Tópico de Debate Sencientes - Sabão

Thokk

Protetor dos Bosques
Olá.

Abri o tópico nos debates, por apesar de ser uma sugestão, parece-me que poderá ser algo também a debater.

No nosso servidor, parece-me, que estamos terrivelmente com falta de sabão (mercadoria senciente). O que leva a duas coisas. Que essas mercadorias fiquem dentro das próprias irmandades (e bem, é para isso que elas também servem), no entanto, quando existem trocas de sabão no mercado, são quase sempre injustas. Quem necessita de sabão, tem sempre a mercadoria muito tempo no mercado até ser aceite, ou então temos de aceitar ofertas injustas. Já tive de recorrer diversas vezes a essas trocas injustas.

Se fosse no inicio de aparecimento da mercadoria, até compreenderia, pois o mercado está a ajustar-se, no entanto, com o decorrer do tempo, está a piorar.

Não tenho dados estatísticos e posso estar errado. A minha sugestão, ía no sentido de durante algum tempo, a equipa da INNO no servidor, recolhesse os excessos das outras mercadorias e as trocasse por sabão, por forma a equilibrar o mercado.
 

anab

Benção da Natureza
Se fosse no inicio de aparecimento da mercadoria, até compreenderia, pois o mercado está a ajustar-se, no entanto, com o decorrer do tempo, está a piorar.

Eu sou produtora de sabão, e que me lembre só uma ou duas vezes o coloquei para troca. Sempre que vejo o mercado são inumeros os pedidos logo basta apenas aceitar o que preciso. Mesmo enquanto esperei pela nova raça nunca deixei de produzir, embora só usasse uma fábrica. Fui fazendo bastantes trocas aos jogadores da irmandade e não só. Confirmo que piorou e muito os pedidos de sabão porque agora é lógico que se coloque em primeiro os pedidos da irmandade.

Nunca coloco trocas injustas, porque faz parte da minha maneira de ser não o fazer, se não gosto para mim não faço aos outros. Agora que passou a haver uma vaga de trocas injustas basta ir ver, pois os jogadores adoram oferecer menos e pedir mais assim que se apercebem que a lei da procura é maior.

A nova vaga que apareceu de trocas entre mercadorias diferentes também inunda o mercado. Os jogadores esquecem porque ao terem as 2 estrelas até está correto mas não está, pois ao oferecer 1.000 e pedir 10.000 as provisões e moedas e tempo que levamos a produzir 10.000 é muito superior. Mas isto foi apenas um aparte, aproveitando o tema.

Posto isto, concordo e apoio a sugestão do Thokk, caso a mesma seja possivel:

A minha sugestão, ía no sentido de durante algum tempo, a equipa da INNO no servidor, recolhesse os excessos das outras mercadorias e as trocasse por sabão, por forma a equilibrar o mercado.
 

Deleted User - 214760

Ex-Membro
Ex-Membro
Boa tarde,
Este tema foi já abordado no fórum, aquando da entrada dos Constructos , comentado por ti ;) e em alguns tópicos no fórum foram também já debatidas as "trocas injustas", assim como também fornecemos algumas sugestões para que possam encontrar parceiros de trocas para o que mais precisam, o que se revela ainda mais pertinente para as mercadorias sencientes, uma vez que os parceiros de troca são todo o universo dos jogadores do servidor para este tipo de mercadorias.
Vários fatores podem determinar a "escassez" de sabão ou de outra mercadoria qualquer o que não representa a sua verdadeira inexistência:

Devemos considerar:
- As produções são alocadas no início do jogo e ficam com o jogador para todo o seu jogo.
- A colocação de novos jogadores no mapa é baseada na existência de slots vagas, o que vai de encontro a que exista uma mesma quantidade aproximada de jogadores com as diferentes combinações de produções.
- O Elvenar permite multicontas. Este é um fator que os jogadores esquecem quando criam contas só porque sim..só para experimentar.. só para ir lá de vez em quando... ou seja, sem intenção de as evoluir ao ritmo expectável. Ao ocuparem uma slot e elevando-a ao capítulo III as contas ficam no servidor, exceto se manualmente apagadas pelos seus proprietários. Isto obviamente manipula a disponibilidade de mercadorias sencientes no mercado, uma vez que estas contas não chegam a esse nível evolutivo no tempo médio regular. Se a maioria for de mercadoria X essa mercadoria estará em desvantagem no mercado.
- A formação das irmandades é muitas vezes efetuada com base em vários requisitos que não as produções de cada um, o que justifica que em algumas irmandades existe um largo excedente de algumas mercadorias e uma escassez de outras.

Estes são factos que devemos considerar para justificar algum desequilíbrio (esperado) a nível do mercado. Quando falamos de mercadorias sencientes eles tornam-se ainda mais relevantes uma vez que entra um novo fator: decréscimo!

- Os produtores de sabão são os iniciais produtores de Gemas, estatisticamente não é de todo a mercadoria mais em falta no mercado para mercadorias mágicas, essa produção está equilibrada com o Elixir, sendo Pó Mágico a menos frequente em termos de contas ativas no servidor PT.
- Se temos produtores de Gemas ( desde o início de jogo verifica-se abundante ) mas "não temos" produtores de sabão então esses jogadores ou não chegaram ainda aos antepenúltimo capítulo ou estão concentrados em algumas irmandades ou simplesmente não o colocam no mercado.
- O decréscimo leva a que, para muitos, a estratégia de produção se altere : produzem considerando o decréscimo para as pesquisas imediatas e não para stock, o que leva a que as trocas sejam por necessidade e não por excedente. As mercadorias sencientes são deveras valiosas (custam a produzir, custam a manter e são muito solicitadas nas pesquisas e Maravilhas) e não têm a mesma dinâmica das outras.

Considerando tudo isto, é natural que a dinâmica de "escassez" de mercado para estas mercadorias "aumente" no início de cada raça, os Elvenar pedem mais destas mercadorias do que os constructos, como é de esperar. Isto é verdade especialmente se nas irmandades de verificar um diferencial grande entre jogadores que já têm essas mercadorias e os que não a têm, conjugado com o desequilíbrio de produções. Analisando a tua irmandade por exemplo, observa que em 22 jogadores, 9 estão ou já passaram os Constructos, destes apenas 1 produz sabão + 1 que estará no início da produção, por outro lado, tens 3 jogadores com produções de bismuto sustentadas e 3 com produções de gomelos já sustentadas também + 1 que irá produzir gomelos.
Olhando para esta realidade é natural que tenhas mais dificuldade em encontrar sabão para consumo interno e a verdade é que à luz do fator decréscimo, as produções são muito mais racionadas.
A "falta" de sabão sente-se acima de tudo para jogadores que estão inseridos em irmandades sem produtores de sabão ou com um grande desequilíbrio nas produções das sencientes, assim como a "falta" de bismuto foi sentida por jogadores inseridos em irmandades com maior produção de sabão e gomelos e foi algo que concluímos ao investigar a afirmação da "falta" de sabão na raça passada, não obstante de serem considerados os outros fatores acima mencionados.

O que fazemos é analisar os requisitos das pesquisas e garantir que existe um equilíbrio nas mesmas, avaliar se de facto existe uma equilibrada distribuição de recursos na atribuição de cidades a novos jogadores, porém não existe forma de controlarmos a produção de cada jogador, nem seria viável ou desejável influenciarmos os stocks existentes em cada mundo/servidor.

Assim, é impensável que a equipa de desenvolvimento do Elvenar efetue alterações de jogo para cada mundo, em cada servidor em função quer das oscilações das desistências dos jogadores ou das suas multicontas com base nas produções, ou de estratégias de produção ou de organização das irmandades, uma vez que estas são claramente distintas, nas centenas que existem. Considerando que tudo o que é implementado no jogo tem que ser de forma igual para todos os servidores (a versão de jogo é a mesma) seria algo impraticável. E mesmo que existisse um algoritmo que avaliasse o que é "excedente" e "carência" tal seria de tal forma oscilante que não seria estável para o próprio jogo. Vamos deixar o tópico aberto mais uns dias, porém esta sugestão não poderá ser implementada pelas razões acima mencionadas, mas acima de tudo porque seria manipular o jogo e não o fazemos. :)

O que sugerimos é o mesmo do passado: criem sinergias com jogadores de outras irmandades, enviem mensagens aos jogadores quando vêm trocas que consideram menos justas pedindo talvez um aceitar de uma troca pontual, etc ...
__________
Editado para correção
 
Última edição por um moderador:

Thokk

Protetor dos Bosques
Assim, é impensável que a equipa de desenvolvimento do Elvenar efetue alterações de jogo para cada mundo, em cada servidor (...) E mesmo que existisse um algoritmo que avaliasse o que é "excedente" e "carência" tal seria de tal forma oscilante que não seria estável para o próprio jogo.
Estou esclarecido. Compreendi perfeitamente a analise e as razões.

A minha sugestão e analise, foi feita tendo em conta o mercado global e não o que existe dentro da minha irmandade. Basta ir agora mesmo ao mercado e ver que as ofertas de sabão dentro do mesmo tier não existem e se existem são "injustas", enqt que ofertas das outras duas mercadorias é o que se quiser e quando quiser.

Com certeza que assim que algumas centenas de jogadores acabem o capitulo XV será bem mais fácil haverem trocas, estamos todos a adaptarmo-nos aos novos requisitos, bem como o mercado se auto ajustará.
 

Enchanted Moon

Sábio do Pó Mágico
Concordo e percebo tudo o que foi dito, à excepção disto...

- Os produtores de sabão são os iniciais produtores de mármore, estatisticamente não é de todo a mercadoria mais em falta no mercado, o que significa que em termos de jogadores com essa produção está equilibrada com o aço, sendo tábuas a menos frequente em termos de contas ativas no servidor PT.
- Se temos produtores de mármore ( desde o início de jogo sempre foi abundante ) mas "não temos" produtores de sabão então esses jogadores ou não chegaram ainda aos antepenúltimo capítulo ou estão concentrados em algumas irmandades ou simplesmente não o colocam no mercado.
Eu produzo mármore e nunca produzi ou irei produzir sabão. São os produtores iniciais de Gemas que têm sabão, e na verdade, nunca houve muita abundância de gemas no mercado, apesar de particularmente na minha irmandade não ter muitas razões de queixa...
 

Deleted User - 214760

Ex-Membro
Ex-Membro
Bom dia,
Pedimos desculpas e obrigada pelo reparo para correção - na elaboração do texto estávamos a fazer a listagem para todas as mercadorias e houve ali um zig em vez de um zag :D :D oopss.
Porém o raciocínio e as estatísticas são essas também para o sabão: verifica-se a equivalência entre produtores ativos de gemas e de elixir, sendo o pó mágico a mercadoria menos produzida de forma genérica (ativamente).
Para as mercadorias artesanais o veludo é o mais produzidos, sendo os pergaminhos uma mercadorias menos abundante em termos produtivos. Os cristais sofrem grandes oscilações... foram já escassamente produzidos, existindo mais contas ativas com a sua produção e para as básicas o que havíamos dito acima, tábuas é a mercadoria menos produzida ativamente estando o mármore e aço em paralelo.

Porém como indicámos acima, estes dados ficam sempre dependentes da manutenção de atividade dos jogadores, pelo que são extraordinariamente oscilantes. ;)
 

DeletedUser1342

Ex-Membro
Ex-Membro
Boa Tarde,

Creio que este problema piorou e caiu no esquecimento.
O Sabão pura e simplesmente não existe como posso jogar se o Bismuto Cósmico que produzo não vale nada comparado com o Sabão.
Actualmente estou com 4 pesquisas paradas preciso de 875K de Sabão + 390K de Gomelos + 0 de Bismuto, trocas nem sequer existem tenho 2 jogadores na minha Irmandade que produzem Sabão e queixam-se que tem dificuldade em produzir o suficiente para eles quanto mais para os outros, as pesquisas da raça Elvenar não me parecem balanceadas, além das pesquisas paradas tenho também o Túnel do Tempo parado pois precisa de 75K de Sabão.

Por favor verifiquem este problema isto não é uma questão de produção mas de necessidade de Sabão.
 

anab

Benção da Natureza
tenho 2 jogadores na minha Irmandade que produzem Sabão e queixam-se que tem dificuldade em produzir o suficiente para eles quanto mais para os outros

Acredito plenamente. Temos 3 produtores de sabão, 2 já acabaram a raça e 1 em fase final. Os pedidos que temos na irmandade mais o que nos é pedido nas maravilhas, são maiores do que o que conseguimos produzir, logicamente neste momento não estamos a usar feitiços. Só conseguimos fazer algumas trocas por fora quando abrandam os pedidos de sabão na irmandade. Apesar da explicação pormenorizada da Aspirina, algo não está bem com as quantidades calculadas e delineadas para as pesquisas da raça e afins (caso das maravilhas). É pena porque este tipo de impasse pode levar a desistências por saturação. Provavelmente haverá um desiquilibrio dos bonificados em gemas que tenham prosseguido no jogo e os bonificados em pó e elixir.

Neste momento existem 49 páginas de pedidos de sabão, sendo que a média oscila entre 35/40 páginas diariamente. Contra zero páginas de gomelos e bismuto, digo zero porque os poucos pedidos que lá estão são injustos.
 

SPMR

Lenda da Floresta
O grande problema ainda reside porque muitos dos produtores de sabão aproveitam-se da escassez deste, para colocar trocas de zero estrelas o que desequilibra ainda mais o mercado. Por mim, abolia as trocas de zero estrelas e reduzia os rácios das trocas de uma estrela. E quando falta os gomelos idem aspas, os produtores de gomelos tentam também encher os bolsos com S3. Portanto, a culpa até pode ser em parte do sistema, mas é principalmente dos jogadores que se querem aproveitar da falha do sistema, e das escassez dos outros jogadores !!!!!
 

kiaras

Arqueiro de Tábuas
Acerca do sabão
Tal como outros tantos considero um absurdo as quantidades pedidas nas pesquisas e as quantidades nas trocas.
Haveria de haver um sistema mais justo.
Demora-se (falo por mim) muito para acumular a quantidade necessária para uma pesquisa, e, sinceramente a este ritmo não sei irei perder o interesse no jogo.
É certo que à medida que se evoluí no jogo a dificuldade aumente mas para tudo tem que haver um meio termo, e a meu ver esta nova raça está-me a desmotivar bastante, e é um exagero...
 

Deleted User - 214760

Ex-Membro
Ex-Membro
Boa tarde,
Vejamos novamente este tema, mas vamos observar os dados factuais ;) Para falarmos todos com o conhecimento efetivo da realidade.
Vêem-se acima algumas afirmações que assumem como seguro que o problema não é da produção, é do sistema! Que são as tecnologias as responsáveis pela falta de sabão no mercado e que são pedidas muitas mais destas mercadorias do que das outras...
Além de gestora da comunidade também sou jogadora e por isso obviamente que vejo o mercado todos os dias e vejo as trocas de sabão que lá são colocadas. Mas jogo Elvenar deste o primeiro dia e acompanhei toda a evolução do mercado e todas as práticas que nele foram realizadas, o que, lamento dizer é em grande parte responsável pelo que hoje se vê! Mas isso é outro debate...

Vamos ao sabão e à publicação que nos fez retomar este tópico :)

Creio que este problema piorou e caiu no esquecimento.
O Sabão pura e simplesmente não existe como posso jogar se o Bismuto Cósmico que produzo não vale nada comparado com o Sabão.
Actualmente estou com 4 pesquisas paradas preciso de 875K de Sabão + 390K de Gomelos + 0 de Bismuto, trocas nem sequer existem tenho 2 jogadores na minha Irmandade que produzem Sabão e queixam-se que tem dificuldade em produzir o suficiente para eles quanto mais para os outros, as pesquisas da raça Elvenar não me parecem balanceadas, além das pesquisas paradas tenho também o Túnel do Tempo parado pois precisa de 75K de Sabão.
Por favor verifiquem este problema isto não é uma questão de produção mas de necessidade de Sabão.

Esclarecendo que o sabão apenas é solicitado a partir do capítulo XIV.

Analisado a irmandade em questão, pois foram realizadas afirmações que assim o pedem:

Existem nesta irmandade:

5 jogadores a produzir elixir ( que irão produzir gomelos)
12 jogadores a produzir pó mágico ( que irão produzir bismuto)
8 jogadores a produzir gemas (que poderão produzir sabão)

Destes 25, 6 estão em capítulos que permitem produzir mercadorias sencientes de 3ª categoria!

2 produzem Bismuto
3 produzem Sabão
1 produz Gomelos

Ou seja, em termos de jogadores com essa bonificação a irmandade está com mais produtores de sabão do que qualquer outra da três! Para esta irmandade não se aplica então o hipotético desequilíbrio das bonificações como justificação da falta desta mercadoria.

Agora é importante analisar as fábricas que estes jogadores têm (porque quando se diz que não se consegue produzir nem para si próprio é importante tentar perceber porquê). Vamos apenas usar letras para não falar de nomes, mas são dados que estão acessíveis e visíveis para todos. ;)

Jogadores no capítulo XV com bónus de Gemas <=> Sabão (F.Elixir)
Jogador A- 2 fábricas de Gemas a N27; 2 fábricas de Elixir a N27
Jogador B- 1 fábrica de Gemas a N27; 3 fábricas de Elixir ( N24, N25, N27)
Jogador C- 3 fábricas de Gemas 2xN25 + 1xN26; 1 fábrica de Elixir N26

Jogadores no capítulo XV com bónus de Pó Mágico <=> Bismuto (F.Gemas)
Jogador D- 2 Fábricas pó mágico N24; 2 fábricas Gemas N25

Jogadores no capítulo XV com bónus de Elixir <=> Gomelos (F.Pó Mágico)
Jogador E- 5 fábricas de Elixir (N24, N26, 3xN27); 3 fábricas de Pó Mágico N24

Jogadores no capítulo XIV com bónus de Pó Mágico <=> Bismuto (F.Gemas)
Jogador F- 7 fábricas de Pó Mágico (5xN19, N22, N23); 1 fábrica de Gemas N24; 1 fábrica de Elixir N24.

A estes dados falta saber : Nível de bonificação das produções e feitiços usados nas fábricas.

Nesta irmandade existem 6 fábricas que conseguem produzir sabão (3 jogadores), 3 para produzir gomelos (apenas 1 jogador) e 3 para produzir bismuto (2 jogadores)!

Mas vejamos que existem na irmandade 21 fábricas que irão necessitar de sabão nas suas evoluções e apenas 6 a produzir para essas evoluções, que nem estão no seu nível máximo!

Será que a "culpa" é das tecnologias ?
  • Dados e Factos sobre tecnologias:
Mercadorias Sencientes Categoria 3 Necessárias para o Cap. XIV -

Sabão - 82,000
Gomelos - 94,000
Bismuto - 70,000

Mercadorias Sencientes Categoria 3 Necessárias para o Cap. XV -

Sabão - 1,945,000
Gomelos - 1,750,000
Bismuto - 2,165,000

Como podem ver os dados mostram que as tecnologias não estão desequilibradas para o sabão! Pelo contrário, a mercadoria mais pedida pelas tecnologias no último capítulo é o Bismuto e no anterior foram os Gomelos!


Analisando o Mercado:

O sabão tinha no dia 24/02 às 21h00 43 páginas de trocas (344 trocas) distribuídas por 58 jogadores. No dia 25/02 às 9h00, existiam 50 páginas de trocas (400 trocas) distribuídas por 62 jogadores.

Na consulta de hoje verifica-se que:
9 jogadores pertencem à Irmandade Ƭ£ƦƬƱȽĮ₳ Ɗ£ ₳Ʀ₳ƬФȠ com um total de 48 trocas no mercado
6 jogadores pertencem à irmandade ORION com um total de 23 trocas no mercado
7 jogadores pertencem à Irmandade EllcRyʂ .1 vaga com um total de 67 trocas no mercado
6 jogadores pertencem à Irmandade Disastro-Sapiens com um total de 47 trocas no mercado
6 jogadores pertencem à Irmandade Đ€ŁƗŘƗỮŞ com um total de 39 trocas no mercado

Se observarmos um pouco mais verificamos que em cada uma destas temos jogadores com 3 páginas de trocas cada um. Somam então 224 trocas ou seja mais de metade das trocas alocadas a 5 irmandades.

Depois temos 5 irmandades com 2/3 jogadores de cada a fazerem pedidos que totalizam 71 trocas (média de 1 página por cada jogador) (༺αℓмα ℓυsα༻, ₳₦₲ɆⱠ ⱧɄ₦₮ɆⱤ₴ vagas, After Eight, Da UniAo NaSce A FoRça, Prometheus) e 2 jogadores fora destas que entre si totalizam 41 trocas ( estes dois são os únicos nas suas irmandades que produzem Sencientes Cat.3).

=>Temos assim 336 trocas das 400 de hoje alocadas maioritariamente a 5 irmandades e a 11 outros jogadores.

Sabendo já (pelos factos) que o desequilíbrio não está nos requisitos para as tecnologias, vamos observar cada uma destas irmandades mais presentes para esta mercadoria e a quantidade de jogadores com bónus de sabão, comparando com a quantidade de fábricas de gemas e pó mágico existentes nas cidades e as restantes fábricas e produções de sencientes categ3:

Nestas irmandades verifica-se:

1582644208239.png


1- Uma presença de produtores de Pó Mágico em muito maior % do que das restantes;
2- Os Produtores de Gemas têm menos fábricas de Sabão do que os Produtores de Pó Mágico têm de Bismuto. Numa Irmandade verifica-se por exemplo, jogadores com 7 fábricas de Gemas e 2 de Sabão e Vs Jogadores com 7 fábricas de Pó Mágico e 4 de Bismuto. (A tendência em todas as irmandades analisadas segue este padrão) Uma das Irmandades também presentes neste tópico que não consta da tabela possui 7 produtores de Sabão com um total de 13 fábricas, 3 produtores de Bismuto com um total de 5 fábricas e 5 produtores de Gomelos com um total de 12 fábricas. E outros exemplos poderiam ser colocados.
3- Numa Irmandade em que existem tantos produtores de Sabão como de Bismuto, constata-se que um dos produtores de Sabão tinha 11 ofertas colocadas no mercado a pedir esta mercadoria. Este jogador tem 1 fábrica de produção de Sabão e 7 fábricas regulares que irão pedir esta mercadoria para evoluir. Não é caso único!
4- Constata-se que no mercado existem jogadores que colocam ofertas de Sabão, mesmo não sendo produtores do mesmo o que levanta algumas outras questões...
5- Verifica-se que os produtores de Sabão, embora existam em quantidades bastante equivalentes aos produtores de Bismuto têm muito menos fábricas e em níveis mais baixos (uma forte % destas não estão no nível máximo).

Conclusão: O facto de terem muito mais produtores de Pó Mágico claramente que influencia as suas necessidades de Sabão. O facto dos produtores de Sabão terem menos fábricas em termos proporcionais do que os produtores de Bismuto influencia claramente a escassez de sabão nestas irmandades.
O que é mais do que certo: Os jogadores que poderiam produzir Sabão não o fazem na mesma proporção dos restantes.( só estes poderiam apresentar as razões para tal)
E justifica-se assim que existam dezenas de páginas no mercado, mais de 50% das mesmas representadas por irmandades que a)não têm produtores próprios de Sabão; b)tendo produtores próprios de Sabão, estes optam por ter 1 fábrica desta mercadoria, muitas vezes na razão de 5:1, não se verificando o mesmo para as restantes mercadorias.

Nota Importante: Fomos verificar as 50 primeiras irmandades onde se encontra a presença de jogadores nos cap. XIV e XV e constatamos que a tendência de Pó Mágico como mercadoria principal produzida decresce, tendo muitas delas uma forte prevalência nas Gemas e só depois o Elixir. Tal demonstra que os eventuais desequilíbrios de bónus existentes nesses capítulos (no jogo) não são por si significantes para justificar a realidade do mercado, mas consubstancia o facto de existirem muito mais fábricas no total a necessitar de Sabão e Bismuto e demonstra que os desequilíbrios se verificam acima de tudo na distribuição dos jogadores pelas diversas irmandades.
(Não considerámos para esta análise as % de produção de sencientes)

Temos 3 produtores de sabão, 2 já acabaram a raça e 1 em fase final.

Na tua irmandade estão 2 jogadores no Cap. XIV e 14 no Cap. XV. No último capítulo têm 7 de Sabão, 2 de Bismuto e 5 de Gomelos
Se 7 jogadores têm bónus de Gemas, por conseguinte são produtores de Sabão. Por isso, posso perguntar porque dizes que a irmandade tem apenas 3 produtores?

Por último gostaríamos de questionar a @Kiaras uma vez que participaste neste tópico que refere a falta de sabão e o tipo de oferta colocada para esta mercadoria, no dia de ontem encontrámos esta oferta tua no mercado:

1582645756354.png


Não sendo tu produtora de Sabão, mas produtora de Gomelos com 2 fábricas, o que te leva a colocar uma oferta injusta de Sabão para receberes Gomelos?

** ADENDA**
1582647482665.png


Estavam no mercado no momento desta publicação estas ofertas. Pertencem todas a 1 jogador produtor de Sabão mas que tem apenas 1 fábrica desta mercadoria. Fazendo parte de uma irmandade que tem tantos produtores de Sabão como de Bismuto e cujos colegas pedem Sabão no mercado... Uma imagem com alguns detalhes informativos que também nos trazem alguma luz ao que sucede no mercado... mas cuja justificação pouco se pode atribuir ao sistema... ;)
** ADENDA**

Há inúmeras possibilidades de resposta para o porquê do mercado estar sempre cheio de trocas de Sabão e não de outras mercadorias, porém retirando a quantidade pedida nas tecnologias que já se viu não é superior às restantes e não havendo de forma global uma inferioridade significativa de produtores de sabão a nível de jogo (nos devidos capítulos)... seria interessante refletirem sobre os dados apresentados mais uma vez e cada um analisar o seu próprio jogo e a irmandade em que está inserida. ;)

Todos estes dados estão acessíveis a todos para análise, basta ir ao jogo e fazê-la. ;) Não pretendemos de maneira nenhuma efetuar juízos de valor em relação às irmandades e/ou jogadores aqui referenciados, apenas constatar os factos que compõem o jogo e consequentemente o mercado do Elvenar em relação ao Sabão analisando o que neste tópico foi pedido.
 
Última edição por um moderador:

kiaras

Arqueiro de Tábuas
Boa tarde,
Vejamos novamente este tema, mas vamos observar os dados factuais ;) Para falarmos todos com o conhecimento efetivo da realidade.
Vêem-se acima algumas afirmações que assumem como seguro que o problema não é da produção, é do sistema! Que são as tecnologias as responsáveis pela falta de sabão no mercado e que são pedidas muitas mais destas mercadorias do que das outras...
Além de gestora da comunidade também sou jogadora e por isso obviamente que vejo o mercado todos os dias e vejo as trocas de sabão que lá são colocadas. Mas jogo Elvenar deste o primeiro dia e acompanhei toda a evolução do mercado e todas as práticas que nele foram realizadas, o que, lamento dizer é em grande parte responsável pelo que hoje se vê! Mas isso é outro debate...

Vamos ao sabão e à publicação que nos fez retomar este tópico :)



Esclarecendo que o sabão apenas é solicitado a partir do capítulo XIV.

Analisado a irmandade em questão, pois foram realizadas afirmações que assim o pedem:

Existem nesta irmandade:

5 jogadores a produzir elixir ( que irão produzir gomelos)
12 jogadores a produzir pó mágico ( que irão produzir bismuto)
8 jogadores a produzir gemas (que poderão produzir sabão)

Destes 25, 6 estão em capítulos que permitem produzir mercadorias sencientes de 3ª categoria!

2 produzem Bismuto
3 produzem Sabão
1 produz Gomelos

Ou seja, em termos de jogadores com essa bonificação a irmandade está com mais produtores de sabão do que qualquer outra da três! Para esta irmandade não se aplica então o hipotético desequilíbrio das bonificações como justificação da falta desta mercadoria.

Agora é importante analisar as fábricas que estes jogadores têm (porque quando se diz que não se consegue produzir nem para si próprio é importante tentar perceber porquê). Vamos apenas usar letras para não falar de nomes, mas são dados que estão acessíveis e visíveis para todos. ;)

Jogadores no capítulo XV com bónus de Gemas <=> Sabão (F.Elixir)
Jogador A- 2 fábricas de Gemas a N27; 2 fábricas de Elixir a N27
Jogador B- 1 fábrica de Gemas a N27; 3 fábricas de Elixir ( N24, N25, N27)
Jogador C- 3 fábricas de Gemas 2xN25 + 1xN26; 1 fábrica de Elixir N26

Jogadores no capítulo XV com bónus de Pó Mágico <=> Bismuto (F.Gemas)
Jogador D- 2 Fábricas pó mágico N24; 2 fábricas Gemas N25

Jogadores no capítulo XV com bónus de Elixir <=> Gomelos (F.Pó Mágico)
Jogador E- 5 fábricas de Elixir (N24, N26, 3xN27); 3 fábricas de Pó Mágico N24

Jogadores no capítulo XIV com bónus de Pó Mágico <=> Bismuto (F.Gemas)
Jogador F- 7 fábricas de Pó Mágico (5xN19, N22, N23); 1 fábrica de Gemas N24; 1 fábrica de Elixir N24.

A estes dados falta saber : Nível de bonificação das produções e feitiços usados nas fábricas.

Nesta irmandade existem 6 fábricas que conseguem produzir sabão (3 jogadores), 3 para produzir gomelos (apenas 1 jogador) e 3 para produzir bismuto (2 jogadores)!

Mas vejamos que existem na irmandade 21 fábricas que irão necessitar de sabão nas suas evoluções e apenas 6 a produzir para essas evoluções, que nem estão no seu nível máximo!

Será que a "culpa" é das tecnologias ?
  • Dados e Factos sobre tecnologias:
Mercadorias Sencientes Categoria 3 Necessárias para o Cap. XIV -

Sabão - 82,000
Gomelos - 94,000
Bismuto - 70,000

Mercadorias Sencientes Categoria 3 Necessárias para o Cap. XV -

Sabão - 1,945,000
Gomelos - 1,750,000
Bismuto - 2,165,000

Como podem ver os dados mostram que as tecnologias não estão desequilibradas para o sabão! Pelo contrário, a mercadoria mais pedida pelas tecnologias no último capítulo é o Bismuto e no anterior foram os Gomelos!


Analisando o Mercado:

O sabão tinha no dia 24/02 às 21h00 43 páginas de trocas (344 trocas) distribuídas por 58 jogadores. No dia 25/02 às 9h00, existiam 50 páginas de trocas (400 trocas) distribuídas por 62 jogadores.

Na consulta de hoje verifica-se que:
9 jogadores pertencem à Irmandade Ƭ£ƦƬƱȽĮ₳ Ɗ£ ₳Ʀ₳ƬФȠ com um total de 48 trocas no mercado
6 jogadores pertencem à irmandade ORION com um total de 23 trocas no mercado
7 jogadores pertencem à Irmandade EllcRyʂ .1 vaga com um total de 67 trocas no mercado
6 jogadores pertencem à Irmandade Disastro-Sapiens com um total de 47 trocas no mercado
6 jogadores pertencem à Irmandade Đ€ŁƗŘƗỮŞ com um total de 39 trocas no mercado

Se observarmos um pouco mais verificamos que em cada uma destas temos jogadores com 3 páginas de trocas cada um. Somam então 224 trocas ou seja mais de metade das trocas alocadas a 5 irmandades.

Depois temos 5 irmandades com 2/3 jogadores de cada a fazerem pedidos que totalizam 71 trocas (média de 1 página por cada jogador) (༺αℓмα ℓυsα༻, ₳₦₲ɆⱠ ⱧɄ₦₮ɆⱤ₴ vagas, After Eight, Da UniAo NaSce A FoRça, Prometheus) e 2 jogadores fora destas que entre si totalizam 41 trocas ( estes dois são os únicos nas suas irmandades que produzem Sencientes Cat.3).

=>Temos assim 336 trocas das 400 de hoje alocadas maioritariamente a 5 irmandades e a 11 outros jogadores.

Sabendo já (pelos factos) que o desequilíbrio não está nos requisitos para as tecnologias, vamos observar cada uma destas irmandades mais presentes para esta mercadoria e a quantidade de jogadores com bónus de sabão, comparando com a quantidade de fábricas de gemas e pó mágico existentes nas cidades e as restantes fábricas e produções de sencientes categ3:

Nestas irmandades verifica-se:

Ver anexo 11484

1- Uma presença de produtores de Pó Mágico em muito maior % do que das restantes;
2- Os Produtores de Gemas têm menos fábricas de Sabão do que os Produtores de Pó Mágico têm de Bismuto. Numa Irmandade verifica-se por exemplo, jogadores com 7 fábricas de Gemas e 2 de Sabão e Vs Jogadores com 7 fábricas de Pó Mágico e 4 de Bismuto. (A tendência em todas as irmandades analisadas segue este padrão) Uma das Irmandades também presentes neste tópico que não consta da tabela possui 7 produtores de Sabão com um total de 13 fábricas, 3 produtores de Bismuto com um total de 5 fábricas e 5 produtores de Gomelos com um total de 12 fábricas. E outros exemplos poderiam ser colocados.
3- Numa Irmandade em que existem tantos produtores de Sabão como de Bismuto, constata-se que um dos produtores de Sabão tinha 11 ofertas colocadas no mercado a pedir esta mercadoria. Este jogador tem 1 fábrica de produção de Sabão e 7 fábricas regulares que irão pedir esta mercadoria para evoluir. Não é caso único!
4- Constata-se que no mercado existem jogadores que colocam ofertas de Sabão, mesmo não sendo produtores do mesmo o que levanta algumas outras questões...
5- Verifica-se que os produtores de Sabão, embora existam em quantidades bastante equivalentes aos produtores de Bismuto têm muito menos fábricas e em níveis mais baixos (uma forte % destas não estão no nível máximo).

Conclusão: O facto de terem muito mais produtores de Pó Mágico claramente que influencia as suas necessidades de Sabão. O facto dos produtores de Sabão terem menos fábricas em termos proporcionais do que os produtores de Bismuto influencia claramente a escassez de sabão nestas irmandades.
O que é mais do que certo: Os jogadores que poderiam produzir Sabão não o fazem na mesma proporção dos restantes.( só estes poderiam apresentar as razões para tal)
E justifica-se assim que existam dezenas de páginas no mercado, mais de 50% das mesmas representadas por irmandades que a)não têm produtores próprios de Sabão; b)tendo produtores próprios de Sabão, estes optam por ter 1 fábrica desta mercadoria, muitas vezes na razão de 5:1, não se verificando o mesmo para as restantes mercadorias.

Nota Importante: Fomos verificar as 50 primeiras irmandades onde se encontra a presença de jogadores nos cap. XIV e XV e constatamos que a tendência de Pó Mágico como mercadoria principal produzida decresce, tendo muitas delas uma forte prevalência nas Gemas e só depois o Elixir. Tal demonstra que os eventuais desequilíbrios de bónus existentes nesses capítulos (no jogo) não são por si significantes para justificar a realidade do mercado, mas consubstancia o facto de existirem muito mais fábricas no total a necessitar de Sabão e Bismuto e demonstra que os desequilíbrios se verificam acima de tudo na distribuição dos jogadores pelas diversas irmandades.
(Não considerámos para esta análise as % de produção de sencientes)



Na tua irmandade estão 2 jogadores no Cap. XIV e 14 no Cap. XV. No último capítulo têm 7 de Sabão, 2 de Bismuto e 5 de Gomelos
Se 7 jogadores têm bónus de Gemas, por conseguinte são produtores de Sabão. Por isso, posso perguntar porque dizes que a irmandade tem apenas 3 produtores?

Por último gostaríamos de questionar a @Kiaras uma vez que participaste neste tópico que refere a falta de sabão e o tipo de oferta colocada para esta mercadoria, no dia de ontem encontrámos esta oferta tua no mercado:

Ver anexo 11485

Não sendo tu produtora de Sabão, mas produtora de Gomelos com 2 fábricas, o que te leva a colocar uma oferta injusta de Sabão para receberes Gomelos?

** ADENDA**
Ver anexo 11486

Estavam no mercado no momento desta publicação estas ofertas. Pertencem todas a 1 jogador produtor de Sabão mas que tem apenas 1 fábrica desta mercadoria. Fazendo parte de uma irmandade que tem tantos produtores de Sabão como de Bismuto e cujos colegas pedem Sabão no mercado... Uma imagem com alguns detalhes informativos que também nos trazem alguma luz ao que sucede no mercado... mas cuja justificação pouco se pode atribuir ao sistema... ;)
** ADENDA**

Há inúmeras possibilidades de resposta para o porquê do mercado estar sempre cheio de trocas de Sabão e não de outras mercadorias, porém retirando a quantidade pedida nas tecnologias que já se viu não é superior às restantes e não havendo de forma global uma inferioridade significativa de produtores de sabão a nível de jogo (nos devidos capítulos)... seria interessante refletirem sobre os dados apresentados mais uma vez e cada um analisar o seu próprio jogo e a irmandade em que está inserida. ;)

Todos estes dados estão acessíveis a todos para análise, basta ir ao jogo e fazê-la. ;) Não pretendemos de maneira nenhuma efetuar juízos de valor em relação às irmandades e/ou jogadores aqui referenciados, apenas constatar os factos que compõem o jogo e consequentemente o mercado do Elvenar em relação ao Sabão analisando o que neste tópico foi pedido.

Boa tarde em resposta a sua pergunta
A algum que andava a angariar sabão e, nesse dia finalmente consegui através de trocas s1 e s2 (como podem vem verificar).
Esse valor foi colocado pois tinha através das trocas essa quantida de sabão a mais e nessecitava da outra quantidade para desbloquear.
Como tambem pode verificar é raro eu fazer esse tipo de trocas e o que acontece normalmente é o contrário ofereço mais e peço menos como tantos outros.
 

DeletedUser1342

Ex-Membro
Ex-Membro
Boas Aspirina,

Muito obrigado pela explicação e pelo trabalho apresentado... fantástico é o que posso dizer.

- Pelos nºs que apresentaste as pesquisas estão muito mais equilibradas do que eu me estava a aperceber mas como não sei verificar as que já tinha feito não podia fazer as contas, posto isto parece-me que talvez seja o sabão que esteja a ser pedido de uma forma muito consecutiva talvez não te sei dizer ao certo.

- Estando os nºs equilibrados ao contrário do que parece e acontece na realidade, o problema estará apenas então do lado dos jogadores, ou seja os produtores de Bismuto são jogadores mais activos que vêm mais vezes ao jogo e que provavelmente utilizam mais feitiços de produção criando um excesso de Bismuto no mercado e uma falta incrível de Sabão, será isto?

- Nos casos de trocas de mercado que foram sendo apresentadas consegue-se perceber a grande manipulação existente no mercado em que jogadores com pouco sabão não sendo produtores preferem pedir trocas exageradas, lembremos-nos do decay que afecta as mercadorias sencientes que ajuda a esta manipulação.

- Não sei até que ponto será possível mas já pensaram em congelar o valor de trocas das mercadorias sencientes no Mercador, ou seja em vez de termos a cada troca um aumento exponencial, este ficar fixo, destruindo assim as trocas de 5 ou + para 1 que estamos a assistir nos mercados. Eu por exemplo tenho 6750 Bismuto por 3915 Sabão, esta primeira troca é melhor do que muitas ofertas de mercado que assisto diariamente.


Para acabar no Domingo tive uma demonstração de força dos produtores de Sabão, recebi 400K de Sabão em trocas é claro que perdi em todas as trocas que fiz. De terça a Sábado com decays consegui 90K de Sabão tem sido muito difícil conseguir Sabão e por favor não me digam que vou ter de andar à espera de Domingos para conseguir evoluir.
 

anab

Benção da Natureza
Obrigado Aspirina pela magnifica explicação e pelo imenso trabalho que te deve ter dado.

1 -
Na tua irmandade estão 2 jogadores no Cap. XIV e 14 no Cap. XV. No último capítulo têm 7 de Sabão, 2 de Bismuto e 5 de Gomelos
Se 7 jogadores têm bónus de Gemas, por conseguinte são produtores de Sabão. Por isso, posso perguntar porque dizes que a irmandade tem apenas 3 produtores?

Temos 7 jogadores a produzir sabão, o que quis dizer com os tais 3, é que estando já livres ou no final da raça estão mais livres para trocar sabão, dentro ou fora da irmandade sem estarem preocupados se é por gomelos ou por bismuto. Como és jogadora, sabes bem que estando nesta raça o que produzimos é praticamente para consumo próprio, não existindo margem para trocas extra, apenas para o que precisamos.
Se estamos numa pesquisa que precisamos de juntar bismuto, não vamos querer gomelos, logo os jogadores que precisam de gomelos vão ter que esperar, e assim sucessivamente, sendo que podem coincidir necessidades diferentes. Mas na verdade, na nossa irmandade os pedidos de sabão nunca estão muito tempo e quem diz sabão, aplica-se o mesmo aos gomelos e bismuto. Mas começou a ser mais fluido depois de alguns jogadores acabarem a raça. A minha intervenção neste tópico deveu-se apenas à enorme quantidade de pedidos que vejo diariamente.

2 - Apontaste muitos fatores que podem influenciar esta falta enorme de sabão, todos eles se relacionam muito com os jogadores. Podem ter falta de feitiços porque muitos não fazem torneio ou fazem pouco, podem ter falta de população porque não usam diamantes e para evoluir ou ter mais fábricas é preciso população, podem ter acabado a raça e deixam de produzir de todo as sencientes, etc. etc. Esta raça trouxe um novo formato, moroso e chato devido às quantidades pedidas de mercadorias em especial S3, talvez seja isso a que não estavamos habituados: levar tanto tempo para fazer uma raça e ficar um pouco perdidos quando se demora tanto tempo a fazer trocas, tanto mais que as de 3 estrelas aparecem sempre em primeiro lugar e quem vai ao mercado não vai ver as páginas todas.

Deixaste bastante assunto para os jogadores pensarem e analisarem.
 

SPMR

Lenda da Floresta
Os jogadores que poderiam produzir Sabão não o fazem na mesma proporção dos restantes.
Esta sim é uma conclusão que devemos todos reter na hora de nos virmos queixar para o fórum sobre a escassez de sabão. Obrigado Aspirina.

Com menor produção de sabão, e pessoal a usar e a abusar das trocas de zero e uma estrela quando oferecem sabão, fica dificil progredir num capítulo, com as quantidades de sencientes exigidas.
 

Enchanted Moon

Sábio do Pó Mágico
2 - Apontaste muitos fatores que podem influenciar esta falta enorme de sabão, todos eles se relacionam muito com os jogadores. Podem ter falta de feitiços porque muitos não fazem torneio ou fazem pouco, podem ter falta de população porque não usam diamantes e para evoluir ou ter mais fábricas é preciso população, podem ter acabado a raça e deixam de produzir de todo as sencientes, etc. etc. Esta raça trouxe um novo formato, moroso e chato devido às quantidades pedidas de mercadorias em especial S3, talvez seja isso a que não estavamos habituados: levar tanto tempo para fazer uma raça e ficar um pouco perdidos quando se demora tanto tempo a fazer trocas, tanto mais que as de 3 estrelas aparecem sempre em primeiro lugar e quem vai ao mercado não vai ver as páginas todas.

Deixaste bastante assunto para os jogadores pensarem e analisarem.
Não é so população... eu notei bastante a dificuldade em ter um saldo suficiente de sementes para produzir sencientes, desde que coloquei a 3ª fabrica de pó... :confused:
E imagino que para jogadores que nao entrem muito frequentemente durante o dia no jogo, seja complicado tambem nesse aspecto colocar mais uma fabrica.

No fundo, o problema é mesmo o que eu pensava: a atitude e assiduidade dos jogadores que produzem sabão é o que está a provocar este desiquilibrio.... :rolleyes:
Não estou a ver a hora para terminar a raça, e deixar de ter este problema...
 

DeletedUser1553

Ex-Membro
Ex-Membro
Boa tarde

O sabão é algo recorrente, muitas vezes reorro a ofertas 3* pois prefiro perder um bocadinho nas ofertas do que uma montanha dele devido ao ladrão:cool:. isso e ter sempre bismuto de sobra, as sementes nunca são muitas mas já estive pior nesse domínio. vai-se andando devagar, esta raça dos elvenar parece-se com um boa comida: é para ser saboreada devagar..... kkkk
 
Topo