Tópico de Debate Mercado (Mercadorias Ascendentes)

Leopardo

Sábio do Pó Mágico
O que uma coisa tem a ver com a outra?
Eu também digo que o mercado está equilibrado. Tenho 4 por opção.
E na minha maneira de jogar...cada irmandade tem que resolver os seus próprios problemas.
Se poder "tirar" a outra irmandade para dar á minha não vou hesitar em o fazer.
 

DivineLight

Mercador das Palavras
Boa noite a todos
Eu ainda não entendi o que se passa?
Sempre que colegas de irmandade necessitam de mercadorias fabricamos para eles, para isso serve uma irmandade, portanto se não têm quantidade de mercadorias que necessitem, os que já acabaram começam a produzir para suprir as faltas
Trocas nas sencientes não noto falta alguma pois sempre que coloco pedidos no mercado tenho sempre quem me aceite as minhas, nas ascendentes , tive sempre todos os comerciantes a trabalhar para que ajudassem nesse campo e demorasse menos tempo a obter as mesmas, mas só porque sou apressada, ;) porque de resto não senti falta de mercadorias. Ter 10, 20 ou 30 fábricas da bonificada tier1 também não me parece que seja algo que devamos nos preocupar, pois cada um tem o seu jogo e essas são para as aventuras, tenho as minhas extras guardadas para as próximas e creio que isso não deve ser problema para ninguém.;);).
Gostava de vos dizer outra coisa, somos todos colegas de jogo e cada um tem a sua maneira de jogar portanto não se pode comparar quem faz melhor ou pior, é preferível que deixem só a vossa opinião e não emitam juízos de valor sobre os outros. Ninguém pode saber qual a melhor maneira de jogar Elvenar, já que existem tantas opiniões quantos os jogadores que o fazem.
Deixo-vos com um abraço de carinho e digo-vos que não gosto da maneira como os jogadores antigos andam tão crispados uns com os outros, ataques pessoais não contribuem para a melhoria do jogo, e ultimamente andamos a fazer isso uns aos outros.
Bora lá falar de coisas construtivas para o jogo?
Di
 

SPMR

Lenda da Floresta
IMG_20230302_094811.jpg


Optando, por não aceitar as ofertas entre tiers é como se tivesse a fechar o pó voador e os berlindes num armário trancado à chave, cuja chave me foi retirada a partir do momento em que decidi não aceitar as ofertas. Ao fim de 7 dias, o guardião das mercadorias, abre o armário e deita tudo o que está lá para o lixo.
Eu não escolhi ficar sem o pó voador/ berlindes, escolhi não pagar o preço entre tiers.
 

anab

Benção da Natureza
Lá vem a história de novo de ataques pessoais, quando no fundo se está a debater um assunto grave do mercado que deixou ou está a deixar de funcionar numa base justa de oferta versus troca, que é para isso que devia servir.
Está a fazer-se dos comerciantes um mercado paralelo com um grande defeito nas ascendentes, deita-se para o lixo mercadoria que fará falta a muitos jogadores. Os Jogadores que não estiverem em irmandades consolidadas ou até mesmo sem irmandade, deparam-se nas sencientes e ascendentes sem trocas justas. Parece haver faltas de mercadorias quando na realidade não há essa falta.
Tenta-se defender este uso com expressões só aceita quem quer, ou não há desequilíbrio, quando não é defensável, mais valia dizer que foi a estratégia que se arranjou para obter mercadoria para a irmandade ou não, poupando espaço e população em não ter as outras fábricas de ascendentes e sencientes colocadas. Não é só um jogador, são muitos jogadores a fazer isto.
Eu como sou mais radical que a @SPMR só vejo uma solução, condicionar a quantidade da oferta com a procura, pede 9.000 logo só tem direito a 9.000 seja de que ascendente fôr.
O mesmo se aplica nas sencientes embora nestas não haja limite de quantidades. E o mercado decerto irá fluir de forma justa e sustentável.
 

DivineLight

Mercador das Palavras
Optando, por não aceitar as ofertas entre tiers é como se tivesse a fechar o pó voador e os berlindes num armário trancado à chave, cuja chave me foi retirada a partir do momento em que decidi não aceitar as ofertas. Ao fim de 7 dias, o guardião das mercadorias, abre o armário e deita tudo o que está lá para o lixo.
Eu não escolhi ficar sem o pó voador/ berlindes, escolhi não pagar o preço entre tiers.
SPMR, continuam a ser escolhas que fazemos, e o jogo permite isso, não estou a dizer que concordo ou deixo de concordar, a própria vida está sempre a colocar-nos escolhas diáriamente, se são justas ou não, não interessa temmoss que dançar conforme a musica que nos dão, se o jogo permite nós só temos que optar e nos adaptar.
, Tem quem faça a sua evolução sem ter as fábricas de todas as tiers e trocam mercadorias mais caras por outras mais baratas, suprimindo as fabricas intermédias, isso é a sua maneira de ver o jogo, cada um com a sua, esses jogadores nunca vão estar de acordo com a tua opinião e vão justificar a deles e todas são válidas
Não faço isso porque não é o meu estilo de jogo, mas para mim o principal é ter e dar suporte dentro da irmandade.
Expressaste a tua opinião e o suporte já deve ter registado, assim como a daqueles que querem que tudo permaneça igual, só te digo que com o decrescimo diário muitos jogadores deixaram de fazer diáriamente todas as mercadorias, (ascendentes especialmente),mas aquelas que precisam e o excedente só para a irmandade, pois ter acabado a raça e continuar a fazer é deitar recursos para o lixo. Isso afetou a produção de ascendentes, e existem menos disponiveis.
Talvez o que a Inno devesse pensar seria em tornar o decréscimo mais lento nas mercadorias passar de 10% para 5%, por exemplo, nas sencientes, ascendentes, unurium e sementes. Abraço :)

quando no fundo se está a debater um assunto grave do mercado que deixou ou está a deixar de funcionar numa base justa de oferta versus troca, que é para isso que devia servir.
Anab não é de agora que o mercado está injusto, sempre possibilitou trocas injustas e entre tiers, não me parece que eles vão alterar isso depois destes anos todos, mas não custa pedir isso,
stá a fazer-se dos comerciantes um mercado paralelo com um grande defeito nas ascendentes, deita-se para o lixo mercadoria que fará falta a muitos jogadores
Nas sencientes isso aconteceu durante bastante tempo, mas agora não tenho encontrado qualquer dificuldade em que me façam trocas justas, nas ascendentes na altura que fiz a ultima raça, já contei a minha experiencia em post anterior..
Por mim que façam como quiserem, havemos de conseguir sobreviver a tudo que a Inno faça.
Abraço amiga
 

Sofya.

Ogre de Cristal
Olá

Acho que não é diminuir o decréscimo de algumas mercadorias que fará não haver 57 páginas de ofertas “corruptas” (é a minha interpretação) como a que se vê na imagem:

57_paginas.jpg


Não sou nenhuma expert no jogo, pois até fico sentada no sofá à espera que as aventuras decorram, mas a meu ver (não fiz contas, nem as quero fazer) o problema não está na falta de mercadorias, mas sim nos excessos dalgumas (parece-me, não fiz contas) e, se assim for, talvez um teto à produção ou uma penalização a quem coloca ofertas como aquelas possa fazer a diferença.

Estou aqui para aprender/ participar/ partilhar… Obrigada.
 

Leopardo

Sábio do Pó Mágico
Boa tarde
Ao ler estes comentários iria pensar que os posts são de jogadores que ainda estão atrasados nas raças e com problemas de materiais, mas como já conheço alguns, não todos...alguns já acabaram as raçaso_O.
Isso leva-me a cocluir que o mal não está no mercado mas sim na falta de uma nova raça.
Continuo a não perceber qual é o problema quando o acho justo.
 
Última edição:

SPMR

Lenda da Floresta
SPMR, continuam a ser escolhas que fazemos, e o jogo permite isso, não estou a dizer que concordo ou deixo de concordar, a própria vida está sempre a colocar-nos escolhas diáriamente, se são justas ou não, não interessa temmoss que dançar conforme a musica que nos dão, se o jogo permite nós só temos que optar e nos adaptar.
Claro que interessa se são justas ou não. E não temos de dançar sempre com a música que nos dão, podemos tentar mudar a música. Podemos não conseguir, mas ao menos tentamos.
E voltando ás escolhas que se fazem com o mercado:

Escolhas do jogador 1 que precisa de cera: aceitar as ofertas de cera por mercadorias do mesmo tier. Os comerciantes estão ocupados a pedir rebentos que o jogador 1 também precisa.

Escolhas do jogador 2 que precisa de pó voador: aceitar as ofertas de pó voador entre tiers porque não existem outras !!!!. Os comerciantes estão ocupados a pedir rebentos que o jogador 2 também precisa.

O Jogador 2 é duplamente penalizado, por ser bonificado em cera que é difícil de escoar, e porque quando precisa de pó voador só tem ofertas entre tiers. Portanto, se o jogador 2 aceitar as ofertas entre tiers será penalizado porque tem de entregar mais de A1; se não aceitar será penalizado porque verá os jogadores do mesmo capítulo a avançar enquanto que ele fica a ver. É desmotivante, é desesperante. Ou uma das coisas que move os jogadores deste jogo não é a competição entre os seus pares? Porque se não for, acabemos com as aventuras, com as ligas dos eventos, e que os torneios deixem de dar pontos de classificação.

E se todos os que estão a ler este tópico conseguissem calçar os sapatos deste jogador não estaríamos aqui a debater este assunto!!!

Tem quem faça a sua evolução sem ter as fábricas de todas as tiers e trocam mercadorias mais caras por outras mais baratas, suprimindo as fabricas intermédias, isso é a sua maneira de ver o jogo, cada um com a sua, esses jogadores nunca vão estar de acordo com a tua opinião e vão justificar a deles e todas são válidas
Escolhas que o jogo permite! Se trazem equilíbrio, é claro que não !!!
Ora vejamos, quando o sabão era escasso, incentivávamos os produtores de sabão a terem mais fábricas e a enfeitiçar as produções.

Os rebentos são escassos. Simples. Trocamos A3 por rebentos que ninguém produziu. Se o Comerciante falasse.... Se o Comerciante fosse um jogador... já teria desistido do jogo há muito tempo.

Temos um sistema de mercado que funciona em duplo sentido com as mercadorias regulares e com as mercadorias sencientes. Ou seja, existem 2 formas de obter as mercadorias que preciso:
1) Oferta: Faço as minhas ofertas e espero que as aceitem
2) Procura: Procuro no mercado as ofertas de outros jogadores e aceito as que me interessam

No mercado de A3, o mercado está completamente viciado porque neste momento só está a funcionar num sentido, o sentido da procura através nos comerciantes. Vejam o que o mercado tem para vos oferecer de A3: ofertas entre tiers. Ofertas que supostamente não foram feitas para alguém aceitar mas apenas para resolver o problema da falta de rebentos. Então se não é para ninguém aceitar, ter ofertas entre tiers ou
não ter ofertas vai dar ao mesmo: Procura de A3 mas sem Oferta de A3. Se isto é equilibrio....

Se a moda pega, um dia destes nem ofertas de A2 temos dentro do mesmo tier. Basta ter uma ou outra fábrica de A3 para obter as ascendentes das outras categorias.
 
Última edição:

Gnose

Monstro dos Pergaminhos
Boa tarde.
Fico satisfeito por ver que este tópico iniciado por mim tem suscitado um bom debate.
Não me vou estender muito. Quero dizer que não sei se há muitas Irmandades que trabalhem como as da Labrusca e da SPMR. A minha Irmandade não faz isso e até não estamos mal classificados. Vamos agora tentar que as trocas no Mercado sejam feitas especialmente dentro da Irmandade mas é a primeira vez que vamos tentar. De resto, eu acho que o Mercado não deve ser restrito, parece-me contra a lógica do próprio mercado no sentido lato da palavra. Se há muitas ofertas de muitos jogadores que não são da nossa Irmandade e se muitos jogadores que não são da nossa Irmandade ficam com as nossas ofertas, isso é bom, ponto final!
Continuo a pensar que o Mercado, no que diz respeito às Mercadorias Ascendentes, está totalmente desequilibrado e nem sequer percebo qual a razão que está na origem do surgimento da figura do(s) Comerciante(2). Para mim, o Mercado devia continuar a funcionar na mesma a partir das Mercadorias Ascendentes. E, como acontece para as outras mercadorias, a InnoGames deveria ter criado um algoritmo que permitisse que a oferta e a procura fossem minimamente equilibradas.
Eu não tenho disponibilidade para fazer os cálculos que a Labrusca e a SPMR fazem; penso, apesar de tudo, que ambas esgrimiram bem os seus argumentos. :)
Sinto que vai ser muito difícil daqui para a frente, mas tenho a certeza que havemos de ultrapassar todas as dificuldades como sempre fizemos, ou não nos chamemos Elvenarianos! :)
Grande abraço! :)
Gnose
 

Leopardo

Sábio do Pó Mágico
Sinto que vai ser muito difícil daqui para a frente,
Também eu pensava o mesmo, no entanto acabei as raças á 6 meses...agora é só arroz.
De inicio parece difícil mas depois fica mais fácil,,,depois depende da velocidade de cada um :)
As casinhas e wiki são fáceis de fazer e decorar, o resto com o tempo e vontade também fica facil.
Temos é que passar da teoria á pratica.
 
Última edição:

Ventoinha

Suporte Global
Equipa Elvenar
Olá!
wiki são fáceis de fazer e decorar,

@Leopardo, julgo que podemos ter uma vaga para editor da wiki PT, sempre podes te candidatar, seria ótimo ter alguma ajuda! ;)

@Gnose, em Elvenar existe sempre uma forma de ir avançando, poderá ser lenta no início mas depois com estudo e dedicação tudo se consegue!

Quanto à situação do mercado em si, mais propriamente com os comerciantes, de facto não há nada de "ilegal" na estratégia utilizada e a mesma é tão válida como qualquer outra permitida pelo jogo, quanto à dificuldade na obtenção de determinadas mercadorias ascendentes, são picos que o próprio jogo tem, muitos já terminaram o último capítulo e vale recordar que muitos jogadores poderão não estar a produzir mercadorias ascendentes por motivo de decréscimo e o pouco que produzem poderá ficar dentro das irmandades correspondentes.
 

anab

Benção da Natureza
Quanto à situação do mercado em si, mais propriamente com os comerciantes, de facto não há nada de "ilegal" na estratégia utilizada

Quero deixar claro que em nenhum sitio foi dito que a estratégia era "ilegal".
O que se quis demonstrar é que o mercado está a deixar de cumprir a sua função de oferta e procura de forma justa e fluida. Já tem algum tempo como muito bem disse a @DivineLight mas isso não quer dizer que assim continue. Não são os jogadores que já acabaram as raças, mas sim os jogadores que começam a chegar aos capitulos onde as sencientes e ascendentes são necessárias que vão sentir de certeza grandes dificuldades se não estiverem inseridos em irmandades onde haja jogadores que os possam ajudar. Por isso eu disse em cima irmandades consolidadas.
Também não é o caso de se estar a produzir menos, pois basta correr o mercado e ver as ofertas de A3 a pedir A2 e A1, ou A2 a pedir A1. Verificando-se o mesmo nas sencientes. Claro que estas ofertas são para consumo próprio ou para ajudar nas irmandades, mas não são de certeza para serem aceites pelos membros das irmandades o que invalida um pouco afirmar que o que produzem poderá ficar dentro das irmandades. Produzem para explorar uma facilidade que o jogo permite (oferecer menos para obter mais) mas que começa a prejudicar o equilíbrio do mercado e para não terem as fábricas intermédias nas cidades.
Com isto tudo @Ventoinha percebo e entendo o que quiseste dizer pois és moderador, para mim é suficiente que este desagrado chegue à Inno.

Peço desculpa mas esqueci um ponto importante, quando digo
Não são os jogadores que já acabaram as raças, mas sim os jogadores que começam a chegar aos capitulos onde as sencientes e ascendentes são necessárias que vão sentir de certeza grandes dificuldades se não estiverem inseridos em irmandades onde haja jogadores que os possam ajudar.
quero referir que se nessas irmandades só houver jogadores com fábricas de S3 e A3, o mercado não melhora pois para dar essa ajuda têm que vir buscar as outras mercadorias por fora. Ou seja efeito bola de neve.
 

Ventoinha

Suporte Global
Equipa Elvenar
Bom dia!

Penso que aqui apenas está a ser discutido as Mercadorias Ascendentes.

Vamos ver os custos de produção:

  • Produção de Ascendente Básica (Minerais Primordiais, Lingotes Incandescentes, Rebentos Académicos):
    • 10100 Unurium + 10100 Mercadoria Básica Regular (MBR) = 1350 Mercadoria Básica Ascendente (MBA) > 7,48 Unurium + 7,48 MBR por cada unidade de MBA
  • Produção de Ascendente Refinada (Aérosois Etéreos, Cera Maravilha, Pó Voador Refinado):
    • 9700 Unurium + 9700 Mercadoria Refinada Regular (MRR) = 1300 Mercadoria Refinada Ascendente (MRA) > 7,46 Unurium + 7,46 MRR por cada unidade de MRA
  • Produção de Ascendente Preciosa (Paté Picante, Granulado Genial, Berlindes Maravilhosos):
    • 9300 Unurium + 9300 Mercadoria Preciosa Regular (MPR) = 1240 Mercadoria Preciosa Ascendente (MPA) > 7,50 Unurium + 7,50 MPR por cada MPA

As Mercadorias Ascendentes vieram introduzir uma nova mecânica ao mercado, os Comerciantes. Estes são parte integrante do jogo, e trocam as Mercadorias Ascendentes de forma imediata com os jogadores. Os Comerciantes não são um jogador que fique "prejudicado" com uma troca efetuada com um jogador, no entanto, suponhamos que o Comerciante é um jogador mas não tem qualquer fábrica (é um comerciante nómada). O "trabalho" deste é oferecer mercadorias raras a quem quiser negociar com ele, este por sua vez ao ficar com as MBA quando tiver falta de MPA terá que despender a quantidade exata de MBA conseguida anteriormente para poder repor o seu stock de MPA.

Um jogador com falta de espaço, tendo em conta que o custo das mercadorias é praticamente o mesmo, pode optar por colocar apenas uma das fábricas (neste caso fábrica Ascendente Preciosa). O jogador se precisar de 100k de MBA e ao ter os 3 comerciantes (vamos deixar os comerciantes premium fora da equação) significa que apenas conseguirá 27k de MBA a cada 6h e que irá precisar de 24horas para satisfazer o pedido, se no entanto tiver MPA disponível, usa-as para em 5 trocas com os Comerciantes (6 horas, usando os 3 comerciantes) satisfazer a sua necessidade imediata. Ao fim de 6 horas tem os comerciantes livres de novo para poder ir de encontro à próxima necessidade quer sua quer de algum companheiro de Irmandade.

A verdade é que por motivos de decréscimo muitos jogadores não estarão de facto a produzir Mercadorias Ascendentes (principalmente) o que produzem é o suficiente para ajudar os restantes membros da respetiva Irmandade e/ou outros companheiros de jogo. Tendo em conta que também o Unurium sofre de descréscimo, estar a produzir 24h todas as categorias de Ascendentes será praticamente impossível.

Com isto tudo @Ventoinha percebo e entendo o que quiseste dizer pois és moderador, para mim é suficiente que este desagrado chegue à Inno.

Irá constar certamente no relatório semanal, garanto-te! ;)
Informo que a minha intervenção (se calhar indevida) neste tópico não é para calar e/ou dar razão a este ou aquele jogador. Todos apresentaram pontos de vista válidos e documentados. Obrigado!
 

Leopardo

Sábio do Pó Mágico
Quero deixar claro que em nenhum sitio foi dito que a estratégia era "ilegal".
Claro que não...mas deram a entender.
@Leopardo, julgo que podemos ter uma vaga para editor da wiki PT, sempre podes te candidatar, seria ótimo ter alguma ajuda! ;)
@Ventoinha, agradeço o teu convite mas vou recusar por dois motivos.
O primeiro é porque só tenho a 4 classe e não sou muito bom com as palavras.
O segundo é porque utilizo o pouco tempo que tenho aplicar na pratica o que aprendo na Wiki e com alguns jogadores no jogo.
Abraço :)
 

DivineLight

Mercador das Palavras
verdade é que por motivos de decréscimo muitos jogadores não estarão de facto a produzir Mercadorias Ascendentes (principalmente) o que produzem é o suficiente para ajudar os restantes membros da respetiva Irmandade e/ou outros companheiros de jogo. Tendo em conta que também o Unurium sofre de descréscimo, estar a produzir 24h todas as categorias de Ascendentes será praticamente impossível.
Não estamos mesmo, pois é dar um tiro no pé e ficarmos bloqueados, mas cada vez se torna mais difícil jogar Elvenar:(, não estarão a exagerar nos pedidos de tudo?
Não estarão a exagerar no decréscimo?
Não estarão a desmotivar muitos jogadores por causa disso?
Tenho ouvido muitas queixas de jogadores dentro da irmandade, que se sentem desmotivados e isso não é bom.
Obrigada
 

Sofya.

Ogre de Cristal
Sobre as mercadorias, o que me preocupa é querer fazer uma troca no mercado e não haver mercadorias ou então haver trocas ditas “não ilegais” que me prejudicam.

Só a Inno com os dados que dispõe das mercadorias existentes em cidades activas e/ou não activas, mercadorias produzidas, trocadas e os tipos de trocas, etc. poderá ver onde estão os excessos e as faltas, saber se haverá necessidade de um tecto, de fazer penalizações em trocas absurdas, descer ou retirar o decréscimo, limitar a colocação de fábricas, etc. Eu não sei, só peço que seja “investigado”.

Mas o que sei é que a “felicidade” está no “equilíbrio”… este “mata” qualquer inveja ou ganância, daí ter participado neste debate… para que o “equilibro” seja reposto no nosso mundo.

Que saudades do tempo em que nos fóruns se aprendia, tiravam-se dúvidas e até se faziam amizades. ;)
 
Topo