Tópico de Debate Mercado (Mercadorias Ascendentes)

Gnose

Monstro dos Pergaminhos
Boa tarde.
No meu Mercado acontece algo que me parece muito estranho. De resto, nem sequer é só no meu pois já falei com outros jogadores e passa-se o mesmo nos seus Mercados.
Vem isto a propósito das ofertas de Mercadorias Ascendentes. Comparado com os outros tipos de mercadorias em que existe uma dinâmica no Mercado que permite a troca de todas as mercadorias, nas ofertas das Mercadorias Ascendentes acontece que, invariavelmente, a mercadoria pedida é sempre a mesma! Estou a referir-me aos Rebentos Académicos.
Neste momento ainda não precisei pois estou no início do Capítulo "Espírito de Equipa", mas em breve vou necessitar de fazer trocas no Mercado para ter as duas Mercadorias Ascendentes não bonificadas.
Eu sei que é para usar os Comerciantes. Só não percebo a razão de dificultar a utilização do Mercado a partir das Mercadorias Ascendentes. Não percebo e não gosto.
E escrevo isto no Forum porque gostava de saber a opinião de outros jogadores sobre esta matéria.
Cumprimentos,
Gnose
 

Ventoinha

Suporte Global
Equipa Elvenar
Olá!

Os Comerciantes foram desenvolvidos e implementados no jogo para trazer alguma forma de justiça nas mercadorias pedidas vs oferecidas. O facto de não encontrares a mercadoria ascendente que pretendes poderá ser pelo facto que nenhum jogador a esteja a colocar no Comerciante por não ter falta dela! No entanto, vai utilizando o Comerciante regularmente para que consigas ir acumulando as mercadoria ascendente pretendida.
 

Labrusca

Mercador das Palavras
Olá @Gnose

Custa um bocado, mas no início também não são exigidas as mesmas quantidades astronómicas habituais para pesquisas e evoluções e deves utilizar ao máximo os três comerciantes para trocares as mercadorias que precisas.
Repara que sempre que utilizas o comerciante, a mercadoria fica imediatamente disponível no teu mercado, o que demora tempo é o comerciante a voltar a ficar disponível (6 horas).
Boa sorte! :)
 

SPMR

Lenda da Floresta
Comparado com os outros tipos de mercadorias em que existe uma dinâmica no Mercado que permite a troca de todas as mercadorias,
Gnose as dificuldades que tens a obter os rebentos académicos também é visível na "correspondente" senciente, a platina.
Screenshot_2023-02-28-05-15-53-072_com.innogames.elvenar-01.jpeg

Existem ofertas mas deste gênero, entre 2 Tiers. Quer dizer que tenho de produzir um extra de S2 para conseguir obter a platina.

O problema principal não me parece ser a diminuição da oferta de platina/ rebentos, (ou outras mercadorias raras) comparando com a procura, mas a forma como jogadores que possuam mercadorias raras monopolizam o mercado.

Screenshot_2023-02-28-04-52-01-750_com.innogames.elvenar-01.jpeg

Pó Voador é uma A2 rara que é quase sempre oferecida no mercado em ofertas entre tiers. Se eu não costumo ter rebentos, porque não os produzo, e porque a sua oferta é reduzida, como é que hei-de conseguir o Pó Voador no mercado?
É que nem sequer produzo 1,5 vezes mais de A1 comparada com A2.


Screenshot_2023-02-28-05-17-23-911_com.innogames.elvenar-01.jpeg


Berlindes é uma A3 rara que é quase sempre oferecida no mercado em ofertas entre tiers. Se eu não costumo ter rebentos, porque não os produzo, e porque a sua oferta é reduzida, como é que hei-de conseguir Berlindes no mercado?
É que nem sequer produzo 2 vezes mais de A1 comparada com A3.

E depois a preocupação principal de alguns jogadores é que os efeitos das poções durem até sábado para fazerem mais uns pontos do torneio, quando existe este tipo de questões básicas que prejudicam seriamente alguns jogadores, que deviam de ser revistas para trazer algum tipo de justiça ao jogo, como por exemplo, por fim de vez às ofertas entre tiers ou no mínimo limitá-las.
E já sei que a resposta que vou ouvir é que o jogo permite, mas isso não dá o direito a nenhum jogador de condicionar o mercado a seu favor só porque tem bonificadas raras no jogo.
 

Labrusca

Mercador das Palavras
E depois a preocupação principal de alguns jogadores é que os efeitos das poções durem até sábado para fazerem mais uns pontos do torneio, quando existe este tipo de questões básicas que prejudicam seriamente alguns jogadores, que deviam de ser revistas para trazer algum tipo de justiça ao jogo, como por exemplo, por fim de vez às ofertas entre tiers ou no mínimo limitá-las.
Que eu saiba este separador é para falar sobre problemas no mercado, não sobre o caldeirão. Misturar alhos com bugalhos não se traduz em qualquer avanço para a discussão. Agradecia que não misturasses assuntos.

Aquilo a que chamas de desigualdade no mercado, ou injustiça no jogo, são formas rápidas de conseguir mercadorias para quem precisa delas, uma vez que a lógica do comerciante é disponibilizar a mercadoria de imediato, ficando indisponível para trocas nas 6 horas seguintes. Se não te agradam, não as aceites. :p

Qualquer pessoa medianamente atenta teria percebido que as ofertas que não são aceites por qualquer jogador, durante aquele período de 6 horas, traduz-se no "mercado" a produzir a mercadoria rara.

Por outro lado, as dificuldades que falas em obter estas mercadorias, da forma como vejo as coisas, só se podem traduzir numa crítica à forma como funciona a tua irmandade, que não produz, nem aceita trocas de mercadorias raras, de forma a poder auxiliar os membros da irmandade.

Na Vanyar, eu e a Guerreira estamos a produzir, a trocar e a aceitar mercadorias, para ajudar os outros membros da irmandade que precisam das tais mercadorias raras. Se não me engano, um dos objectivos do jogo é meter os jogadores a estabelecer ligações de cooperação, em benefício de todos. :)

Também já rolou muita tinta sobre as ofertas justas e injustas, houve inclusive alterações no cálculo da tal justiça relativa. Se os equilíbrios voltarem a ser alterados, não tenho nada contra. Ao contrário de certas pessoas, não é só a minha forma de jogar a correcta e não é só o que eu penso do jogo que é o correcto. :)
 

Gnose

Monstro dos Pergaminhos
SPMR e Labrusca, não vou entrar em pormenores nos quais vocês as duas são experts pois só agora comecei a ter Mercadorias Ascendentes.
Mas depois de ler as vossas intervenções, voltei ao meu tópico e à ideia que está lá subjacente: porque é que há mercadorias raras?!
Não concordo muito com o exemplo da platina nas Mercadorias Sencientes referido pela SPMR, porque encontram-se ofertas de platina no Mercado. Podem não ser muitas mas há.
Mas no Mercado das Mercadorias Ascendentes nunca se encontram ofertas de Rebentos Académicos! E isso, na minha opinião, indicia um Mercado desequilibrado, desestruturado e, perdoem-me o abuso, mal concebido.
Obrigado a todos os que deram a sua opinião sobre esta matéria e a todos os que ainda possam vir a pronunciar-se sobre a mesma.
Cumprimentos,
Gnose
 

SPMR

Lenda da Floresta
Que eu saiba este separador é para falar sobre problemas no mercado, não sobre o caldeirão.
E que eu saiba uma das formas das resolver lutas é através da negociação.

Se um jogador obtém as mercadorias no rácio de 2:1 mas não as produz nesse rácio está claramente a lucrar com o negócio e esse lucro poderá ser usado para negociar lutas nos torneios.

Aquilo a que chamas de desigualdade no mercado, ou injustiça no jogo, são formas rápidas de conseguir mercadorias para quem precisa delas, uma vez que a lógica do comerciante é disponibilizar a mercadoria de imediato, ficando indisponível para trocas nas 6 horas seguintes. Se não te agradam, não as aceites. :p
Se eu preciso de berlindes, e se o mercado não os produz na quantidade que preciso, ou fico a desesperar, ou terei de aceitar os teus 9000 berlindes por 20,2k de rebentos.

Gostava de entender porque é que os bonificados em berlindes não colocam trocas do mesmo tiers. Certamente porque já perceberam que podem obter mais por menos.

só se podem traduzir numa crítica à forma como funciona a tua irmandade, que não produz, nem aceita trocas de mercadorias raras, de forma a poder auxiliar os membros da irmandade.
Temos 4 bonificados em rebentos, um deles anda mais ausente, que têm de fornecer a todos os outros. Sério, temos de ser criticados porque não conseguimos produzir na quantidade das necessidades da irmandade! Ou será que deviamos de excluir alguns dos membros que não produzem mercadorias raras para os trocar por outros que as produzem?
Ou será que deveríamos de colocar um anúncio "só aceitamos candidaturas de bonificados em mercadorias raras"?
O que sugeres @Labrusca?

Auxiliar como, se não vejo ofertas de rebentos no mercado, se tento trazer berlindes para a irmandade tenho de oferecer rebentos em troca que não tenho, se tento trazer pó voador, tenho de oferecer rebentos em troca que não tenho.

Nem sei porque me dou ao trabalho de te dar justificações, afinal tu sabes o que se passa na minha irmandade!!!

Na Vanyar, eu e a Guerreira estamos a produzir, a trocar e a aceitar mercadorias, para ajudar os outros membros da irmandade que precisam das tais mercadorias raras.
Sim e tu ajudas bem, ofereces 27k de berlindes e obténs 60,4 k de rebentos a cada 6 horas no máximo.

Se experimentasses calçar os sapatos do jogador que tem de dar os 69,4 k de rebentos para obter os 27k de berlindes, (porque só existem esse tipo de ofertas no mercado para obter berlindes) provavelmente não estaríamos a ter este debate.

porque é que há mercadorias raras?!
Gnose não é algo que a Inno defina á partida, mas tem haver com o universo de jogadores que jogam no nosso servidor, tens menos a produzir rebentos do que minerais ou lingotes e isso desiquilibra o mercado.

Não concordo muito com o exemplo da platina nas Mercadorias Sencientes referido pela SPMR, porque encontram-se ofertas de platina no Mercado. Podem não ser muitas mas há.
Sim, em determinados momentos ainda se consegue obter alguma platina, mas continua a ser uma mercadoria escassa. Claro que no caso dos rebentos o cenário é de completa escassez neste momento, porque haverá alguns bonificados em mármore e platina que ainda não desbloquearem os rebentos.
 
Última edição:

Labrusca

Mercador das Palavras
Bem, não tenho muito tempo, mas @SPMR , ficas a saber, ninguém aceita as minhas propostas de berlindes por rebentos, mas eu tenho os 3 comerciantes "non stop" com essas trocas. Com este mecanismo que consideras injusto, mas que não prejudica ninguém eu consigo rebentos para toda a minha irmandade e ainda tenho para desbloquear pedidos de outros jogadores.

E mais, terminei o capítulo XX há mais de 2 meses e não preciso destas mercadorias para nada, mas estou a produzir berlindes e ainda aceito propostas de outros jogadores que precisam da minha bonificada "preciosa".

Mas é assim que funcionamos na Vanyar, ajudamos-nos mutuamente.
Deixo-te com os teus solipsismos.
 

SPMR

Lenda da Floresta
ninguém aceita as minhas propostas de berlindes por rebentos,
Não as aceitam dentro do prazo de 6 horas, porque depois desse prazo deixas de as conseguir rastrear.
Não havendo forma de obter os berlindes nas irmandades, a única forma de obter esses mercadorias é recorrendo ao mercado, tendo de fornecer em troca mais mercadorias de outros tiers.
Mas ok, estás de parabéns, resolves os problemas da tua irmandade, não importa os desequilíbrios que isso provoca no jogo.
 

Labrusca

Mercador das Palavras
Novamente, não percebeste. Quais desequilíbrios?
Qual é a parte do "só aceita quem quer", que não percebeste?

E digo mais, fui sempre das primeiras a iniciar e a completar as novas raças, e quando o fiz não havia muitos jogadores com este novo tipo de mercadorias para fazer trocas comigo. Tinha de ter sempre os 3 comerciantes a rolar e mesmo assim conclui o que tinha para fazer - sem quaisquer problemas.

Desculpa lá @SPMR , não sei que utopia aritmética pretendes para Elvenar, mas posso-te garantir que andas a falar sozinha.
E mais, caso haja alterações, proibindo trocas entre tiers, não tenho absolutamente nada contra.
Isto é um jogo, será só mais um desafio que tenho a certeza que vamos ultrapassar e sei que na Vanyar, com o espírito de entre-ajuda que temos entre nós, será facilmente ultrapassado.
 
Olá !
Quanto a mim só tenho a dizer que na Vanyar jogamos em prol da Irmandade !
Por isso é ajudar todos da Irmandade a terem o que necessitam ,pois se eu já não preciso de certas mercadorias porque não ajudar os que ainda precisam.
Há algum mal nisso ?
Assim é na nossa Irmandade ,não estamos a prejudicar ninguém penso eu de que!
Fazer mais fabricas para fazer rebentos seria uma solução, é assim que nós fazemos !!!
 

SPMR

Lenda da Floresta
Quais desequilíbrios?
Eu preciso de berlindes, não os consigo obter na minha irmandade nas quantidade que eu preciso, porque é uma mercadoria rara. Suponhamos que até era bonificada em rebentos, teria de produzir o dobro de rebentos comparado com berlindes para poder ter os berlindes extra que preciso. Ou seja por cada fábrica de A3 preciso de 2 A1.
Já tu como obténs o dobro de rebentos pelos berlindes, por cada fábrica de A3 precisas de 1/2 de A1. Onde encontras o equilíbrio neste exemplo?

Pois é:
Qual é a parte do "só aceita quem quer", que não percebeste?
Mas se não existem outras ofertas de berlindes por mercadorias do mesmo tier, tenho de aceitar o que existe!!!!
Já tu tens opção de escolha e muita dentro do mesmo tier.
Agora achas que é justo tu teres a A3 que precisas no momento em que precisas (ofertas dentro do mesmo tier abundam) e eu tenho de me sujeitar a esperar que os comerciantes regressem porque não existe outro tipo de ofertas no mercado para eu escolher.
Se tu só fazes parte dos jogadores que "aceita quem quer", a maioria jogadores fazem parte do grupo " só aceita porque não tem outra opção".

Mas tu tens o problema resolvido na tua irmandade não tens? Continuas de parabéns:
Mas ok, estás de parabéns, resolves os problemas da tua irmandade, não importa os desequilíbrios que isso provoca no jogo.
 

Labrusca

Mercador das Palavras
Só para te ajudar @SPMR , alterei a minha estratégia de jogo.
Vou aceitar todos os pedidos de berlindes e das mercadorias obtidas, do mesmo tier, fazer ofertas por rebentos. Para mim é igual, porque o ratio é a mesma.
Já estranho o "teu" problema com as mercadorias. Se não me engano já terminaste o XX capítulo há imenso tempo, imagino que a tua necessidade seja como teu sentimento de injustiça - hipotético.
Quando a INNO alterar, se alterar, mudo a minha estratégia, como já tive de mudar várias vezes.
Para mim é igual, quanto mais difícil, mais desafiante.
 

Leopardo

Sábio do Pó Mágico
Boas
Na minha opinião acho que o mercado até á data está bem organizado e equilibrado. Não quero dizer que para outros esteja, estou de acordo que podem melhorar.
As vezes as coisas parecem de inicio mais difíceis do que são, só tens que com o tempo dominar a pratica do comercio e não entrar em ansiedade.
Consegui arranjar um bocadinho de tempo para escrever estas poucas palavras. Normalmente não tenho. :D :D
Abreijos e abraços
 

SPMR

Lenda da Floresta
Já estranho o "teu" problema com as mercadorias.
Não estou a consumir mercadorias ascendentes neste momento. Se tenho berlindes, pó voador e minerais? Não tenho, porque o pouco que vou conseguindo, de seguida estou a escoá-lo para quem precisa desse tipo dessas mercadorias neste momento. E ok, minerais não há apenas.
Ativo o filtro da procura de pó voador e em 2 páginas de ofertas percebo que se quiser ir por ai tenho de entregar mercadorias A1 em maior quantidade do que a quantidade de pó que receberei. Ativo o filtro da procura de berlindes, e fico a olhar para as 9 páginas de ofertas a pedir o dobro de A1. E provavelmente algumas daquelas ofertas vão expirar e aquele pó voador e aqueles berlindes escassos no jogo vão desaparecer porque produzir A1 em dobro de A3 implicaria uma fábrica de A1 extra só para conseguir aceitar essas ofertas. E uma fábrica de A1 extra, não é só uma fábrica de A1 extra, é unurium extra, é população extra, é cultura extra que muitos não tem para dispor. Eu não tenho para dispor, porque se tivesse já teria 2 fábricas de cada ascendente na cidade. Mas de que me vale uma fábrica de ascendentes extra se o meu consumo de Unurium nesse momento iria superar a produção diária.
 

Labrusca

Mercador das Palavras
Coloca aqui foto das 9 páginas de pedidos de berlindes, porque da última vez que olhei para o mercado não havia um único pedido.

berlindes - 1-3-2023.png


Eu já desconfiava, mas tu não percebes mesmo nada de leis de oferta e procura, pois não?
Se já te disse que todos os pedidos de berlindes neste momento são aceites por mim, qual é o teu problema desta vez?
Concedendo que trocas oferta por procura: 9 páginas de pedidos de outras mercadorias, em que se oferece berlindes?
Voltamos ao mesmo, só aceita quem quer.
E não há desperdício, quem colocou aquelas ofertas recebeu imediatamente no seu mercado o que precisava.
 

SPMR

Lenda da Floresta
Coloca aqui foto das 9 páginas de pedidos de berlindes, porque da última vez que olhei para o mercado não havia um único pedido.
Captura de Ecrã (47).gif


Claro que ninguém deve estar a procurar berlindes neste momento, porque a mercadoria mais escassa no momento é rebentos, e muitos comerciantes deve estar ocupados com pedidos de rebentos.
E não há desperdício, quem colocou aquelas ofertas recebeu imediatamente no seu mercado o que precisava.
Claro que há desperdício, porque quando tu colocaste a oferta de 9000 obtiveste os teus 20250, mas se a oferta não for aceite os teus 9000 de berlindes serão perdidos.

Se fosse uma oferta de 9000 de berlindes por de 9000 de patê, tu receberias o teu patê, e eu já teria aceite os teus berlindes.

Eu já desconfiava, mas tu não percebes mesmo nada de leis de oferta e procura, pois não?
Se manipulo o mercado como tu fazes, claro que não. Visitando a tua cidade é difícil encontrar as fabricas de ascendentes. Pois é tu só tens uma fábrica de berlindes. Com 9000 berlindes obténs 20 250 de rebentos ou 13500 de A2. Eu com 9000 de paté obtenho 9000 de berlindes.
É estranho é não encontrar uma única oferta tua de A1 ou A2 por A3... provavelmente de estranho não tem nada, mas de intencional tem tudo.

Portanto Labrusca tu condicionas o mercado de acordo com o que te dá jeito, e não te preocupas minimamente com os desequilíbrios que daí possam resultar.
 

Leopardo

Sábio do Pó Mágico
Eu só tenho 4 fabricas de mármore na cidade e umas ofertas de emergência caso alguém precise, Se fossem equilibradas já não havia, assim servem de emergência para quem precise.
Mandando mensagem posso disponibilizar equilibrado ou desequilibrado desde que o mercado permita mercadorias que tenha..
 
Topo