iria ser mínimo; mecânica de jogo, como funcionam as mortes?, e se o lobo escolhe-se matar outro lobo?, etc)
  • Esta acho mesmo que terá de ser implementada: o voto para o sacrifício não pode ser mudado. E tem de ser definida hora para acontecer. Se o voto cair depois dessa hora, ou não existir voto, não se conta com ele. Assim os “arranjinhos” para escolher alguém ficam mais difíceis e obriga a que haja mais diálogo antes de fazer a escolha.
  • Manter as 15 pessoas, mas introduzir outra equipa de “maus”, como por exemplo vampiros, que trabalha independente da equipa de “lobisomens”. Teriamos de ver como se processam as regras de vitoria (passariam a ser 3 equipas), bem como a questão da morte noturna, pois teriamos duas equipas a matar.
  • Introduzir novas personagens, que assim obrigando de algum modo a mais segredo, temos várias:
    • Caçador - quando o caçador morre no jogo, seja pelos lobisomens ou pelos aldeões, ele mata imediatamente um outro jogador à sua escolha.
    • Cupido - na primeira noite ele escolhe dois namorados (duas pessoas). Se um dos namorados morre o outro morre de tristeza. Namorados não podem votar um contra o outro (nem para disfarçar). Os dois namorados tem por objetivo ficarem vivos no final do jogo. (O mais giro, é que o cupido poderá escolher um lobo e um aldeão!)
    • O Ancião - A primeira vez que ele é designado como vítima dos lobisomens, ele sobrevive. Ele morre se o caçador o matar ou se atacado uma segunda vez pelos lobisomens. Se o forem os aldeões a condena-lo, todos perdem os poderes (menos os lobisomens).
Chovam daí as críticas e ideias para tornarmos o jogo melhor.
 

DeletedUser602

Ex-Membro
Ex-Membro
Olha Thokk, as tuas ideiais são geniais! O ideal seria se calhar ir experimentando uma ou duas ideias de cada vez, para ver o que corre bem e o que seria melhor alterar.

Na minha opinião concordo que deveria haver uma hora marcada para a votação... isso realmente é importante.

A proposta das irmandades tambem é interessante... tipo uma batalha entre irmandades... mas não sei se haveria o mesmo numero de elementos das diferentes irmandades... poderia prejudicar os jogadores que gostassem de participar mas ou não pertençam a irmandades, ou poucos elementos das mesmas participem no forum...mas acho que uma "batalha amigavel e SAUDAVEL entre irmandades" seria uma otima ideia para um proximo passatempo (só que talvez um diferente, quiçá, moderado pela equipa do forum?)

Acho que uma sugestão poderia ser que TODOS tivessem uma personagem a desempenhar.... 2 lobisomens, 1 vidente, 2 caçadores, 2 capuchinhos vermelhos e uma avozinha ninja.... não sei... fazer com que todos os jogadores tivessem uma função mais ativa para alem da votação....

enfim amigo, sugestões... mas venha o proximo rapido!!!
 

anab

Benção da Natureza
Thokk as ideias que apresentas são boas. Mas tudo falha se as pessoas não forem honestas com o jogo. Essa honestidade baseia-se no segredo das suas identidades.

Não me parece que tal tenha falhado nesta ultima história, apenas tivemos uma vidente que se guiou por mensagens meias "aluadas" e que digo resultaram perfeitamente, primeiro não foi morta pelos lobisomens e acabou por ir guiando os jogadores. Foi a unica vidente quanto a mim que foi 5*. Por isso a morte dos lobisomens acabou por acontecer com alguma rapidez.

A falta de diálogo é normal pois as histórias foram muito seguidas, o que pode causar algum cansaço.

Por isso proponho um intervalo de algum tempo, estudavas melhor essas dinamicas, e provavelmente o pessoal voltaria com nova energia. Vamos ver o que dizem o resto dos jogadores.
 

DeletedUser601

Ex-Membro
Ex-Membro
...apenas tivemos uma vidente que se guiou por mensagens meias "aluadas" e que digo resultaram perfeitamente, primeiro não foi morta pelos lobisomens e acabou por ir guiando os jogadores. Foi a unica vidente quanto a mim que foi 5*. Por isso a morte dos lobisomens acabou por acontecer com alguma rapidez.....
Desculpa discordar Anab...a ultima vidente fez um bom desempenho para nao ser morta...mas pistas para o lobisomem foram muito poucas, e algumas que dava primeiro k as percebesses dava para matar meia aldeia...se ja sabia quem era os lobos como dizia porque deu o nome de um aldeao á morte?desculpa mas nao percebo
 

DeletedUser479

Ex-Membro
Ex-Membro
Thokk, as ideias são boas precisam de ser limadas.

Criar um irmandade Vs irmandade (por exemplo 5 elementos de cada lado), cada uma com um lobo que tentam ocultar a identidade. A finalidade seria aniliquilar o lobo do outro lado… carece de melhor analise, para ver se resulta, pois vejo diversos problemas (dialogo, iria ser mínimo; mecânica de jogo, como funcionam as mortes?, e se o lobo escolhe-se matar outro lobo?, etc)

Não precisa de ser uma Irmandade contra outra... que tal 2 equipas - a aldeia A e a aldeia B - cada uma com um determinado nº de jogadores (assim sempre resolvias o problema de uma irmandade ter mais participantes que outra) e cada uma com o seu lobo de estimação?... objectivo: matar o lobo da outra aldeia... cada equipa escolheria um aldeão vizinho para raptar e sacrificar... na esperança que fosse o lobo...

Se a variante Equipas não for de fácil implantação, as outras ideias parecem-me interessantes... talvez aumentem a motivação para o jogo... este último centrou-se muito no narrador (que foi excelente) e muito menos nas personagens... o que de certa forma subverteu o espírito do jogo... digo eu!
 

anab

Benção da Natureza
Desculpa discordar Anab...a ultima vidente fez um bom desempenho para nao ser morta...mas pistas para o lobisomem foram muito poucas, e algumas que dava primeiro k as percebesses dava para matar meia aldeia...se ja sabia quem era os lobos como dizia porque deu o nome de um aldeao á morte?desculpa mas nao percebo

Não tens que pedir desculpa Duke todas as opiniões são válidas como é lógico. Se leste o texto final ainda não sabia do lobisomem quando deu o aldeão à morte, avançou para um nome que ainda não tinha a certeza pois já sabia de uns tantos. Eu faria o que ela fez porque como sabes partilho a opinião quantos menos estão mais fácil se torna avançar no jogo, além de ir despistando o/os lobisomens. Mas claro é a minha opinião.
 

DeletedUser602

Ex-Membro
Ex-Membro
Thokk, as ideias são boas precisam de ser limadas.



Não precisa de ser uma Irmandade contra outra... que tal 2 equipas - a aldeia A e a aldeia B - cada uma com um determinado nº de jogadores (assim sempre resolvias o problema de uma irmandade ter mais participantes que outra) e cada uma com o seu lobo de estimação?... objectivo: matar o lobo da outra aldeia... cada equipa escolheria um aldeão vizinho para raptar e sacrificar... na esperança que fosse o lobo...

Se a variante Equipas não for de fácil implantação, as outras ideias parecem-me interessantes... talvez aumentem a motivação para o jogo... este último centrou-se muito no narrador (que foi excelente) e muito menos nas personagens... o que de certa forma subverteu o espírito do jogo... digo eu!

Gostei da ideia!!! Muito bem Maria, como sempre!!
 

DeletedUser202

Ex-Membro
Ex-Membro
Hey malta :)
Eu só joguei neste 3º jogo, não sei qual era o dinamismo dos outros... mas a minha opinião deste é positiva !
No entanto acho que faltou a "modificação" e imaginação das personagens, e é como o Thokk diz, não é esperar pelo narrador !....Cada um tem que "javardar" mas no bom senso :D

@Thokk ...acho que deste algumas ideias interessantes para os próximos e boas :). Se aparecer 10 jogadores para o próximo, fixar o segundo ponto ao jogo, e se aparecer 15 ou mais jogadores inserir também o quinto ponto, aonde entravam mais personagens !
 

DeletedUser898

Ex-Membro
Ex-Membro
A famelga da História!
is
 

DeletedUser1162

Ex-Membro
Ex-Membro
Bom dia,

Vou dar a minha opinião enquanto jogadora da 2ª história. :D

Escreve-se pouco, chega uma altura é que a única coisa que interessa é votar, isso desvirtua o jogo. Por muito que me agrade haver um narrador espectacular, ele tem de ter um papel secundário, um papel de continuidade da história e não estarmos à espera que ele desenvolva a mesma. O Narrador é um complemento e não o centro da história. Pensem nisto como num livro, o que é mais interessante, as personagens ou o narrador?
Na minha humilde opinião, acho que os jogadores se inibem de escrever para não serem descobertos. :confused: E é isso que acaba por tornar o jogo um pouco monótono.

A troca de informação de bastidores. Isto leva a que a equipa do “bem” vença mais facilmente a do “mal”. Normalmente o lado bom já ganha o jogo, com troca de informação torna-se impossível que a equipado do “mal” ganhe.
É uma pena que tal aconteça pois acredito que a troca de informações estraga completamente a dinâmica do jogo. Conheço irmandades onde ninguém disse quem era o quê. E assim é que deve ser!
Mas esta situação, infelizmente, duvido que consiga ser contornada. :( Terá de partir dos próprios participantes.

E eu ainda tomo a liberdade de colocar outro problema aos 2 que tu apresentas:
Parece-me que os participantes questionam um pouco a forma aleatória como são atribuídas as personagens, fazendo com que se criem ideias mal fundamentadas sobre quem é o quê. Por exemplo: cria-se o pressuposto de que um determinado jogador não possa ser o lobo porque já o foi no último jogo - quem diz lobo, diz outra personagem qualquer.

Quanto às hipóteses que apresentas, considero o seguinte:

Reduzir a quantidade de pessoas a jogar para 10. Mantendo os dois lobos; salvador e vidente;

Nesta situação mantém-se a questão que colocaste sobre a troca de informação de bastidores. :( Que, volto a frisar, acredito que seja difícil de contornar.

Criar um irmandade Vs irmandade (por exemplo 5 elementos de cada lado), cada uma com um lobo que tentam ocultar a identidade. A finalidade seria aniliquilar o lobo do outro lado… carece de melhor analise, para ver se resulta, pois vejo diversos problemas (dialogo, iria ser mínimo; mecânica de jogo, como funcionam as mortes?, e se o lobo escolhe-se matar outro lobo?, etc)
Neste caso, acredito que seja mais complicado. Não de implementar mas de fazer com que resulte, exactamente pelos vários problemas que apresentas.
Gosto muito da ideia que a Maria P. apresentou:
Não precisa de ser uma Irmandade contra outra... que tal 2 equipas - a aldeia A e a aldeia B - cada uma com um determinado nº de jogadores (assim sempre resolvias o problema de uma irmandade ter mais participantes que outra) e cada uma com o seu lobo de estimação?... objectivo: matar o lobo da outra aldeia... cada equipa escolheria um aldeão vizinho para raptar e sacrificar... na esperança que fosse o lobo...

Esta acho mesmo que terá de ser implementada: o voto para o sacrifício não pode ser mudado. E tem de ser definida hora para acontecer. Se o voto cair depois dessa hora, ou não existir voto, não se conta com ele. Assim os “arranjinhos” para escolher alguém ficam mais difíceis e obriga a que haja mais diálogo antes de fazer a escolha.
Lamento mas acredito que se os participantes quiserem fazer arranjinhos, fazem à mesma. :( Sabem que até àquela hora têm de ter o voto e combinam por outras vias.
Defendo que o voto possa ser mudado, até mesmo pela estratégia de defesa e ataque que a conversa for apresentando. Por exemplo: eu voto no X porque acho que é ele o lobisomem e entretanto o X comenta qualquer coisa ou defende-se das minhas suspeitas e eu até acredito nele. Mudo o meu voto.
Não permitir que se mude o voto, a meu ver, vai quebrar ainda mais a interacção entre os participantes.

Manter as 15 pessoas, mas introduzir outra equipa de “maus”, como por exemplo vampiros, que trabalha independente da equipa de “lobisomens”. Teriamos de ver como se processam as regras de vitoria (passariam a ser 3 equipas), bem como a questão da morte noturna, pois teriamos duas equipas a matar.
Neste caso, acho-o muito confuso. Iria gerar alguma confusão. Teriam de ser criadas regras claras quanto a isso. Quem mata quem? Os aldeões matam 2 pessoas por noite, na esperança de matar 1 lobisomem e 1 vampiro? Os lobisomens atacam apenas nas noites de lua cheia e os vampiros apenas quando os lobisomens não atacam? o_O

Introduzir novas personagens, que assim obrigando de algum modo a mais segredo, temos várias:
  • Caçador - quando o caçador morre no jogo, seja pelos lobisomens ou pelos aldeões, ele mata imediatamente um outro jogador à sua escolha.
  • Cupido - na primeira noite ele escolhe dois namorados (duas pessoas). Se um dos namorados morre o outro morre de tristeza. Namorados não podem votar um contra o outro (nem para disfarçar). Os dois namorados tem por objetivo ficarem vivos no final do jogo. (O mais giro, é que o cupido poderá escolher um lobo e um aldeão!)
  • O Ancião - A primeira vez que ele é designado como vítima dos lobisomens, ele sobrevive. Ele morre se o caçador o matar ou se atacado uma segunda vez pelos lobisomens. Se o forem os aldeões a condena-lo, todos perdem os poderes (menos os lobisomens).
Esta ideia parece-me muito boa. Atribuir personagens a todos os participantes fará com que se entreguem de outra forma ao jogo, penso eu de que.... :)

Uma sugestão que não sei se será viável:
- Os lobisomens não saberem quem é o outro lobisomem. Desta forma não se colocava a questão dos lobisomens se estarem a proteger um ao outro no jogo. ;)
A votação fazia-se desta forma: o narrador enviava mensagem a cada um dos lobisomens a pedir o nome do participante que queria matar. O primeiro a responder "veria" a sua vitima morta. Caso acertasse no outro lobisomem.... :confused: descobria quem era o outro lobisomem e ele não morria.

E agora uma pergunta: Para quando o próximo? :oops: Já tenho saudades dos lobisomens e dos aldeões!:rolleyes:
 

anab

Benção da Natureza
E agora uma pergunta: Para quando o próximo? :oops: Já tenho saudades dos lobisomens e dos aldeões!:rolleyes:

concordo, já passou algum tempo de pausa e devemos estar prontos para morder......lol

thokk mentor do jogo, podias lançar um experimental com algumas das inovações.
 

Thokk

Protetor dos Bosques
E agora uma pergunta: Para quando o próximo? :oops: Já tenho saudades dos lobisomens e dos aldeões!:rolleyes:
Como houve pouca interacção neste tópico, discutimos em privado con alguns jogadores, a conclusão foi praticamente unânime, que é melhor deixar passar o período de férias.
 

DeletedUser602

Ex-Membro
Ex-Membro
Como houve pouca interacção neste tópico, discutimos em privado con alguns jogadores, a conclusão foi praticamente unânime, que é melhor deixar passar o período de férias.

se estiver estipulado o periodo de jogo... tipo, 10 jogadores... 1 votação por noite... demorará no maximo até dia 10/08... talvez o pessoal se consiga ajustar, sabendo se pode ou não participar... confeço que sinto alguma saudade....
 
Topo