Feedback O Caldeirão

SPMR

Lenda da Floresta
Se não fazes mais de 4k no torneio, não tens a mesma legitimidade para falar sobre os efeitos de benefícios em torneio que um jogador que faz uma média de 17k -
Uhmmm diria que até tenho mais legitimidade porque não sinto os seus efeitos a serem "diluídos".

Claro, tenho as receitas pretendidas com 20% antes de beber a poção e se não me sair um afeito que tem 20% de sair, é porque tenho a receita errada - não porque 20% é apenas 1/5 da probabilidade de cada vez que tomo a poção.
Não teres a receita certa era apenas uma das prováveis razões.

Se continuas a querer comparar 40% ou 30% de bonificação com 10%, lamento, vais ficar a discutir números sozinha.
No máximo (no nível 100) o caldeirão dá 25% de aumento de força, nas tropas produzidas no quartel e nos campos.
No máximo (no nível 100), o caldeirão dá 15% de aumento de saúde, nas tropas produzidas no quartel e nos campos.
Estas ninharias justificam gastar
Não acho que 25%, 15% ou 10% sejam ninharias. Mas lá por não ser a ajuda que queres, porque sentes todas as ajudas diluídas, não é algo de menosprezar ao ponto de chamar-lhes de ninharias.

Até porque se fossem ninharias, uma das questões que não estaria a ser debatida neste tópico era o prolongar da duração dos efeitos.
 

DivineLight

Mercador das Palavras
Compara lá com as maravilhas de dano que dão 40% e com o Mosteiro/Santuário que dá 30% de Saúde. Essa ajuda representa mais de metade da influência destas maravilhas na parte militar. E agora pensa na quantidade de PCs e nos anos que passaram para conseguires colocar essas 6 maravilhas a nível máximo. Passaram quê, 2 meses desde que o caldeirão chegou e eu já tenho os 5 efeitos militares pelo menos a nível 58. Se o efeito da poção se estender aos 6 dias, vai desvalorizar o esforço e investimento de anos em maravilhas ancestrais. Na minha ótica isto não é equilíbrio.
Boas SPMR :)
Eu sou das que demoraram esses anos para evoluir essas maravilhas para conseguir esses números e não me queixo que os outros como tu consigam uma grande ajuda com essa percentagem de ajuda do caldeirão no teu jogo, até fico muito contente pois o que sinto mais falta neste jogo é jogadores que gostem de competitividade.
Claro que eu não preciso que esses efeitos durem mais do que meia duzia de horas, pois faço o torneio todo seguido, mas os que melhoram com essa ajuda devem ser reconhecidos, nisso nada me afecta como jogadora e fico contente se esse efeito ficar permanente durante o período do caldeirão, por eles não por mim, não vou modificar o meu jogo por isso.
Quanto aos desequilibrios sempre vai haver, porque as pessoas são todas diferentes e o teu resultado vai ser o empenho que colocas no jogo, o tempo que lhe dedicas e o interesse que tens para ele. Quem vem pouco ao jogo nunca poderá chegar ao nível de quem vem diáriamente e dedica umas horas ao mesmo e está tudo bem na mesma, cada um que seja feliz a sua maneira ;) ;)
Bom fim de semana para todos, acho que estas trocas de ideias são muito construtivas.
 

xsore

Cavaleiro de Aço
Boa tarde,
ja tinha dito a mim mesmo ke nao comentava mais nada aki no forum pq no geral o ke mais se ve sao atakes pessoais ke nada teem a ver com os temas em kestao mas vou tentar resumir a "minha opiniao" neste tema.
Li varios comentarios aki de varios jogadores e como é obvio uns kerem uma coisa outros kerem outra e aki cada um tem de defender o ke pretende e nao criticar os ke pensam diferente. Completamente obvio nos torneios ke kem faz medias acima de 10k todas as semanas sente mais dificuldades e precisa de outras ajudas ke outros nao. mesmo fazer ocasionalmente um bom torneio nao significa ka sao bons jogadores ou sabem. Pra mim essa é a parte facil, dificil é manter esses valores altos e aki dou o merito a kem o consegue.
CALDEIRAO- ora bem, isto foi criado apenas pra jogadores mais altos (antigos), pra malta mais pekena é so palha. O objetivo desta criaçao a meu ver é apenas pra tentar segurar os mais antigos bem como tivemos a implementaçao das runas nas maravilhas. Nao é suposto os efeitos do caldeirao terem grandes efeitos nas contas pq senao seriam mais uma grande vantagem das contas grandes. Kando a Inno mudou o sistema dos torneios, fez com a intençao de juntar mais os jogadores nas pontuaçoes do torneio (desculpem mas nao engoli esta afirmaçao). Pra mim o objectivo foi cortar as pernas a todos os jogadores. A malta fala aki ke o mosteiro dá mais 30% de vida, as pontas mais 40% dano, e a dificuldade ke tb aumenta no jogo por as no máximo? Se as maravilhas nao entrassem nas contas da dificuldade do torneio, podiam falar nestas percentagens limpinhas.
Um jogo é suposto haver evoluçao de cada jogador conforme vai evoluindo nas raças, maravilhas e afins. Ou seja se o ano passado andavam a fazer 4k nos torneios e entretanto evoluiram mais niveis das maravilhas de luta, o normal em todos os jogos e ke passassem a fazer mais ke os 4k. Se mantem este valor é pq à partida as evoluçoes nao fizeram efeito ou entao os jogadores nao tao a tirar proveito disso. Nao tou a criticar kem nao o faz.
Em suma, o caldeirao é mais uma ferramenta ke os jogadores podem usar pra ser beneficio, mesmo ke pekena, e por vezes, mesmo pouco em grandes torneios pode ser muito. Cada jogador tem de ver a melhor tatica pra usufrir da melhor maneira dos beneficios ke pode vir a ter com o caldeirao. Se a Inno vai alterar os valores do caldeirao, nao me cheira mas podem tentar mas nao creio ke Portugal neste momento tenha muito peso nessa decisao perante outros grandes servidores mais competitivos
 

Labrusca

Mercador das Palavras
Outro argumento para o interesse residual dos efeitos do Caldeirão, reportando-me a uma média de bonificação de 10% do ataque, durante algumas horas.

As tropas criadas no quartel e nos campos são especializadas, têm vantagens específicas sobre determinado tipo de tropa e ainda habilidades especiais - que continuam activas, mesmo que não façamos o torneio pelo manual.

Tomando como exemplo os ligeiros de curto alcance, que são os mais conhecidos por todos:
Arqueiro, dríade e ranger, todos sabem que o dano produzido e recebido por estas unidades são diferentes consoante o tipo de inimigo que defrontam, com uma clara vantagem das dríades sobre pesados de corpo a corpo e dos ranger sobre os magos.

Conseguir uma bonificação de 10% do poder do general, do caos dos monstros ou dos mercenários não é suficiente para se tornar mais útil usar um determinado tipo de tropa em detrimento da que já tem vantagens de origem, o que reduz ainda mais o seu interesse.

Basta olhar para as diferenças das vantagens para perceber que isto tanto é válido para quem faz 4k no torneio ou 20k, com maior pendor para quem faz mais de 4k, porque usar arqueiros normais, dríades ou rangers contra magos numa província a 70 repercute-se de maneira diferente nas perdas.

Também quero deixar claro e fazer um elogio à @SPMR : todos temos o nosso estilo de jogo e é para mim notório que no tipo de jogadores com tempo limitado para o jogo, a SPMR é a que tem a sua cidade, recursos e estilo de jogo mais equilibrado. E não é um equilíbrio acidental, foi pensado e isso tem mérito. :cool:

Todos queremos coisas diferentes em Elvenar, mas quando escrevemos aqui o que pensamos, criticamos o status quo e fazemos propostas de mudança é porque queremos que o jogo evolua e que as nossas perspectivas sejam conhecidas por quem pode fazer essas alterações. ;)
 

SPMR

Lenda da Floresta
Conseguir uma bonificação de 10% do poder do general, do caos dos monstros ou dos mercenários não é suficiente para se tornar mais útil usar um determinado tipo de tropa em detrimento da que já tem vantagens de origem, o que reduz ainda mais o seu interesse.
Não seria boa estratégia, escolher um tipo de tropa diferente para aquele inimigo em específico, só porque se ativou aquele caos em específico. Portanto sim, esses 10% só serão 10% nos encontros em que as tropas escolhidas coincidem com o caos ativado. É um tipo de ajuda complementar ao efeito das maravilhas e dos bonificadores do torneio, e que poderá ser mais ou menos visível de acordo com as tropas que aquele tipo de torneio pede.

Mas não vamos mais longe, falemos dos bonificadores de torneio. Sei de jogadores que independente do torneio que esteja a decorrer usam sempre um edifício de ligeiro de curto alcance iluminados, e um multiplicador magnífico de magos. E se os jogadores não tiveres problemas de stock com estes edifícios não vejo porque não fazê-lo. Mas se não abundarem no inventário, há que otimiza-los e dar preferência ao seu uso em torneios onde de facto as unidades mais usadas sejam os Ligeiros de curto alcance e/ou Magos.

E da mesma forma que só investimos nas maravilhas os pontos de conhecimento que não precisamos para a árvore tecnológica, só devemos investir no caldeirão o que não nos faz falta para gestão diária do jogo. Se começamos a gastar no caldeirão recursos que nos vão fazer falta no jogo, e não tivermos a sorte do nosso lado, ou usufruirmos pouco do efeito ativado pelas razões já referidas, não será difícil de sentir que o caldeirão é uma funcionalidade desvantajosa porque não vemos o retorno dos recursos gastos.
Sim, tenho os benefícios militares nos níveis que já referi, mas quem me conhece como jogadora sabe que todas as entregas de recursos foram ponderadas.

Basta olhar para as diferenças das vantagens para perceber que isto tanto é válido para quem faz 4k no torneio ou 20k, com maior pendor para quem faz mais de 4k, porque usar arqueiros normais, dríades ou rangers contra magos numa província a 70 repercute-se de maneira diferente nas perdas.
Sim, tens toda a razão. Não deverá ser o caldeirão a ditar o tipo de tropas a escolher !!!

Como em tudo neste jogo, não basta ter as ferramentas, há que saber fazer um bom uso das mesmas.

Kando a Inno mudou o sistema dos torneios, fez com a intençao de juntar mais os jogadores nas pontuaçoes do torneio (desculpem mas nao engoli esta afirmaçao). Pra mim o objectivo foi cortar as pernas a todos os jogadores.
Sim terá sido feito um ajuste para equilibrar o jogo, e se permitiu que mais irmandades conseguissem fazer as 10 arcas para conseguirem a planta, por outro lado limitou a progressão dos jogadores através das províncias. Não acredito que depois duma medida dessas, a Inno voltasse atrás e voltasse a facilitar a progressão dos jogadores através das províncias, aumentando a duração dos benefícios ativados.
 

SPMR

Lenda da Floresta
Screenshot_2023-02-26-10-59-36-448_com.innogames.elvenar-01.jpeg
Screenshot_2023-02-26-10-59-31-319_com.innogames.elvenar-01.jpeg

Hoje fiz todo o pináculo todo até ao fim, sem qualquer tipo de ajuda e sem perder nenhuma luta. Não é habitual.
Normalmente perco sempre uma ou outra luta e acabo por ter de ativar alguma ajuda.
 

Leopardo

Sábio do Pó Mágico

Thokk

Protetor dos Bosques
"Disclaimer, ou algo semelhante": Não contem comigo para alimentar o que quer se seja que necessita alimentado. Estou para me divertir, estou para partilhar. No resto ficarei caladinho no meu canto e simplesmente ignoro.

Leopardo, quanto tempo levas a fazer a última ronda do teu torneio? Multiplica-a por 6, terás a tua resposta na duração. Em relação à pontuação conseguida, ela será proporcional a várias coisas: capacidade/conhecimento, organização/edifícios da cidade e paciência/tempo. Nem todos estaremos no mesmo barco.

Sobre o caldeirão, propriamente dito, não mudei de opinião, é desequilibrado e favorece muito mais a parte militar que qualquer outra.
 

Leopardo

Sábio do Pó Mágico
Leopardo, quanto tempo levas a fazer a última ronda do teu torneio? Multiplica-a por 6, terás a tua resposta na duração. Em relação à pontuação conseguida, ela será proporcional a várias coisas: capacidade/conhecimento, organização/edifícios da cidade e paciência/tempo. Nem todos estaremos no mesmo barco.
Posso fazer 80x6 em menos de 2 horas, mas isso não está em questão.
O que está em questão e muitos não sabem é que os lugares top do torneio poderão ser ganhos nos últimos segundos antes de acabar o torneio e a ajuda não abrange essas lutas que possivelmente são as mais difíceis.
Por isso eu dizer que o caldeirão ou o tempo das bonificações deveriam atingir o fim do torneio.
Ninguém está a pedir nada para ganho pessoal mas sim para um coletivo de jogadores que possivelmente estarão num barco maior.
 

SPMR

Lenda da Floresta
A serio, isso quer dizer que não vais fazer torneio esta semana? .
Isso quer dizer que não vais utilizar fenix, ajudas de força ou vida durante a semana, fizestes bem. ;)
Eu faço muitas lutas sem ajudas, muitas vezes porque me esqueço, e outras vezes até mesmo intencional porque como não consigo ser tão assídua quanto desejaria durante a semana, "falho" na criação dos temporários e da ração para animais.
Tenho notado que as minhas tropas tem reduzido ao longo do tempo, e nem sequer é por fazer mais no torneio, pelo contrário durante a semana tenho pouca paciência/tempo para Elvenar, e não são poucas as vezes em que deixo a ronda 5 por fazer. Portanto esse decréscimo deve-se ao pináculo, feito todo de seguida ao domingo. Doutra forma ficaria a meio tal como o torneio.

Isto quer dizer que otimizo as ferramentas que tenho disponíveis de acordo com a disponibilidade semanal que tenho para o Elvenar. Existe algum problema nisso?
Não me lembro de ler em lado nenhum que a única forma de jogar Elvenar é a forma do @Leopardo.
 

Ventoinha

Suporte Global
Equipa Elvenar
Olá!

A minha intervenção neste tópico vem apenas para esclarecer dois comentários:

Desenvolvimento do jogo - aki vai um desabafo, faz um tempo atras kiseram mudar os torneios pq a diferença entra os mais evoluidos e os menos eram muito grande e keriam encurtar essas diferenças. Resultado é ke os torneios em geral acabaram por ficar mais dificeis pra todos. Esta nova funçao do caldeirao é mais uma ke acaba por criar um fosso maior entre os grandes e os pekenos. Pq é obvio ke contas maiores podem investir muito mais recursos pra evoluir.

A reformulação efetuada nos Torneios foi para que mais Irmandades conseguissem alcançar as 10 arcas do torneio, se até aquela data apenas as Irmandades onde estavam os jogadores que mais pontuavam nos Torneios é que garantiam as 10 arcas e com isso a desejável Planta (para evoluir os edifícios mágicos), depois dessa reformulação um maior número de Irmandades conseguiram finalmente atingir as 10 arcas do Torneio e esse esforço passou a ser dividido pelo maior número de jogadores da Irmandade e não apenas pelo esforço "herculiano" de meia dúzia de jogadores dessa Irmandade!

Também não entendo porque “O Caldeirão… está ligado de alguma forma com os Torneios”, se há uma variedade grande de outras hipóteses que não apenas tropas.

O Caldeirão está de certa forma ligado aos Torneios não pelos seus atuais 5 efeitos militares mas sim pelo facto que, se quiseres ter a oportunidade de ativar mais efeitos, ao atingires um determinado patamar no torneio, permite que tenhas mais Taças para beber a Poção dessa semana!
 

SPMR

Lenda da Floresta
Por isso eu dizer que o caldeirão ou o tempo das bonificações deveriam atingir o fim do torneio.
Ninguém está a pedir nada para ganho pessoal mas sim para um coletivo de jogadores que possivelmente estarão num barco maior.
Screenshot_2023-02-27-20-58-17-853_com.innogames.elvenar-01.jpeg


Colectivo de jogadores? Top 15, Top 20? Realmente é uma amostra muito representativa da comunidade portuguesa que joga Elvenar.
 

Leopardo

Sábio do Pó Mágico
Isto quer dizer que otimizo as ferramentas que tenho disponíveis de acordo com a disponibilidade semanal que tenho para o Elvenar. Existe algum problema nisso?
Só á uma maneira de jogar Elvenar, á maneira de cada um.
Não respondestes ás minhas perguntas, isso leva-me a crer que não vais jogar torneio nem utilizar a fenix, por isso fizestes bem.

Colectivo de jogadores?
Screenshot (13).png
 

SPMR

Lenda da Floresta
Não respondestes ás minhas perguntas, isso leva-me a crer que não vais jogar torneio nem utilizar a fenix, por isso fizestes bem.
Isso quer dizer que o único dia em que tenho a certeza de conseguir estar mais presente é ao domingo, portanto bebo a poção ao domingo porque nunca sei como vai ser durante a semana.
E aqui a questão não é quando eu bebo a poção, mas sim mostrar os efeitos que consegui obter esta semana. Mostrar o tipo de ajudas que poderão ser obtidas com o caldeirão.

O que está em questão e muitos não sabem é que os lugares top do torneio poderão ser ganhos nos últimos segundos antes de acabar o torneio e a ajuda não abrange essas lutas que possivelmente são as mais difíceis.
O facto de conseguires fazer mais pontos por teres uma ajuda extra vinda do caldeirão, não significa que o teu lugar na classificação do torneio seja diferente.
Experimenta colocar mais um edifício bonificador do torneio e fará a diferença que procuras.
 

Labrusca

Mercador das Palavras
@SPMR Obrigada pela partilha dos efeitos que conseguiste esta semana. Também já tive uma semana assim, com efeitos semelhantes, mas não tão bons como os teus, estás de parabéns, as tuas receitas eram boas, o investimento que fizeste nas pesquisas foi bem orientado e tiveste sorte.

No mais, acho que não vale continuarem nesta conversa. São estilos de jogo diferente. Uns maximizam ao máximo os recursos disponíveis e o tempo em jogo, outros jogam quando podem ou lhes apetece. Nada a apontar, isto é um jogo, um hobby, serve para nos sentirmos melhor.

@Leopardo , da minha experiência tenho optado por beber a poção imediatamente antes de colocar os multiplicadores, alimentar o urso polar e a fénix do fogo.
Nessa altura, faço o que resta do pináculo - que é residual, geralmente é o último patamar antes do fim (para poupar sopros de tempo, tenho feito sem ajudas, durante a semana) e faço o máximo que posso do torneio.

Faço assim, porque posso dispor de algumas horas, no final de tarde de Sexta-feira - mas se não pudesse, por razões profissionais, faria como fazes, tudo no Sábado - com prejuízo para o caldeirão, já que nessa altura a feiticeira vai "laurear a pevide" e nada de poções com efeitos bonificadores.

Isto a pensar no timming da passeata, porque como já disse, os efeitos da feiticeira são poucos para quem usa as tropas de forma a maximizar os seus efeitos contra as tropas inimigas.

E mais, ao contrário do que alguns jogadores poderão pensar, tenho verificado que - sem prejuízo das mudanças nos torneios terem sido criadas para nivelar todos os jogadores por baixo e potenciar os efeitos colectivos e permitir a mais irmandades alcançar as 10 arcas - há imensos jogadores e fazer pontuações altíssimas, semanas consecutivas.
Refiro-me, claro está, ao Petrus L , mas há outros e são cada vez mais.

Este movimento de pessoas que adoram o torneio e disputam entre si os primeiros lugares, tem-se alargado a cada vez mais jogadores e irmandades. Vemos cada vez mais "caras novas" a fazer excelentes pontuações no torneio, e isso é meritório, porque ao contrário de quem nunca tentou fazer mais do que 8k, exige conhecimento, esforço e preparação.

Lamento apenas que certos jogadores venham aqui discutir abertamente as suas estratégias de jogo, e outros prefiram comentar o que os outros escrevem, sem se darem ao luxo de explicar o porquê do dissenso.
 

Thokk

Protetor dos Bosques
Posso fazer 80x6 em menos de 2 horas, mas isso não está em questão.
O que está em questão e muitos não sabem é que os lugares top do torneio poderão ser ganhos nos últimos segundos antes de acabar o torneio e a ajuda não abrange essas lutas que possivelmente são as mais difíceis.
Por isso eu dizer que o caldeirão ou o tempo das bonificações deveriam atingir o fim do torneio.
Ninguém está a pedir nada para ganho pessoal mas sim para um coletivo de jogadores que possivelmente estarão num barco maior.
Todos nós temos a nossa maneira de jogar. Vários querem ser o n.º 1, outros querem apenas conviver, outros apenas relaxar.
Que interessa haver mais ferramentas que permitam ir e fazer 20 ou 30k num torneio? Pq não ir mais longe e fazer 40k, ou mais e mais... Nunca paramos. A base que agora está feita é de dificuldade exponencial, o que significa que entre os melhores as pontuações serão muito próximas... Não entendo pq é necessário fazer ainda mais.

Como comparação, pq podemos tirar a carta aos 18 anos (falando de automoveis). Porque não aos 17? Aos 17 e 364 dias não sabemos conduzir, mas mal cheguem os 18 anos, já sabemos... Ou aos 16... e pq não ir pedindo mais... aos 10 anos?

A comparação é extrema, sim é, mas para quem quer ser melhor, manter um certo nivel de pontuação é a demonstração dessa capacidade e disponibilidade.

A questão do final dos torneios é válida para todos. Terminam todos à mesma hora. A estratégia está nas mãos de cada um.
 

SPMR

Lenda da Floresta
Nessa altura, faço o que resta do pináculo - que é residual, geralmente é o último patamar antes do fim (para poupar sopros de tempo, tenho feito sem ajudas, durante a semana) e faço o máximo que posso do torneio.

Faço assim, porque posso dispor de algumas horas, no final de tarde de Sexta-feira -
Sim, a 6a é melhor dia para usufruir ao máximo dos efeitos da poção, porque é quando supostamente estarás a fazer os encontros mais difíceis do pináculo e a ronda 5 do torneio, isto no caso dos jogadores que vão fazendo durante a semana.
No entanto, no caso dos jogadores que até conseguem ter disponibilidade de manhã e que já têm os efeitos militares com uma duração de 6/7 horas, beber a poção antes de começarem as colheitas da noite permitirá usufruir ao máximo dos efeitos não militares que possam ser ativados.


O que está em questão e muitos não sabem é que os lugares top do torneio poderão ser ganhos nos últimos segundos antes de acabar o torneio e a ajuda não abrange essas lutas que possivelmente são as mais difíceis.
Se o objetivo é lutar pelos lugares Top do Torneio, não entendo em como ter a poção ativa poderá tornar essa competição mais justa, porque quando entra o fator sorte, os resultados finais podem não espelhar os jogadores que melhor sabem lutar, mas os que melhor sabem lutar e tiverem a sorte do lado deles.
Olhas para os 15k /16k e pensas quanto destes pontos são por mérito do jogador, e quantos destes pontos são devidos à sorte de ter tido bons efeitos depois de beber a poção.
 

Leopardo

Sábio do Pó Mágico
Bom dia
Possivelmente nunca vais conseguir lá chegar para perceber que não é preciso só ter sorte.
Como disse ninguém está a querer tirar nada a ninguém, só apenas acrescentar ao que já está feito. :)
Um resto de um bom dia
 
Topo